ATENÇÃO ALUNOS: ABRA O LINK E REPASSEM PARA SEUS RESPONSÁVEIS, É MUITO IMPORTANTE QUE ELES SEJAM OUVIDOS:
***************************
AULA 11- DIRECIONADA (28/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: POLUIÇÃO DO AR
LEIA AS PÁGINAS 47 E 48 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- O QUE É POLUIÇÃO?
2- VIMOS OS PRINCIPAIS POLUENTES ESTUDADOS. DIGA QUAIS OS SEUS PRINCIPAIS EFEITOS NEGATIVOS:
A) CO2 (DIÓXIDO DE CARBONO):
B) CO (MONÓXIDO DE CARBONO):
C) CFCs (CLOROFLUORCARBONOS):
D) ÓXIDOS DE ENXOFRE (SOx) E DIÓXIDO DE ENXOFRE (NO2):
E) OZÔNIO TROPOSFÉRICO:
F) MATERIAL PARTICULADO:
G) E OS POLUENTES:
3- EXPLIQUE COMO SE FORMA A CHUVA ÁCIDA E QUAIS OS PRINCIPAIS MALES QUE ELA TRAZ
4- EXPLIQUE COMO ACONTECE A INVERSÃO TÉRMICA
*********************************************************************
AULA 10- DIRECIONADA (21/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: AQUECIMENTO GLOBAL
LEIA AS PÁGINAS 43,44,45 E 46 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- DE ACORDO COM O TEXTO E COM O VÍDEO, O QUE VOCÊ ENTENDEU POR AQUECIMENTO GLOBAL?
2- QUE GASES PROVOCAM O AUMENTO DA TEMPERATURA CAUSANDO O AQUECIMENTO GLOBAL?
3- DE ACORDO COM O QUE FOI VISTO NO VÍDEO, COMO O HOMEM INTERFERE NO AQUECIMENTO GLOBAL?
4- O QUE PODEMOS FAZER PARA QUE NÃO AUMENTE MAIS O AQUECIMENTO GLOBAL?
5- QUE PROBLEMAS O AUMENTO DA TEMPERATURA PODE NOS TRAZER?
6- EXPLIQUE COMO O AQUECIMENTO GLOBAL PODE LEVAR A EXTINÇÃO DE ALGUMAS ESPÉCIES.
7- COMO O AQUECIMENTO GLOBAL PROVOCA O BRANQUEAMENTO DOS CORAIS?
**************************************************************
AULA 09- DIRECIONADA (14/07/2020)
ATENÇÃO ALUNOS: ABRA O LINK E REPASSEM PARA SEUS RESPONSÁVEIS, É MUITO IMPORTANTE QUE ELES SEJAM OUVIDOS:
***************************
AULA 11- DIRECIONADA (28/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: POLUIÇÃO DO AR
LEIA AS PÁGINAS 47 E 48 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- O QUE É POLUIÇÃO?
2- VIMOS OS PRINCIPAIS POLUENTES ESTUDADOS. DIGA QUAIS OS SEUS PRINCIPAIS EFEITOS NEGATIVOS:
A) CO2 (DIÓXIDO DE CARBONO):
B) CO (MONÓXIDO DE CARBONO):
C) CFCs (CLOROFLUORCARBONOS):
D) ÓXIDOS DE ENXOFRE (SOx) E DIÓXIDO DE ENXOFRE (NO2):
E) OZÔNIO TROPOSFÉRICO:
F) MATERIAL PARTICULADO:
G) E OS POLUENTES:
3- EXPLIQUE COMO SE FORMA A CHUVA ÁCIDA E QUAIS OS PRINCIPAIS MALES QUE ELA TRAZ
4- EXPLIQUE COMO ACONTECE A INVERSÃO TÉRMICA
*********************************************************************
AULA 10- DIRECIONADA (21/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: AQUECIMENTO GLOBAL
LEIA AS PÁGINAS 43,44,45 E 46 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- DE ACORDO COM O TEXTO E COM O VÍDEO, O QUE VOCÊ ENTENDEU POR AQUECIMENTO GLOBAL?
2- QUE GASES PROVOCAM O AUMENTO DA TEMPERATURA CAUSANDO O AQUECIMENTO GLOBAL?
3- DE ACORDO COM O QUE FOI VISTO NO VÍDEO, COMO O HOMEM INTERFERE NO AQUECIMENTO GLOBAL?
4- O QUE PODEMOS FAZER PARA QUE NÃO AUMENTE MAIS O AQUECIMENTO GLOBAL?
5- QUE PROBLEMAS O AUMENTO DA TEMPERATURA PODE NOS TRAZER?
6- EXPLIQUE COMO O AQUECIMENTO GLOBAL PODE LEVAR A EXTINÇÃO DE ALGUMAS ESPÉCIES.
7- COMO O AQUECIMENTO GLOBAL PROVOCA O BRANQUEAMENTO DOS CORAIS?
ATIVIDADE PROPOSTA: EFEITO ESTUFA
LEIA AS PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- O QUE É EFEITO ESTUFA?
2- PORQUE VÊNUS É TÃO QUENTE E O PLANETA TERRA NÃO É?
3- QUAIS OS GASES DO EFEITO ESTUFA?
4- O DIÓXIDO DE CARBONO (CO2) SEMPRE É UM PROBLEMA PARA O PLANETA TERRA? PORQUE?
5- QUANDO O CO2 SE TORNA UM PROBLEMA?
6- DE ONDE VEM O GÁS METANO QUE CAUSA O EFEITO ESTUFA?
7- DE ONDE VEM O ÓXIDO DE NITROGÊNIO DO EFEITO ESTUFA?
8- QUAL A IMPORTÂNCIA DO EFEITO ESTUFA?
******************************
AULA 08- DIRECIONADA (07/07/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA: CAMADA DE OZÔNIO
LEIA AS PÁGINAS 39 E 40 DO LIVRO DE CIÊNCIAS, ASSISTA AO VÍDEO ABAIXO, E DEPOIS RESPONDA AS QUESTÕES DA ATIVIDADE:
1- COMO É A MOLÉCULA DO OZÔNIO? QUAL A DIFERENÇA DELE PARA O OXIGÊNIO QUE RESPIRAMOS?
2- EM QUE CAMADA DA ATMOSFERA FICA O OZÔNIO?
3- QUAL A IMPORTÂNCIA DA CAMADA DE OZÔNIO PARA NÓS?
4- O QUE DE BOM OS RAIOS UVB TRAZEM PARA NÓS?
5- QUAL O PROBLEMA QUE OS GASES CHAMADOS CFCs TRAZEM PARA A CAMADA DE OZÔNIO?
6- QUE LUGARES SÃO MAIS AFETADOS PELA DESTRUIÇÃO NA CAMADA DE OZÔNIO?
7- QUAIS OS PROBLEMAS QUE O OZÔNIO TRAZ PARA NÓS AQUI NA TERRA, FORA DA CAMADA DA ESTRATOSFERA?
****************************
AULA 07- DIRECIONADA (30/06/2020)
BASEADA NA PÁGINA 38 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DOS VÍDEOS ABAIXO:
1- PORQUE É TÃO IMPORTANTE ESTUDARMOS O CICLO DO NITROGÊNIO?
2- PARA QUE SERVEM AS BACTERIORRIZAS NAS PLANTAS?
3- O QUE FAZEM AS BACTÉRIAS NITRIFICANTES?
4- O QUE É NITRIFICAÇÃO?
5- O QUE É A DESNITRIFICAÇÃO?
6- EXPLIQUE COMO É FEITA A ROTAÇÃO DE CULTURAS E QUAL A SUA IMPORTÂNCIA?
7- QUAL O PROBLEMA DAS QUEIMADAS PARA O CICLO DO NITROGÊNIO?
*************************************************************
AULA 06- DIRECIONADA (23/06/2020)
BASEADA NA PÁGINA 37 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DOS VÍDEOS ABAIXO:
AULA 05- DIRECIONADA (16/06/2020)
CONTEÚDO:CICLO DO OXIGÊNIO
BASEADA NAS PÁGINAS 35 E 36 DO LIVRO DE CIÊNCIAS E DOS SITES:
****************************************************
AULA 04 - DIRECIONADA (09/06/2020)
CONTEÚDO: GÁS OXIGÊNIO E COMBUSTÃO
BASEADO NA VÍDEO AULA ABAIXO, RESPONDA O EXERCÍCIO A SEGUIR:
1- O QUE É COMBUSTÃO?
2- CITE EXEMPLOS DE NOSSO DIA A DIA ONDE ACONTECE A COMBUSTÃO
3- O QUE NECESSITAMOS PARA QUE A COMBUSTÃO ACONTEÇA?
4- QUAIS OS PRINCIPAIS COMBUSTÍVEIS QUE USAMOS?
5- QUAL O PRINCIPAL COMBURENTE USAMOS?
6- PORQUE A CHAMA DA VELA APAGA SE ELA FOR COBERTA COM UM COPO?
7- EXPLIQUE PORQUE NÃO DEVEMOS ABRIR OU QUEBRAR AS PORTAS E JANELAS DURANTE UM INCÊDIO EM UM DETERMINADO LUGAR?
8- QUAL A DIFERENÇA DE COMBUSTÃO COMPLETA E INCOMPLETA?
***********************************************
AULA 03 - DIRECIONADA (02/06/2020)
ATIVIDADE PROPOSTA
Conteúdo:COMPOSIÇÃO DO AR.
ASSISTA AO VÍDEO E RESPONDA AS QUESTÕES A SEGUIR:
1. DE QUE É COMPOSTO O AR?
2. QUAL O PRINCIPAL GÁS QUE COMPÕE O AR?
3. QUAL A IMPORTÂNCIA DO NITROGÊNIO? DE ONDE OBTEMOS O NITROGÊNIO?
4. QUAL A IMPORTÂNCIA DO OXIGÊNIO PARA OS SERES VIVOS?
5. O QUE ACONTECE NA MITOCÔNDRIA COM O OXIGÊNIO?
6. QUAL A RELAÇÃO DO FOGO COM O OXIGÊNIO?
7. PARA QUE SERES O GÁS CARBÔNICO É MUITO IMPORTANTE? POR QUÊ?
8. QUAL A RELAÇÃO DO GÁS CARBÔNICO COM O CALOR?
9. EXPLIQUE COMO ACONTECE O EFEITO ESTUFA.
10. QUAIS OS GASES NOBRES ABORDADOS NO VÍDEO?
11. PARA QUE SERVE OS SEGUINTES GASES NOBRES: NEÔNIO, XENÔNIO, RADÔNIO ARGÔNIO?
12. QUAL A IMPORTÂNCIA DO VAPOR DE ÁGUA PARA NÓS SERES VIVOS?
****************************************************************
AULA 02 - DIRECIONADA (26/05/2020)
Conteúdo: Vulcões,terremotos e tsunamis.
Depois de assistir ao vídeo acima faça um resumo de pelo menos 10 linhas, sobre: vulcão, terremoto e tsunami .
Aborde os seguintes aspectos: Como e por que acontecem? Quais as curiosidades que você aprendeu? O que você achou mais importante de aprender no vídeo e porque não encontramos "com frequência" esses eventos da natureza no Brasil? dentre outros aspectos que você queira ressaltar.
*******************************************************************
AULA 01 - 19/05/2020 Assistam a videoaula abaixo e em seguida responda as questões.
Oi Eu já fiz
ResponderExcluirOi Eu já fiz
ResponderExcluirJá fiz
ResponderExcluir