sexta-feira, 8 de maio de 2020

ENSINO RELIGIOSO 9 º ANO - PROFESSORA APARECIDA

ATIVIDADE 27- 07/12/2020

REPOSTEI AS ATIVIDADES DOS QUESTIONÁRIOS DE CONSCIÊNCIA NEGRA E AQUELE QUE RETOMA ATIVIDADES DE 01 A 09, TAMBÉM NOVO QUESTIONÁRIO RESGATANDO AULAS DE 11 A 22.

ATIVIDADE 26- 30/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES: 3,4 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE  AUTOCONHECIMENTO; A RELIGIÃO NA VIDA DAS PESSOAS.




ATIVIDADE 25- 23/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:07;09 E 24 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE PRECONCEITO, RACISMO E CONSCIÊNCIA NEGRA.

ATIVIDADE 24- 16/11/2020
*********************************


ATIVIDADE 23- 09/11/2020


Correção das atividades 15 e 16 pelo google meet no horário combinado.


ATIVIDADE 22- 26/10/2020


TEMA: A dignidade humana e os direitos humanos 

 Olá, querida e querido estudante! Na aula de hoje vamos estudar sobre a dignidade humana e os direitos humanos, vocês perceberam que nas aulas anteriores esses termos apareceram algumas vezes. Agora é nossa hora de aprender um pouco mais sobre esse tema. Leia a seguir dois artigos da Constituição Federal do Brasil que tratam sobre a dignidade humana: 
Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em:14 Ago 2020. Como lemos na Constituição Federal brasileira, todos os seres humanos têm direito de ter moradia, saúde, alimentação e educação dígna, entre outras coisas. No entanto, a realidade não é bem assim. Muitas pessoas não tem o básico para sobreviver e lutar por seus direitos. “Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são ‘garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana’. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros. Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais. [...]. Os direitos humanos são garantias históricas, que mudam ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades específicas de cada momento. Por isso, ainda que a forma com que atualmente conhecemos os direitos humanos tenha surgido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, antes disso, princípios de garantia de proteção aos direitos básicos do indivíduo já apareciam em algumas situações ao longo da história”. 

Fonte: POLITIZE! O que são direitos humanos? Disponivel em: . Acesso em: 14 ago 2020



Fonte: CISCODOAMOR. Cisco. A pergunta. 10 mar. 2013. Fraternidade São Luchésio e Buonadona. Disponivel em: . Acesso em: 13 ago. 2020. 

Em 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Geralmente essa data é marcada por manifestações em favor dos direitos humanos em todo o mundo. Entre as manifestações de 2012, a marcha ocorrida em Santo Domingo, na República Dominicana, chamou a atenção por mostrar rostos de pessoas torturadas durante a ditadura de Rafael Trujillo pela qual passou o país de 1930 a 1961.





Fonte: UOL NOTÍCIAS. Manifestações marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos no mundo. Uol. Foto 15 10 dez. 2012. Multidão marcha aos redores da Procuradoria da República em Santo Domingo, República Dominicana... Disponível em: . Acesso em: 14 ago 2020


Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. 

1 – Analise a tirinha e responda o que se pede: Na vida real existem situações parecidas com a mostrada na tirinha?

a)Identifique duas ou três coisas principais que podemos fazer para ajudar a desenvolver o cuidado para a dignidade humana.

 2 – Se você tivesse que resumir o que estudamos sobre dignidade humana e direitos humanos em cinco palavras, quais seriam elas?

3 – Como estudamos, vimos que todas as pessoas têm direito de uma vida digna, no entanto, essa não é a realidade. Vemos pessoas sem casa, sem comida, sem acesso à água e à saúde, crianças sem direito à educação. Em sua opinião por que esse fato acontece?



*************************************************************************


ATIVIDADE 21- 19/10/2020

Apenas teremos um encontro pelo google meet : 9h às 9h30. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo.Correção da atividade 18 e 17.(direitos humanos e cidadania)

ATIVIDADE 20 - 05/10/2020

A animação abaixo é uma das historinhas em quadrinho da turma da Mônica, retrata a infância de duas crianças (Cascão e Guto) com realidades bem diferentes, daí a descrição “Cascão em o Luxo e o Lixo”. Assista com um olhar crítico!



Fonte- https://yotu.be/oXe4NDHrS_I

 

Após assistir a animação faça um resumo relatando sua percepção sobre o eu e o outro, a diferença de infância e valores, tratamento, costumes, a ação humana sobre a natureza, reciclagem, avanço tecnológico, desigualdade social, preconceito, em síntese, diga a diferença entre os modos de vida de Cascão e Guto (o que há de positivo ou negativo na criação deles), sua relação com a família e a vida. No fim da historinha eles se tornam amigos embora um acredite que a vida do outro o faz um “coitado”. Tente explicar o porquê desse pensamento.


ATIVIDADE 19 - 28/09/2020

Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir:




Hoje teremos encontro pelo google meet e atividade de hoje poderá ser  entregue até segunda. 

********************************************



ATIVIDADE 18- 21/09/2020

TEMA: DIREITOS HUMANOS

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA O QUE SE PEDE:





1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?

2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?JUSTIFIQUE.

3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.

4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.


*******************************************************






ATIVIDADE 17- 14/09/2020


Tema: Cidadania

1- Assista ao vídeo abaixo e responda o que se pede:


Fonte: https://youtu.be/xF0JJ-fosys
a) O que você entende por cidadania?

______________________________________________________________________________________________________
b) O que é cidadão?

______________________________________________________________________________________________________
2-Cite/Pesquise pelo menos quatro direitos sociais. (Veja Constituição Federal de 1988)

______________________________________________________________________________________________________
3-Comente o vídeo abaixo intitulado por "hino da cidadania". Diga qual a mensagem (crítica,reflexão) ele nos passa.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


************************************************************


ATIVIDADE 16- 31/08/2020

De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.






____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

**********************************************************************

ATIVIDADE 15- 24/08/2020


Tema: Reflexões sobre o agosto lilás.

 “Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.

Fonte:




1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)

a) O que você compreendeu por violência doméstica?

b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.

c) O que você compreendeu por feminicídio?

d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?

*****************************************************************

ATIVIDADE 14- 17/08/2020

Reflexão sobre o que é ser estudante.

Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.






Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafo dizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.

Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)

Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.





********************************************
AULA 13- DIA 10/08/2020




I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.


1) A que você associa essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências positivas e negativas, alegrias, frustrações, aprendizados, etc.
c) Apenas a educação adquirida no ambiente familiar.

2) No vídeo sobre bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você  e a outra que você tome a iniciativa. O que deveríamos deixar de carregar na mala? Explique.

3) Quais seus maiores aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?

4) Após assistir ao vídeo, que lição você tira para sua vida?

************************************************
AULA 12- DIA 03/08/2020

A proposta da atividade de hoje é a seguinte:

Veja o vídeo a seguir e responda a pergunta nos comentários, não esqueça de seguir essa sequência. (SÉRIE E TURMA,SEU NOME,NÚMERO DA ATIVIDADE E RESPOSTA)




PERGUNTA: Qual a mensagem que você conseguiu captar sobre a parábola da “águia e da galinha” ?

************************************************


AULA 11- DIA 27/07/2020


TÉCNICAS PARA PERDER A TIMIDEZ








1- Assistir vídeos;
2- Responder teste online;
3- Desafio: Grave um vídeo falando um pouco sobre você!



ABRA O LINK ABAIXO E RESPONDA AO TESTE DE TIMIDEZ.
Depois do teste, o desafio é gravar o vídeo proposto: (você pode ficar a vontade em compartilhar no e-mail- caso não queira compartilhar faça assim mesmo e conte a experiência, o que você sentiu? Pode escrever com poucas palavras -   caso você não consiga fazer o vídeo nem para você mesmo– sua atividade será colocar no papel o que iria gravar, isto é uma espécie de resumo).

Grave um vídeo dizendo em poucas palavras quem é você e quais experiências te deixa extremamente tímido (a) e depois dos vídeos que você teve acesso que atitude você deveria tomar para superar essa timidez? Ou você pode seguir o roteiro sugerido abaixo. (Fique a vontade para se apresentar e contextualizar com o tema timidez, ok! Vamos lá?!)

Sugestão de roteiro para você se apresentar:
Nome:
Idade:
O que você mais gosta de fazer e em você:
Situações que te deixam extremamente tímido (a):
Conte uma situação que você experimentou algumas das características de quem é tímido:
O que tem feito para vencer a timidez? Ou O que você aconselha para alguém vencer a timidez diante das dicas que você viu nos vídeos?
Resuma em uma palavra o que é timidez:
Que sensação sentiu ao gravar esse vídeo sobre você?

O importante é você se enxergar e  poder encarar a si mesmo. Como você apresenta a impostação de voz, se você tem clareza no discurso e se consegue falar olhando nos olhos, esse exercício apesar de parecer fácil pode lhe render várias tentativas, então treine olhando no espelho e antes já escreva um roteiro do que você vai falar para não se perder!!Forte abraço e se cuidem! (Essa dinâmica vai lhe ajudar nos seminários escolares e inclusive em entrevista de emprego quando for tempo de submeter a elas. Boa Sorte e Paciência, vocês conseguem!)


OBSERVAÇÕES PARA NÃO PAIRAR DÚVIDAS


1- Não é obrigado a fazer o vídeo e enviar, mas para responder a seguinte pergunta: Como você se sentiu e o que aconselharia para quem tem timidez? (você precisa fazer o vídeo.)

2- Quanto a esse questionário online só você terá acesso a resposta final para saber seu nível de timidez, não fui eu quem elaborou. Foi criado por psicólogos.

3- As perguntas em vermelho é uma sugestão para sua apresentação, caso você não envie o vídeo porque não dá ou tem vergonha, você responde a essa tarefa e como se sentiu ao gravar. Quem fizer o vídeo e enviar não vai escrever nada, pois eu vou ver no vídeo as respostas e saber como você se sentiu também.


*************************************************


AULA 10- DIA 20/07/2020

Atividade de revisão: Acesse o link abaixo e responda:


https://forms.gle/kA5c8zvPuDPbGKSdA
Observação: Não precisa copiar, são apenas alternativas objetivas, no fim da atividade você pode conferir as respostas e número de acertos, coloquei uma pontuação para simples conferência, ainda não se configura média.

**************************************************************


9ºANO

AULA 09- SEGUNDA-FEIRA (13/07/2020) 


OBS: Não precisa copiar texto.



                 VEJA O VÍDEO ACIMA E EM SEGUIDA DEFINA O QUE É ESTERIÓTIPO?


               1- Defina o que é estereótipo.

          2- Leia o texto e depois responda as questões a seguir.

O caso do menino Miguel.

"Patroa fazia as unhas quando Miguel caiu do nono andar e morreu", diz tia do menino.

  Segundo Lourdes Cristina, tia do menino Miguel Otávio Santana da Silva, de 5 anos, a primeira-dama de Tamandaré, Sari Gaspar Corte Real, esposa do prefeito Sérgio Hacker, estava fazendo as unhas quando o menino caiu do nono andar de um prédio no Centro do Recife, na terça-feira, dia 2.

  "O menino começou a chorar. Só que ela (a patroa) não ligou para chamar a mãe de volta, nem nada. Infelizmente, aconteceu o que aconteceu [...] Estava a patroa e uma pessoa trabalhando, fazendo a unha dela", disse em entrevista ao G1.

   Sari chegou a ser presa em flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia. Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo pela morte da criança, que passava o dia com a mãe, a doméstica Mirtes Renata, no apartamento dos empregadores, localizado no Recife.

  A polícia informou que tudo indica que Miguel sofreu o acidente quando procurava pela mãe, que tinha saído para passear com o cachorro dos patrões. A perícia apontou que ele caiu de uma altura de 35 metros. Na coletiva, o policial afirmou que a moradora teve participação no caso. De acordo com ele, a dona do apartamento e patroa da mãe de Miguel "era a responsável legal pela guarda momentânea dele".

   Mãe de Miguel desabafou para a imprensa: "Se fosse eu, meu rosto estaria estampado, como já vi vários casos na televisão. Meu nome estaria estampado e meu rosto estaria em todas as mídias. Mas o dela não pode estar na mídia, não pode ser divulgado", disse Mirtes à Globo.

  "Ela confiava os filhos dela a mim e a minha mãe. No momento em que confiei meu filho a ela, infelizmente ela não teve paciência para cuidar, para tirar (do elevador). Eu sei, eu não nego para ninguém: meu filho era uma criança um pouco teimosa, queria ser dono de si e tudo mais. Mas assim, é criança. Era criança."
  

2.1-Na narrativa do texto: O caso do menino Miguel quem são respectivamente  Lourdes Cristina e Sari Gaspar Corte Real:
a- (   )Mãe e avó de Miguel 
b- (   )A tia de Miguel e a mulher do prefeito
c- (   )A mulher do prefeito e a avó de Miguel

2.2-Por que a patroa da mãe de Miguel foi a maior culpada pela morte do menino?

2.3-Você percebe que o estereótipo é posto em cheque na leitura do texto quando a mãe de Miguel fala “se fosse eu...”?  (O que a difere da patroa?)

2.4- Sari chegou a ser presa em flagrante, mas pagou fiança de R$ 20 mil e acabou sendo liberada na delegacia. Ela irá responder ao processo em liberdade. Ela é acusada de homicídio culposo.

- Pesquise qual a diferença entre homicídio culposo e homicídio doloso e o que significa NEGLIGÊNCIA.



3- No vídeo você viu que algum dos participantes fala: “estereótipo mata”, inclusive deram exemplo. Você poderia citar algum? Caso prefira, pode exemplificar com casos divulgados na mídia.



********************************************



AULA 08- DIA 06/07/2020
Não precisa copiar texto

CONTEÚDO: O LEGADO DAS RELIGIÕES AFRO-BRASILEIRAS 

Por que as religiões de matriz africana sofrem tantas discriminações? Qual seria o motivo destas atitudes de desrespeito? Por que não recebem a consideração que merecem?


Organização das religiões afro-brasileiras As organizações das religiões afro-brasileiras nasceram das tradições culturais trazidas do continente africano para o Brasil na época da escravatura. Os negros tiveram dificuldades de expressar sua religiosidade e por esta razão tiveram que adaptar seus costumes e crenças para preservar sua tradição. Hoje, sua crença é reconhecida e respeitada. O Candomblé e a Umbanda são as religiões que mais se destacaram no Brasil, e são conhecidas como afrodescendentes por apresentarem elementos religiosos das mais diversas regiões da África. O Candomblé pode ser considerado um conjunto de experiências religiosas, de manifestações do sagrado por meio de suas experiências simbólicas, de seus orixás, de suas oferendas e de seus terreiros. Já a Umbanda é a mistura de crenças e rituais africanos com outras religiões, como espiritismo e catolicismo. Tanto no Candomblé como na Umbanda os ensinamentos sobre a religião são realizados oralmente, de geração a geração. Alguns cultos afro-brasileiros são realizados com oferendas de alimentos como forma de pagamento dos favores recebidos ou como resgate pelas faltas aos preceitos religiosos. Desses alimentos são preparados grandes banquetes de refeições para os membros da comunidade e convidados. (BENJAMIN, 2004, p. 33).


Atividade 

Os orixás são divindades e correspondem à força da Natureza. Suas características aproximam-se dos seres humanos e para cada um existe um sistema simbólico, composto de cores, comidas, cantigas, rezas, ambientes etc. (Fonte: CANDOMBLÉ - O mundo dos orixás).


1- Pesquise, no mínimo, três orixás do candomblé e  sobre ele diga:


   NOME DO ORIXÁ:
   DIA: 
   CORES: 
   COMIDA: 
SÍMBOLOS: 
   ELEMENTOS:

SUGESTÃO DE SITE PARA PESQUISA:

https://ocandomble.com/os-orixas/

***********************************************


AULA 07- DIA 29/06/2020

CONTEÚDO: O que é racismo?

1-Pesquise o que é racismo e o que é preconceito.

2- Veja o vídeo e em seguida explique a frase que segue de Nelson Mandela:









________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Somos iguais enquanto seres humanos e cidadãos, mas podemos ser  diferente uns dos outros em alguns aspectos. Cite quantos vocês lembrar.


4-Já presenciou  alguma atitude racista sim ou não? Explique.


5-Em sua opinião o que se deve fazer para acabar com o racismo?


Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:






6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o  que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.

7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?

8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.

***************************************************


AULA 06- DIA 22/06/2020

PRINCÍPIOS ÉTICOS



 Agir com ética é importante em todas as atividades humanas. É o que determina o bom convívio e a harmonia das relações em todos os campos e garante, ao final, resultados justos para as partes interessadas.
A palavra ética vem do grego ethos que significa modo de ser, caráter enquanto forma de vida do homem. Ética é a forma do indivíduo proceder ou se comportar no seu meio social. De forma resumida, a ética pode ser definida como uma teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade.
A ética individual deve se complementar pela ética social, já que vivemos numa sociedade que estabelece normas e leis para uma boa convivência e, sobretudo, a cooperação de uns com os outros. É daí que saem as bases e os princípios fundamentais da tolerância, equilíbrio e atitude digna e humana ao se proceder.
Existem algumas referências ético-morais que norteiam as relações humanas pessoais, sociais e profissionais, como por exemplo:
- Construção de uma imagem positiva de si, o respeito próprio e a confiança em sua capacidade;
- Assumir posições de acordo com o seu próprio juízo de valor, considerando diferentes pontos de vista e aspectos de cada situação;
- Valorização e emprego do diálogo como forma de esclarecer conflitos e tomar decisões coletivas;
- Respeito pelas diferenças entre as pessoas;
- Compreensão do conceito de justiça baseado na equidade e sensibilização pela necessidade da construção de uma sociedade justa;
- Adoção, no dia-a-dia, de atitudes solidárias, cooperação e repúdio às injustiças e discriminações;
Alguns conceitos estão diretamente ligados a essas atitudes:
Respeito - ao bem público, ao patrimônio cultural, às diferenças, reciprocidade e privacidade.
Justiça - equidade, cumprimento da lei, cumprimento de direitos e deveres.
Diálogo - como instrumento de sanar conflitos, atividades coletivas, saber ouvir o outro, ter atenção, aceitar opiniões alheias, reconhecer o erro, desculpar-se e rever as próprias posições.
Solidariedade - compromisso com o coletivo, ajuda desinteressada, voluntariado.
Portanto, os princípios éticos não orientam apenas o teor das decisões – o que devo fazer – como também o processo para a tomada de decisões – como devo fazer. Agir com ética significa muito mais do que agir em sintonia com os costumes aceitos e adotados pela sociedade. Significa agir com consciência para garantir o bem-estar coletivo e usar o bom senso, sempre.

1) Segundo o texto, por que é importante agir com ética? (Sua resposta deverá ter 4 linhas no mínimo.)

2) O que significa a palavra ética? (Sua resposta deverá ter 2 linhas no mínimo.)
3) Como ética pode ser definida?

4) Quais são as referências ou atitudes ético-morais que norteiam as relações humanas pessoais, sociais e profissionais? (Sua resposta deverá ter 6 linhas no mínimo.)

5) Quais conceitos estão diretamente ligados às atitudes de ética?

6) Para o autor, o que é agir com ética? (Sua resposta deverá ter 5 linhas no mínimo.)



*****************************************

AULA 05- DIA 15/06/2020


Conteúdo- Ética/Diálogo


1- Responda as questões a seguir:
a) O que é Ética?

b) Por que a ética é importante?

# Como você agiria se:

a) Alguém entregasse um troco errado, com dinheiro a mais?

b) Visse alguém mentindo para outra pessoa?



c) Cite um outro exemplo de atitude ética.









************************************************

AULA 04- DIA 08/06/2020

A RELIGIÃO NA VIDA DAS PESSOAS



As religiões fazem parte da estruturação das sociedades. Nossa cultura está impregnada da influência de diferentes tradições religiosas de matrizes indígena, africana, ocidental e oriental. Observe que cada uma delas ensina para a convivência pacífica. Leia o poema abaixo:




1. De acordo com o poema a religião pode ser tida como uma imposição?
a) (  ) Não, pois depende de cada um.
b) (  ) Sim, já que há religiões mais importantes que outras.
c) (  ) Não, porque a religião do índio é melhor que a religião do branco.
2. No poema, temos uma definição simples sobre o que é religião. Assinale a alternativa abaixo que apresente essa definição.
a) (  ) Ensina o respeito e o amor por todos os seres.
b) (  ) Depende de cada um.

c) (  ) É a crença, a fé e o amor.


3. De acordo com o texto lido, qual das alternativas abaixo é um ambiente propício à prática religiosa?
a) (  ) Na natureza.
b) (  ) Em um estabelecimento de ensino.
c) (  ) Em um estabelecimento comercial.

4. Quais religiões podem ser consideradas boas de acordo com o poema?
a) (  ) As que acreditam apenas em Jesus.
b) (  ) Todas as religiões são boas.
c) (  ) As que creem somente em Buda.

5. As religiões, em geral, ensinam coisas boas. Você poderia dar 02 exemplos de bons ensinamentos de alguma religião?



#Leia o texto e responda questões 6 e 7.

EU E OS OUTROS SOMOS NÓS
Apesar das diferenças individuais, sejam elas físicas, sociais ou étnicas, somos todos seres humanos, iguais. Temos as mesmas necessidades de ser saudáveis e felizes, de nos alimentar e de viver bem em comunidade, como qualquer pessoa no mundo.
Podemos ir mais longe no entendimento de que essas necessidades, uma vez supridas, garantem qualidade de vida. Cabe notar que não se restringem apenas à espécie humana, mas envolvem toda a biodiversidade. Por exemplo: percebemos que, na natureza, os diferentes seres vivos tendem a se agrupar, como os peixes em cardumes, os gansos em bandos, as árvores em florestas etc. Todos buscam a manutenção da vida com qualidade.

6. De acordo com o texto acima, quais das alternativas abaixo é uma necessidade dos seres humanos?
a) (  ) Viver bem em comunidade.
b) (  ) Consumismo.
c) (  ) Ser violento.

7. Tanto a espécie humana quanto a animal tem algo em comum em se tratando de necessidades de vida. O que ambas buscam?
a) (  ) Se agruparem apenas.
b) (  ) A manutenção da vida com qualidade.
c) (  ) Serem saudáveis somente.


*********************************************

AULA 03- DIA 01/06/2020 

Conteúdo: AUTOCONHECIMENTO/RESILIÊNCIA

OBS:Não precisa copiar o texto.

AUTOCONHECIMENTO


O autoconhecimento, segundo a psicologia, significa o conhecimento de um indivíduo sobre si mesmo. A prática de se conhecer melhor faz com que uma pessoa tenha controle sobre suas emoções, independente de serem positivas ou não. Tal controle emocional provocado pelo autoconhecimento pode evitar sentimentos de baixa autoestima, inquietude, frustração, ansiedade, instabilidade emocional e outros, atuando como importante exercício de bem-estar e ocasionando resoluções produtivas e conscientes acerca de seus variados problemas.
Toda pessoa possui o refúgio dos seus recursos pessoais, mas esse pode ser acionado de forma a não se desgastar se houver o controle das emoções ou ainda ser utilizado de forma a obter futura recomposição. Ela também consegue permanecer equilibrada em casos de fatores externos como críticas, perda de emprego, término de relacionamento e outros que vulneram o emocional. O conhecimento de si próprio não dá prioridade a opiniões ou respostas e sim estimula seus fatores positivos a detectar os negativos a fim de modificá-los favoravelmente.
Pode-se buscar o autoconhecimento a partir da detecção dos defeitos e qualidades, sendo esses externos (corporais) e internos (emocionais).
O equilíbrio entre os fatores internos e externos deve ser buscado para que não haja espaço para manipulação e fragilidade. Também pode haver reflexão de vida, analisando o comportamento obtido até então e as atitudes tomadas para que se consiga detectar maus atos e comportamentos, a fim de que não mais ocorram.
 Gabriela Cabral

1- A partir da leitura e reflexão do texto responda o que se pede:
1.1- Segundo a psicologia, o autoconhecimento é: (Marque alternativa correta.)
A)   Descontrole emocional do indivíduo.

B)   Capacidade de ignorar opiniões de outros indivíduos sobre si mesmo.
C)  Conhecimento do indivíduo sobre si mesmo.
D)  Refúgio do indivíduo dos problemas da vida.




1.2- Conhecer a si mesmo é saber o que você realmente gosta, o que quer para sua vida, o que é importante de fato para você e o que quer realmente fazer ou não fazer.

Coloque V para verdadeiro e F para falso quanto as opções que podem definir  atitudes de pessoas que possuem autoconhecimento.
A (   ) Tomar decisões de acordo com a decisão de outras pessoas.
B (   ) Escolher as opções mais escolhidas por outros

C (  ) Decidir as coisas de acordo com sua vontade e suas preferências.
D (   ) Recusar alguma coisa ainda que a maioria dos seus colegas tenham aceitado.


2- Como se pode buscar o autoconhecimento segundo o texto ou seu ponto de vista?_____________________________________________

3- Assista ao vídeo a seguir e diga qual a mensagem ele sugere.



3.1- Como você tem se percebido diante da vida. Tem se aceitado e se valorizado? Se sente um autor ou expectador da vida, uma pessoa que busca mudança ou que parou no tempo? Que luta pelo que quer ou desiste no primeiro não?

A partir dessas provocações, trace um perfil de como tem se comportado diante de suas experiências e vivências.
__________________________________________________________________________________________________________________________________
4- Pesquise ou diga o que é RESILIÊNCIA.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________




*******************************************************************


9ANO

AULA 02- DIA 25/05/2020 


Atividade


Assistam o vídeo abaixo e responda as questões que se seguem:



1- O vídeo acima se trata de um recorte de filmes motivacionais, qual das mensagens você mais se identifica, fica motivado ou lhe faz refletir sobre a vida? Comente.


2- Sabemos que a dor, experiências de sofrimento machucam. Por outro lado, aprendemos bastante e nos tornamos mais fortes. Cite um dos filmes, que o vídeo tratou, o qual mostra claramente esse pensamento.



3- Escreva um trecho de uma música ou poema que você se sente contemplado, isto é, que lhe faz se sentir bem, amado, valorizado e/ou desperta sonho, emoções positivas, garra para viver ou ainda tranquilidade. Em seguida justifique o porquê da escolha. 




*******************************************************************************************************************


9ºANO
AULA 01- DIA 18/05/2020 

ATIVIDADE


Olá queridos alunos, espero que estejam bem. A atividade de hoje é visualizar o vídeo a seguir e responder as questões logo abaixo.

Conteúdo-A Páscoa: Como é comemorada nas diversas tradições religiosas




1- Por que a páscoa é a principal festa cristã?


2- O que sugere o vídeo refletir no período de páscoa?


3- Descreva como é celebrada a páscoa na tradição religiosa que mais lhe chamou a atenção.

PARA DESCONTRAIR: BATE PAPO. (Respondam também, ok!)

1-Em tempos de distanciamento social, o que sente mais falta?

2-Como tem aproveitado seu tempo nesse período de isolamento?


3-Dizem que tudo na vida tem os dois lados da moeda, isto é, o lado bom e o ruim. Tendo em vista o momento atual, de distanciamento social, como você definiria esses lados?


Obs: Estarei acompanhando e respondendo e-mail. Caprichem na letra e na foto. Forte abraço.





Observação: vocês deverão copiar e responder no caderno as atividades propostas.



Orientamos que para retorno: batam foto da atividade (coloque disciplina-nome-turma) e envie em anexo, no e-mail criado para isso: 



emhg2020atividades@gmail.com

ao anexar arquivo, no assunto coloquem:

Nome, série e disciplina.



Caso haja dificuldade de usar e-mail aguardaremos o retorno  às aulas para darmos o visto e o reforço dos conteúdos.

7 comentários:

  1. E para copiar oque tem na imagem de dialogo

    ResponderExcluir
  2. Gabriel Smith Fernandes Da Costa
    9° Ano"U" Ensino religioso 03/08/2020


    BEM PARA MIM TODOS TÊM QUE OLHAR MAIS PRA CIMA PENSAR ALTO,GRANDE TENDO QUE VOAR SOLTAR A ÁGUIA COMO FALA O VIDEO

    ResponderExcluir
  3. 9°ano-jéssica alessandra medeiros silva-aula 12
    Que não devemos nos prender diante das coisas que não nos pertence

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente, temos a escolha nas mãos. Procrastinar ou lutar pelos ideais.

      Excluir
  4. Atenção para quem não entendeu:
    Respondam aqui nos comentários, a pergunta da atividade 12.

    PERGUNTA: Qual a mensagem que você conseguiu captar sobre a parábola da “águia e da galinha” ?

    É uma forma de vocês marcarem presença e interagirmos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. 9 ano- Jonata Da Silva Oliveira - aula 12 - Todos devemos sonhar alto ,n podemos deixar que nada ou ninguém diga quem nós somos ,ou o que temos que fazer , voe alto e se liberte daquilo que não te pertence ,como a águia.

    ResponderExcluir