sexta-feira, 8 de maio de 2020

ENSINO RELIGIOSO 6 º ANO A E B - PROFESSORA APARECIDA


ATIVIDADE 27- 07/12/2020

REPOSTEI AS ATIVIDADES DOS QUESTIONÁRIOS DE CONSCIÊNCIA NEGRA E AQUELE QUE RETOMA ATIVIDADES DE 01 A 09, TAMBÉM NOVO QUESTIONÁRIO RESGATANDO AULAS DE 11 A 22.



ATIVIDADE 26- 30/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:08, 09 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE OS MITOS E SUA RELAÇÃO COM OS TEXTOS ESCRITOS E BULLYING.




ATIVIDADE 25- 23/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:07;11 E 24 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE PRECONCEITO, RACISMO E CONSCIÊNCIA NEGRA.



ATIVIDADE 24- 16/11/2020

Acesse o link para fazer a atividade de hoje:


*********************************************

ATIVIDADE 23- 09/11/2020


Correção das atividades 15 e 16 pelo google meet no horário combinado.




ATIVIDADE 22- 26/10/2020


TEMA: A dignidade humana e os direitos humanos 

 Olá, querida e querido estudante! Na aula de hoje vamos estudar sobre a dignidade humana e os direitos humanos, vocês perceberam que nas aulas anteriores esses termos apareceram algumas vezes. Agora é nossa hora de aprender um pouco mais sobre esse tema. Leia a seguir dois artigos da Constituição Federal do Brasil que tratam sobre a dignidade humana: 
Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em:14 Ago 2020. Como lemos na Constituição Federal brasileira, todos os seres humanos têm direito de ter moradia, saúde, alimentação e educação dígna, entre outras coisas. No entanto, a realidade não é bem assim. Muitas pessoas não tem o básico para sobreviver e lutar por seus direitos. “Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são ‘garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana’. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros. Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais. [...]. Os direitos humanos são garantias históricas, que mudam ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades específicas de cada momento. Por isso, ainda que a forma com que atualmente conhecemos os direitos humanos tenha surgido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, antes disso, princípios de garantia de proteção aos direitos básicos do indivíduo já apareciam em algumas situações ao longo da história”. 

Fonte: POLITIZE! O que são direitos humanos? Disponivel em: . Acesso em: 14 ago 2020



Fonte: CISCODOAMOR. Cisco. A pergunta. 10 mar. 2013. Fraternidade São Luchésio e Buonadona. Disponivel em: . Acesso em: 13 ago. 2020. 

Em 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Geralmente essa data é marcada por manifestações em favor dos direitos humanos em todo o mundo. Entre as manifestações de 2012, a marcha ocorrida em Santo Domingo, na República Dominicana, chamou a atenção por mostrar rostos de pessoas torturadas durante a ditadura de Rafael Trujillo pela qual passou o país de 1930 a 1961.

Fonte: UOL NOTÍCIAS. Manifestações marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos no mundo. Uol. Foto 15 10 dez. 2012. Multidão marcha aos redores da Procuradoria da República em Santo Domingo, República Dominicana... Disponível em: . Acesso em: 14 ago 2020


Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. 

1 – Analise a tirinha e responda o que se pede: Na vida real existem situações parecidas com a mostrada na tirinha?

a)Identifique duas ou três coisas principais que podemos fazer para ajudar a desenvolver o cuidado para a dignidade humana.

 2 – Se você tivesse que resumir o que estudamos sobre dignidade humana e direitos humanos em cinco palavras, quais seriam elas?

3 – Como estudamos, vimos que todas as pessoas têm direito de uma vida dígna, no entanto, essa não é a realidade. Vemos pessoas sem casa, sem comida, sem acesso à água e à saúde, crianças sem direito à educação. Em sua opinião por que esse fato acontece?



*************************************************************************


ATIVIDADE 21- 19/10/2020

Apenas teremos um encontro pelo google meet : 7h20 às 8h. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo.Correção da atividade 18 e 17.(direitos humanos e cidadania)


ATIVIDADE 20 - 05/10/2020

Apenas teremos um encontro pelo google meet : 7h20 às 8h. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo. Diálogo sobre as vivências em tempos de pandemia.

ATIVIDADE 19 - 28/09/2020

Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir:



*******************************************************************************************

ATIVIDADE 18- 21/09/2020

TEMA: DIREITOS HUMANOS

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA O QUE SE PEDE:



Fonte: 
https://youtu.be/7wbIQRzggTI- vídeo 01

Fonte: https://youtu.be/zoC-_joJgYA - vídeo 02






1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?

2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?JUSTIFIQUE.

3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.

4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.


*******************************************************


ATIVIDADE 17- 14/09/2020


Tema: Cidadania

1- Assista ao vídeo abaixo e responda o que se pede:
Fonte: https://youtu.be/xF0JJ-fosys
a) O que você entende por cidadania?

______________________________________________________________________________________________________
b) O que é cidadão?

______________________________________________________________________________________________________
2-Cite/Pesquise pelo menos quatro direitos sociais. (Veja Constituição Federal de 1988)

______________________________________________________________________________________________________
3-Comente o vídeo abaixo intitulado por "hino da cidadania". Diga qual a mensagem (crítica,reflexão) ele nos passa.


___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


************************************************************


ATIVIDADE 16- 31/08/2020

De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.




____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

ATIVIDADE 15- 24/08/2020


Tema: Reflexões sobre o agosto lilás.

 “Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.
Fonte:


1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)

a) O que você compreendeu por violência doméstica?

b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.

c) O que você compreendeu por feminicídio?

d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?

*****************************************************************

ATIVIDADE 14- 17/08/2020

Reflexão sobre o que é ser estudante.

Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.



Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafo dizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.

Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)

Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.


**************************************


AULA 13- DIA 10/08/2020



I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.


1) A que você associa essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências positivas e negativas, alegrias, frustrações, aprendizados, etc.
c) Apenas a educação adquirida no ambiente familiar.

2) No vídeo sobre bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você  e a outra que você tome a iniciativa. O que deveríamos deixar de carregar na mala? Explique.

3) Quais seus maiores aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?

4) Após assistir ao vídeo, que lição você tira para sua vida?


********************************************


AULA 12- DIA 03/08/2020

A proposta da atividade de hoje é a seguinte:

Veja o vídeo a seguir e responda a pergunta nos comentários, não esqueça de seguir essa sequência. (SÉRIE E TURMA,SEU NOME, NÚMERO DA ATIVIDADE E RESPOSTA)




PERGUNTA: Qual a mensagem que você conseguiu captar sobre a parábola da “águia e da galinha” ?


************************************************

AULA 11- DIA 27/07/2020


ACEITANDO PELO O QUE É


O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda".
    Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
    -"Qual é o preço dos cachorrinhos?"
    O dono respondeu:
    - "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00".
    O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
    - "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?".
    O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
    - "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou.
    O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou:
    - "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!".
    E o homem respondeu:
    - "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente".
    O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
    - "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo".
    O homem respondeu:
    - "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos".
    O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse:
    - "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda".
    O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
    - "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você".

    Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.


ANALISANDO O TEXTO


01.De acordo com o texto o que identifica o menino com o cachorrinho que escolhera para comprar?



02.Retire do texto uma frase que expressa claramente a discriminação do dono da loja em relação aquele cachorrinho deficiente.


03.Qual a reação do menino ao ouvir o vendedor do cachorrinho defeituoso dizer que o daria de presente?


04. Sabemos que é importante termos amigos e sermos uma pessoa querida por todos. O que você tem feito para que  todos gostem de você?



05.Escreva um parágrafo, de forma objetiva, dizendo quais os elementos indispensáveis para se constituir uma amizade.

06.Assista ao vídeo e diga qual a lição ele quer passar.



_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

********************************

AULA 10- DIA 20/07/2020

Atividade de revisão: Acesse o link abaixo e responda:

https://forms.gle/FVDnKCKyEChfFd9M6

Observação: Não precisa copiar, são apenas alternativas objetivas, no fim da atividade você pode conferir as respostas e número de acertos, coloquei uma pontuação para simples conferência, ainda não se configura média.

**************************************************************


AULA 09- DIA 13/07/2020



CONTEÚDO:  O QUE É BULLYING?


VEJA O VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER AS PERGUNTAS.




Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
            As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullying  pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...
             Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
            O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
Texto adaptado.

1-    O que você entende por Bullying?
2-    Quais as características de quem sofre de Bullying?
3-    Como é o perfil do agressor?
4-    Por que a internet é uma ferramenta que auxilia o praticante de bullying?
5-    O bullying é um fenômeno que ocorre exclusivamente entre estudantes de certa idade? Justifique.
6-    Explique a frase, dentro do contexto Bullying, “Só tem palhaço porque tem gente que dá risada”.
7-    Que estratégia você sugere para neutralizar os agentes do Bullying?


8-    Você já foi vítima ou testemunha de algum tipo de bullying? Como aconteceu e o que você fez?


**************************************

AULA 08- DIA 06/07/2020

CONTEÚDO:   OS MITOS E SUA RELAÇÃO COM OS TEXTOS ESCRITOS. 



OBS: NÃO PRECISA COPIAR TEXTOS
O QUE OS MITOS TÊM A VER COM OS TEXTOS ESCRITOS?

A expressão oral é uma das primeiras formas do processo de transmissão acerca do sagrado que é passada de geração a geração, ou seja, os mais velhos ensinam os mais novos. Esses ensinamentos estão ligados aos mitos de criação do mundo, do homem, de explicações sobre os acontecimentos da vida, dos fenômenos naturais, da origem divina e da vida em sociedade. Ainda hoje encontramos tradições religiosas que mantém seus ensinamentos a respeito do sagrado somente pela oralidade, como, por exemplo, nas culturas indígenas, africanas e outras. Muitas dessas narrativas orais sobre os acontecimentos religiosos, em algumas tradições, foram compilados em textos escritos transformando-se em livros sagrados, tais como a Bíblia, o Alcorão, a Tora, os Vedas etc. Sendo assim, alguns mitos que antes eram expressos na oralidade foram transformados em textos escritos.

01) Quando a transmissão acerca do sagrado é passada de geração a geração, chama-se:
a) (  ) Expressão oral.
b) (  ) Expressão artística.
c) (  ) Expressão poética.

JULGUE AS AFIRMAÇÕES DAS QUESTÕES 02 E 03. MARQUE X EM CERTO OU  EM ERRADO:

02) Muitas narrativas orais sobre os acontecimentos religiosos, em algumas tradições, foram compilados em textos escritos. Mas há algumas culturas que ainda transmitem seus ensinamento religiosos apenas pela oralidade.

a) (  ) Certo.                                        b) (  ) Errado.

03) São exemplos de livros sagrados Bíblia, o Alcorão, a Tora e os Vedas.

a) (  ) Certo.                                        b) (  ) Errado.

04)  Sobre a expressão oral (palavra falada) é correto dizer que:
a) (     ) É uma das primeiras formas do processo de transmissão acerca do sagrado que é passado de geração a geração.
b) (        ) A Bíblia é um exemplo de expressão oral.
c) (        ) Caracteriza a religião cristã e não as religiões indígenas.

05) O que os mitos tem a ver com os textos escritos? Coloque V para verdadeiro e F para falso:
a) (       ) Os mitos de criação do mundo de algumas tradições religiosas, conservados pela tradição oral, em algum momento transformaram-se em textos escritos como a Bíblia, o Alcorão etc.
b) (        ) Os mitos de criação do mundo de todas as tradições religiosas em momento algum tornaram-se livros sagrados.
c) (        ) Algumas tradições religiosas mantêm seus ensinamentos a respeito do sagrado somente pela oralidade.

06) Você já  manuseou algum livro sagrado?

(       ) Sim. Qual?_____________________   (      ) Não

CONHECENDO UM POUCO DA CULTURA BRASILEIRA

Em História aprendemos que os colonizadores trouxeram para o Brasil o imaginário cultural popular de Portugal, Espanha e posteriormente África, e com eles vieram os personagens místicos de diversas tradições. Então, o contato entre as etnias branca, negra e indígena deu origem ao imaginário brasileiro: mitos e lendas.
 Nas religiões afro-brasileiras e indígenas os mitos sobreviveram por meio do texto oral, pois, na tentativa de explicar o inexplicável, o ser humano criou mitos e suas histórias simbólicas para ser transmitida oralmente. É bom lembrar que os homens e mulheres na religião da cultura afro-brasileira e da indígena buscam manter viva a sua religião através da arte, de seus costumes e de sua forma própria de cultuar o Sagrado. 

7) Com a vinda dos colonizadores para o Brasil, o que houve?
a) (  ) Trouxeram apenas a cultura popular de Portugal.
b) (  ) Vieram os personagens místicos de diversas tradições, dando origem ao imaginário brasileiro.
c) (   ) Trouxeram os textos da tradição escrita, como a Bíblia, a Torá e o Alcorão.

8. O imaginário cultural popular de quais regiões do planeta vieram para o Brasil com o descobrimento?
a) (  ) Portugal, França e Alemanha apenas.
b) (  ) Portugal, Espanha e América.
c) (  ) África, Portugal e Espanha.

9. O texto oral no Brasil está melhor representado por quais tradições religiosas?
a) (  ) Pelas religiões cristãs como a Católica, por exemplo.
b) (  ) Por tradições religiosas de base protestante.
c) (  ) Pelas religiões afro-brasileira e indígenas.


***************************************************

AULA 07- DIA 29/06/2020

CONTEÚDO: O que é racismo?


1-Pesquise o que é racismo e o que é preconceito.

2- Veja o vídeo e em seguida explique a frase que segue de Nelson Mandela:




________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Somos iguais enquanto seres humanos e cidadãos, mas podemos ser  diferente uns dos outros em alguns aspectos. Cite quantos vocês lembrar.


4-Já presenciou  alguma atitude racista sim ou não? Explique.


5-Em sua opinião o que se deve fazer para acabar com o racismo?


Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:


6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o  que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.

7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?

8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.


***************************************************************


AULA 06- DIA 22/06/2020





1) O mito de criação do girassol pertence a qual cultura?
a) (  ) Grega             b) (  ) Chinesa           c) (  ) Brasileira

2) Quem era Clície?
a) (  ) Era uma ninfa aquática apaixonada por Apolo que era o Deus do sol.
b) (  ) Era o Deus do Sol.
c) (  ) Foi sempre um girassol.

3) O que Apolo fez à Clície?
a) (  ) Apolo não correspondeu ao amor de Clície.
b) (  ) Apolo correspondeu ao amor de Clície.
c) (  ) Apolo transformou Clície em girassol.

4) Apenas o sol importava para Clície, pois este representava o seu amor por Apolo. Ficou a contemplá-lo desde o amanhecer até ao anoitecer. Assim, o que houve com Clície?
a) Tornou-se uma planta qualquer.
b) Seus pés enraizaram no chão e seu rosto tornou-se uma flor que gira sobre sua própria haste, voltada sempre para o sol, tornando-se assim um girassol.
c) Tornou-se uma flor qualquer que exala o melhor perfume já sentido.

VOCÊ PERCEBEU QUANTO DE MISTÉRIO HÁ NO MITO DE CRIAÇÃO DO GIRASSOL?

Cada povo, em suas diferentes religiões, tem sua própria forma de expressar, registrar, guardar e transmitir o entendimento sobre o sagrado. Esses ensinamentos podem ser por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas. Sendo assim, os textos sagrados podem ser orais, escritos, pictóricos ou de outros modos.
 A religião, independente da forma como expressa o sagrado e as práticas que realizam em seus rituais, procura organizar a vida da pessoa religiosa, por isso os grandes acontecimentos religiosos são revividos por meio dos rituais que, tanto nos textos orais como nos escritos, expressam suas crenças e fé. Então, conheceremos alguns desses acontecimentos religiosos, numa aventura através de mitos expressos nos textos sagrados orais e escritos.

5) De que modo os ensinamentos das diversas religiões podem se apresentar?
a) (  ) Por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias, pinturas, desenhos, esculturas ou outras formas.
b) (  ) Por meio de livros, histórias contadas, músicas, danças, poesias e pinturas apenas.
c) (  ) Por meio da Bíblia Sagrada e do Alcorão apenas.

6) Complete conforme o texto:

Sendo assim, os textos sagrados podem ser __________, ___________, _______________ ou de outros modos.

a) (  ) Escritos e pintados apenas.
b) (  ) Orais, escritos e pictóricos.
c) (  ) Apenas escritos e orais.

7) A religião procura organizar a vida da pessoa religiosa, por isso os grandes acontecimentos religiosos são revividos por meio dos rituais que expressam suas crenças e fé. Esse rituais são registrados tanto_________________________________________:
a) (  ) Nos textos orais como nos escritos.
b) (  ) Nas pinturas como nos desenhos.
c) (  ) Na Bíblia Sagrada como nos Vedas.


***********************************************


6 A E B

AULA 05- DIA 15/06/2020


Conteúdo- Ética/Diálogo


1- Responda as questões a seguir:
a) O que é Ética?

b) Por que a ética é importante?

# Como você agiria se:

a) Alguém entregasse um troco errado, com dinheiro a mais?

b) Visse alguém mentindo para outra pessoa?



c) Cite um outro exemplo de atitude ética.









************************************************
AULA 04- DIA 08/06/2020




ATIVIDADE





***************************************



6 A E B
AULA 03- DIA 01/06/2020
Atividade


ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.



1- Qual a mensagem que esse vídeo tenta nos passar?



2- Acredito que você já ouviu a frase: “Quem tem boca diz o que quer” e por essa razão você deve ouvir e aceitar tudo o que se diz? Argumente (explique sua opinião).





3- Temos em nossas mãos o livre arbítrio, isto é, o poder de escolha, entre o certo e o errado, o bem e o mal. Observe a charge e tente explicar o que ela nos transmite em relação a algumas atitudes que escolhemos tomar.


*****************************************************************

6 A E B
AULA 02- DIA 25/05/2020

Atividade
 Assistam a Fábula “o ECO” e respondam as questões abaixo:




1- Qual o ensinamento que essa fábula nos transmite?


2- Sabemos que, convivendo em sociedade, precisamos de alguns cuidados para que haja uma boa convivência. Logo, cite:

a)  Três atitudes positivas para preservar o bem-estar no seu lar, sobretudo, nesse período de confinamento em que estamos mais “estressados.” 

b)  Duas atitudes negativas que você já cometeu na sua vida e que se pudesse voltar no tempo não faria novamente.


3- Explique a frase: “Na vida você só colhe o que planta”. 




*******************************************************************************

6 A E B
AULA 01- DIA 18/05/2020 


Olá queridos alunos, espero que estejam bem. A atividade de hoje é visualizar o vídeo a seguir e responder as questões logo abaixo.

Conteúdo- O eu, o outro o nós e o coronavírus 



ATIVIDADE

1- Convido você a fazer uma reflexão sobre o quem sou eu. O que você mais admira em você e o que precisa melhorar enquanto pessoa?


2- Em tempos de distanciamento social, o que sente mais falta?


3- Quais as atitudes devemos ter para prevenir o contágio do coronavírus, pensando de forma coletiva, isto é, em você e no outro?


4- Como o leão reagiu quando o ratinho se propôs retribuir o bem que recebeu? Você aprova a atitude do leão? Justifique.


5- Você acredita que nesse período de pandemia e crise financeira ficou mais evidente que precisamos cada vez mais um do outro? Explique como percebe isso.

Obs: Estarei acompanhando e respondendo e-mail. Caprichem na letra e na foto. Forte abraço.





Observação: vocês deverão copiar e responder no caderno as atividades propostas.

Orientamos que para retorno: batam foto da atividade (coloque disciplina-nome-turma) e envie em anexo, no e-mail criado para isso: 

emhg2020atividades@gmail.com
ao anexar arquivo, no assunto coloquem:
Nome, série e disciplina.

Caso haja dificuldade de usar e-mail aguardaremos o retorno  às aulas para darmos o visto e o reforço dos conteúdos.






5 comentários:

  1. ola professora nao apareceu nem um exercicio

    ResponderExcluir
  2. Atenção para quem não entendeu:
    Respondam aqui nos comentários, a pergunta da atividade 12.

    PERGUNTA: Qual a mensagem que você conseguiu captar sobre a parábola da “águia e da galinha” ?

    É uma forma de vocês marcarem presença e interagirmos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para você não desistir dos seus sonhos pois você sempre conseguirá o que quer

      Excluir
  3. Para você não desistir dos seus sonhos pois sempre conseguirá o que quer

    ResponderExcluir
  4. Camila Araújo da costa 6a está história ensina muita coisas águia tome exemplo para o ser humano pois isso nós reflete das situações enfrentada na primeira infância.o nosso comportamentos postura social, então a águia em sua inocência foi levada a viver uma experiência que a limitou da mesma forma mais ou somos muita coisa que nos limita da mesma forma não podemos deixar que nos limitar,pois só nós sabemos qual é o nosso limite

    ResponderExcluir