sexta-feira, 8 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 7 º ANO ( TEMPORÁRIO)


Aula 11- Dia 28-07 -2020

NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, APENAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Leia o texto abaixo, que muito tem circulado nas redes sociais ultimamente.

Foi necessário Infelizmente! 

 Augusto Cury

        Foi necessário um vírus para desacelerar o planeta e nos levar a mergulhar no mais complexo dos planetas, a nossa mente. E nos encorajar a nos conhecer um pouco mais, incluindo nossos medos e nossa pequenez. 
        Foi necessário um vírus para causar um terremoto em nosso orgulho e nos lembrar que a vida é um espetáculo único, irrepetível e imperdível! Foi necessário um vírus para percebermos a importância e fragilidade dos nossos idosos e enxergarmos que eles simplesmente nos deram a vida e são um tesouro inestimável da humanidade! 
         Foi necessário um vírus para os pais acordarem para não educar seus filhos a serem consumistas, para dar a eles aquilo que o dinheiro jamais pode comprar: sua história! Agora eles têm a oportunidade de falar de suas lágrimas para crianças e adolescentes, aprenderem a chorar as delas, de dialogar sobre suas perdas e fracassos, para que eles entendam que não há céu sem tempestades, e que jamais devem desistir da vida, mesmo que o mundo desabe sobre elas!
        Foi necessário um vírus para nos recordar da fascinante sabedoria do Mestre dos mestres, que ao ser traído por Judas, o chamou de amigo, pois ele não tinha medo de ser traído, mas de perder um amigo. Para ele os amigos eram caríssimos! E este pequeno e invisível vírus agora nos tem feito enviar mensagens aos nossos amigos que estavam no rodapé da nossa história: “Por favor, se previna, se cuide”! 
      Foi necessário um vírus para entendermos que, independente da classe social, raça, religião e sexualidade somos todos seres humanos incríveis e que deveríamos amar mais e julgar menos. Foi necessário um miserável vírus para nos mostrar que o culto a celebridade é uma estupidez intelectual, que não há nenhuma diferença entre um anônimo ou alguém que vive debaixo dos holofotes da mídia! Sim. 
       Foi necessário um vírus para nos mostrar que só é digno do poder quem é desprendido dele, quem o usa para servir a sociedade e não para que a sociedade o sirva! Foi necessário um vírus para termos muito mais cuidado com a higiene, para cozinharmos juntos em família alimentos mais saudáveis e comer menos fast food! 
     Um invisível vírus, portanto, nos dá a oportunidade para que apontemos menos as falhas e celebremos mais os acertos de quem amamos, pois quem é um apontador de falhas está apto para conviver com máquinas e não com seres humanos.     
       Foi necessário um vírus para nos levar a aprender que há um charme nos defeitos suportáveis dos outros, a ser mais leve, dar mais risadas das nossas tolices, chatices e manias, nesta época de quarentena. Esse vírus é terrível, não deveria abater a humanidade, mas já que temos sido abalados por ele, vamos mostrar para nós mesmos, que sairemos muito melhores emocionalmente, mais sábios socialmente e mais poderosos intelectualmente. As lições foram dadas. Agora só nos resta aprendê-las humildemente! 
Disponível em: . Acesso em 01 abr. 2020.



Após sua leitura e a assistir ao vídeo acima, responda:

1. O texto propõe uma reflexão sobre a pandemia atual que assola a humanidade. Qual é o ponto de vista do autor a respeito da doença? 

2. Selecione alguns argumentos que ele traz para defender seu ponto de vista sobre o assunto.

3. Qual era a sua visão sobre o coronavírus antes de ler o texto? Essa leitura mudou seu ponto de vista? Explique.

4. Escreva um pequeno texto (mínimo 8; máximo 15 linhas) sobre o assunto do texto. Reflita e escreva.


************************************************

Aula 10- Dia 23 -07 -2020

Iniciaremos nossa revisão com os pronomes. Para isso, assistam o vídeo abaixo que relembrará fatos importantes sobre eles. Em seguida, faça a atividade abaixo.



NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SOMENTE AS PERGUNTAS.


Leia:
The Lion King (O Rei Leão)

Inspirado na animação da Disney, o musical conta a história de Simba, um jovem príncipe leão. Quando o tio dele, Musafa, mata o pai de Simba para roubar o trono, ele é acusado injustamente de ser o assassino e precisa partir para bem longe, deixando sua vida para trás. No caminho, ele conhece Timão e Pumba, que o acompanham na jornada para cumprir seu destino: se tornar rei. Em 1998, o espetáculo dirigido por Julie Taymor faturou seis prêmios Tony, que equivale ao Oscar do teatro, incluindo a categoria melhor musical. Em 2013, a peça ganhou uma adaptação brasileira, que teve mais de 800 mil espectadores.

Disponível em: <https://jornaljoca.com.br>.

Questão 1 – Grife o pronome pessoal nesta passagem do texto:

“[...] ele é acusado injustamente de ser o assassino [...]”

Questão 2 – Na passagem acima, o pronome pessoal refere-se:
(     ) ao Simba.
(     ) ao Musafa.
(     ) ao pai de Simba.

Questão 3 – O termo “o” é um pronome pessoal no segmento:
(     ) “Inspirado na animação da Disney, o musical conta a história de Simba [...]”
(     ) “[...] que o acompanham na jornada para cumprir seu destino [...]”
(     ) “Em 1998, o espetáculo dirigido por Julie Taymor faturou seis prêmios Tony [...]”

Questão 4 – No segmento identificado anteriormente, o pronome pessoal “o” desempenha a função de:
(     ) explicar.
(     ) retomar.
(     ) apresentar.

Questão 5 – Os pronomes pessoais, analisados ao longo das questões, compõem um texto cujo assunto é:
(     ) o filme O Rei Leão.
(     ) o musical O Rei Leão.
(     ) o desenho O Rei Leão.


*****************************************************

Aula 09- Dia 14 -07 -2020


ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SOMENTE AS QUESTÕES.

Leia o texto abaixo. Em seguida, responda às questões interpretativas propostas:

Uma lição de vida

            Ele era meu aluno, mas foi um dos professores mais sábios que já tive. O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos, no instituto onde eu ensinava música. Logo se mostrou um estudante aplicado, apesar de ter muita dificuldade. Aos 12, encantava todo mundo ao dedilhar músicas eruditas. O que impressionava era a emoção que ele conseguia passar em cada nota. Tinha algo diferente nele, talvez uma força para seguir mesmo quando o mundo se mostrava tão hostil com seus sonhos.
            E um dia o Tiago sumiu. Era triste, porque, sendo a escola um projeto social que atendia principalmente a população de baixa renda, vivia acontecendo de a agente receber a notícia de que um aluno havia sido vítima de violência.
            Dois anos se passaram. Certa noite, estava preparando a sala para a aula, quando a porta se abriu timidamente. Era ele, com um pequeno embrulho e um cartão nas mãos. Tinha ido me contar que os pais, feirantes, haviam proibido que continuasse a frequentar o instituto, porque queriam que se dedicasse mais aos afazeres na barraca de verduras. “Eles acham que música é coisa de quem não quer futuro”, contou. “E você, o que acha?”, perguntei. “Professora, pra uma pessoa como eu, estudar violão é tão difícil e tão bonito que eu passei a acreditar em mim mesmo. Se eu consegui tocar, posso aprender qualquer coisa. E eu quero ser professor de história.”
            Soube tempos depois, por uma agente social, que Tiago passou no vestibular e ganhou bolsa de estudos para a faculdade. Mas a trajetória dele foi interrompida numa dessas tantas tardes em que tiros levam o silêncio a uma comunidade pobre, enquanto a banda segue tocando na cidade ao redor. “Ele teria sido um excelente professor”, falou a agente social. “Ele foi”, respondi. Tiago me ensinou como o conhecimento liberta, como pode trazer novos horizontes até mesmo a quem a sociedade só destina muros. Guardo até hoje o colar de miçangas azuis que ganhei dele quando o vi pela última vez, e o cartão escrito à mão, com a letra infantil: “Quando a senhora ficar triste e quiser desistir, lembre-se que uma música é feita de uma nota por vez”.

Márcia Kedouk (editora da TODOS).
Revista “TODOS”, outubro/novembro de 2019, p.4. (Com alguns cortes).


Questão 1 – O texto “Uma lição de vida” é um editorial, que apresenta o assunto principal a ser abordado na revista. A voz da editora faz-se explicitamente presente em diferentes partes, como:
(     ) “Ele era meu aluno, mas foi um dos professores mais sábios que já tive.”
(     ) “Logo se mostrou um estudante aplicado, apesar de ter muita dificuldade.”
(     ) “Mas a trajetória dele foi interrompida numa dessas tantas tardes [...]”

Questão 2 – Aponte o segmento do texto em que o verbo destacado exprime um fato contínuo, ou seja, que representa o fato de modo constante, em determinado espaço de tempo na vida de Tiago:
(     ) “O Tiago começou a fazer aulas de violão aos 10 anos [...]”
(     ) “[...] encantava todo mundo ao dedilhar músicas eruditas.”
(     ) “E um dia o Tiago sumiu.”

Questão 3 – Segundo o texto, Tiago deixou de frequentar as aulas de violão. Por quê?
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Questão 4 – Em “[...] estudar violão é tão difícil e tão bonito que eu passei a acreditar em mim mesmo.”, o termo sublinhado introduz um fato:
(     ) que explica o anterior.
(     ) que se opõe ao anterior.
(     ) que é consequência do anterior.

Questão 5 – A linguagem figurada está presente no trecho:
(     ) “Se eu consegui tocar, posso aprender qualquer coisa.”
(     ) “Ele teria sido um excelente professor”.
(     ) “[...] pode trazer novos horizontes até mesmo a quem a sociedade só destina muros.”

Questão 6 – O texto é encerrado com a transcrição de uma mensagem, escrita por Tiago à professora de violão. Nessa mensagem, ele:
(     ) faz um pedido à professora.
(     ) dá um conselho à professora.

(     ) expressa um desejo à professora.



*******************************************

Aula 08- Dia 07 -07 -2020



LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL

ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO ABAIXO, SOMENTE AS PERGUNTAS E AS RESPOSTAS DA ATIVIDADE.

Leia o texto abaixo com atenção.

Minha vida mudou
       
         E desde esse dia começou a vida da casa de Madalena a girar em torno de mim. Eu era o centro de tudo, dos cuidados de meu pai, dos zelos excessivos de Felismina. Um passo que eu dava por fora de casa era notado, um chuvisco que levava era um acontecimento. Felismina me espionava por toda parte. Via os meninos da minha condição soltos pelos quintais, trepados pelas mangueiras, brincando pela rua. Soltos e vivos. E eu proibido de botar os pés fora, de juntar-me à grande vida de todos os outros. Via o sol, via o Capibaribe, que corria por trás de casa, como perigos a evitar. Uma vez, não sei de que jeito, eu me meti com os outros meninos. Andei umas duas horas à toa, e fomos para debaixo da ponte grande. Quando voltei para casa, foi como se tivesse fugido pelas terras distantes. Felismina estava aflita. Havia gente a minha procura. A casa toda em rebuliço por minha causa. Não quiseram nem contar a meu pai.

(REGO, José Lins do. Pureza. Rio de Janeiro, José Olympio, 1961, p. 5)

1.Levante hipóteses sobre o que  pode ter acontecido para que a vida do menino mudasse a partir de um certo dia.        


2. O menino gostava do excesso de proteção? Justifique sua resposta.


3.    Mencione dois termos empregados no texto que indicam o exagero da vigilância em torno do menino.


4. O narrador caracteriza os outros meninos como "soltos e vivos". Como ele se sente?

__________
5. O que nos mostra que o menino cometeu "falta grave" saindo de casa?



6. Qual é o tipo de narrador desse texto? Narrador - observador ou narrador-personagem?




************************************************


Aula 07- Dia 30 -06 -2020

No nosso capítulo, estudamos sobre a linguagem. Vimos que ela pode ser por meio das cores também.

Assista o vídeo abaixo que falará mais sobre o poder das cores. 

Leia o texto no livro didático de vocês "Cores, emoções e sensações" (Págs.: 29 e 30 - nº 1 ao 6).

    Organizem como costume. 

     Bons estudos!


***********************************************************


 Aula 06 - Dia 23 -06 -2020

TEXTO E ANÁLISE

Leia o texto e responda as questões a seguir:




1. No texto, o personagem principal sente-se em conflito ao comparar sua vida de menino rico com a dos meninos de rua.
·         Ao confrontar sua vida com a dos meninos, o que mais atraía o menino rico e o que o deixava triste?

2. Relacione o mundo do menino rico e o mundo dos meninos do chafariz, mostrando as características que os diferenciam.

3. O menino rico vivia em meio ao luxo, mesmo assim invejava os meninos que brincavam soltos e que nada tinham. Na sua opinião, por que esse fato o deixava confuso?

4. Releia.

·      O que havia de estranho na felicidade dos meninos e na infelicidade do garoto rico?

5. Segundo o texto, o personagem principal da narrativa tinha tudo. Por que então não era feliz?

6. O que você pensa sobre o fato de haver meninos que vivem na rua? O que poderia ser feito para essa situação de abandono se revertesse?

7. A seu ver, o personagem principal tinha motivos para invejar os meninos do chafariz? Por quê?

8. Você se sente uma pessoa feliz, que convive bem com sua família e com seus amigos? Fale sobre isso.




********************************************************************


 Aula 05 - Dia 16 -06 -2020


Atividade

ASSISTAM AO VÍDEO. NELE HÁ EXPLICAÇÕES DE ALGUMAS REGRAS DO USO DO G/J PARA AUXILIÁ-LOS NO ESTUDO.






****************************************


 Aula 04 - Dia 09 -06 -2020



Atividade
Conteúdo: gênero textual - fotodenúncia

Assista a vídeo aula e em seguida responda as questões abaixo.



1- O que é uma foto denúncia?
2- O que se pode denunciar por meio de uma foto?
3- Apenas fotógrafos profissionais podem ser autores de foto denúncia?
4- A foto denúncia é espontânea ou planejada?
5- Faça a leitura da imagem abaixo:(Em tempos de pandemia do coronavírus o que essa foto denuncia?)




___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
*********************************************************


AULA 03- DIRECIONADA (02/06/2020)

ASSUNTO: ORTOGRAFIA

1.   Observe o texto 1 e o texto 2 e responda corretamente:

Texto 1:

Texto 2:


a)   Observando as imagens, de onde os dois textos foram retirados?
b)   Que tipo de mensagem o texto 1 nos passa? Ou seja, o que ele quer nos transmitir?
c)   Qual o objetivo do texto 2?
d) Identifique as palavras nos dois textos que não seguiram a ortografia adequada e as corrija.
e) Postagem em redes sociais é necessário respeitar a ortografia das palavras? Explique a sua resposta.

2. Leia o texto abaixo retirado do Google Imagens e responda corretamente:



a)   Para que serve textos como esse?
b)   Onde podemos encontrar textos assim?
c)   Podemos perceber várias palavras escritas com a ortografia inadequada. Esses desvios à ortografia atrapalham nosso entendimento da mensagem? Explique.
d) Reescreva cada palavra que está inadequada, consertando a sua ortografia.

3. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa correta:



a) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bem”.
b) A palavra “mal” usada neste texto está errada, pois deveria ser escrita “mau”.
c) A palavra “mal” usada neste texto é contrário de “bom”
d) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bom”.

e) A palavra “mal” neste texto indica o modo como o sujeito escreve, e nesse caso ela é contrário de “bom”.


********************************************************************


                 AULA 02- DIRECIONADA (26/05/2020)

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO E ANÁLISE:




1. Na sua opinião, o que desperta nas crianças a vontade de abandonar logo a infância?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o texto, quais seriam as causas e as consequências dessa mudança na duração da infância?
________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A última frase do texto é um questionamento à postura dos adultos no que diz respeito à educação das crianças.
·         Para você, que fatos relacionados à vida familiar comprometem a infância das crianças?
________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Na hipótese de as crianças no futuro não terem mais infância, você acha que esse fato poderá prejudicar a personalidade delas quando adultas? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Você se enquadra em alguma das situações mencionadas no texto em estudo? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Você considera importante que as crianças desfrutem das brincadeiras próprias de sua idade na época certa? Explique por quê.

________________________________________________________________________________________________________________________________

*******************************************************************

AULA 01- DIRECIONADA (19/05/2020)


Tomemos como objeto de discussão as “Fake News” nesse período de pandemia do Coronavírus. Como ponto de partida sobre o assunto, assista a essas reportagens sobre o perigo das Fake news nesse período de pandemia, exibidas a seguir:


§  Fundamentados nessas informações, procure analisar a veracidade das notícias abaixo que foram espalhadas através das redes, ou seja, quais delas realmente são verdades? Pesquise e descubra as que foram vítimas das Fake News.

 Mensagem que foram compartilhadas no WhatsApp:




 “Carnaval será a porta de entrada para o novo corona vírus.”


       “Tóquio cancela Olimpíadas temendo a epidemia.”
       “Corona vírus poderia ser transmitido por encomendas vindas da China.”
       “Britânico conseguiu vencer o vírus medicando-se com uísque e mel.”
     “Analista especializado em guerra biológica afirma que o novo corona vírus foi fabricado em um laboratório chinês.”
       “Bill Gates financiou patente do corona vírus.”



§  E a seguir produza uma lista de cuidados e ações que possam ser desenvolvidas para que isso não gere problemas para a população, ou seja, o que podemos fazer para que as fake News não sejam espalhadas e assim preocupando as pessoas?




Observação: vocês deverão copiar e responder no caderno as atividades propostas.

Orientamos que para retorno: batam foto da atividade (coloque disciplina-nome-turma) e envie em anexo, no e-mail criado para isso: 

emhg2020atividades@gmail.com
ao anexar arquivo, no assunto coloquem:
Nome, série e disciplina.

Caso haja dificuldade de usar e-mail aguardaremos o retorno  às aulas para darmos o visto e o reforço dos conteúdos.


2 comentários: