sexta-feira, 8 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 6 º ANO A E B - PROFESSORA EYLA



CONVITE veja link:https://emhg2020atividadesremotas.blogspot.com/2020/08/convite.html



**************************** 


Aula 28 Dia 24 - 11 - 2020

Artigos

Assista o vídeo.

             As palavras que colocamos antes dos substantivos para determina-los são chamadas de artigos. Os artigos podem ser:
. Definidos - o, a, os , as. Nós os usamos quando nos referimos a algo conhecido, específico.
. Indefinidos - um, uma, uns, umas. Nós usamos quando tratamos de algo não específico, indeterminado.

Atividade

1º) Complete com os artigos indeterminados.
a) ___ sacola
b) ____ canetas
c) _____ tigresa
d) ____ agricultores
e) ____ laranjas
f) ____ balões
g) ___ orações
h) ___ professores

2º) Circule os artigos definidos ou indefinidos presentes nas frases abaixo.

a) Uma menina lavou a bicicleta.
b) O cachorro é um animal mamífero.
c) As mulheres viram os carros.
d) As ondas faziam o navio balançar.
e) A televisão quebrou mais uma vez.
f) Fiz a lição de casa ontem.

Correção da aula 19 do dia 22 - 09 -2020
1º)
a) enchente
b) caixa
c) cochilar
d) xampu

2º)
1. ch
2. x
3. x
4. x
5. ch
6. x
7. x
8. x
9. ch
10. x

3º)
a) ordem de pagamento
 jogada no jogo de xadrez.
b) rachadura , fenda , corrida de carro não autorizado.
pano antigo , grosseiro, de algidão
c) pequeno prego.
imposto, preço
d) acusar, censurar.
estabelecer, imposto.
e) planta para preparo de bebida.
título do antigo soberano do Irã.
f) vasilha para alimentar animais.
o que manca, imperfeito.

4º)
a) tachinhas
b) cheque
c) taxas
d) tachado
e) xeque

  


Aula 27 Dia 17 - 11 - 2020

Atividade

1º) Leia o texto ( A escola da vida ) das páginas 73, 74 e 75 e faça as questões abaixo.

Página 75
1. -
    -
2. -
   

    -
   -
3. -
    -
4. 
a)
b)
c)
d) 

Página 76
5. 
a) -
   -
b) -
    -
6. -
    -

Aula 26 Dia 10 - 11 - 2020

Atividade

Leia o texto 4 - Poema Visual da página 63, depois faça a atividade.

Página 64 ( Por dentro do texto )
1. -
2. -
3. -
4. -
5. -
6.-

Página 64 ( Conversa entre textos )
1. -
2. -
3 . -
4. -
5. -

Página 65
6. a)
    b)
    c)
7. -
    -
8. -


Aula 25 Dia 03 - 11 - 2020

Correção de atividades

Aula 14 no dia 18 - 08 -2020

Página 44
1. O conflito vivido pelo personagem diz respeito à falta de uma definição concreta da su identidade.

Página 46
1. vinte e cinco linhas.
2. As linhas 1 a 19 estão separadas das linhas 20 a 25 por um espaço em branco.
3. O poema é formado por 25 versos e duas estrofes.
4. a) Do livro Cavalgando o arco-íris.
    b) Pedro Bandeira.
    c) A um menino. O último verso.

Aula 16 do dia 01 - 09 - 2020

Página 49
1. a) Herói, Sansão e moleque.
    b) Lutador e campeão.

2. a) Mentiroso
    b) É negativo. O menino tinha fama de contar mentiras, por isso a família não o considerou normal e o levou ao médico.
    c) Verdadeiro.
    d) Não. De acordo com o contexto, o título refere-se ao fato de o menino ser imaginativo, sonhador, um aprendiz de poeta, e não alguém que inventa mentiras.
Página 50
3. Fama: "de mentiroso"; dragões: " da independência"; pátio : " da escola"; pedaço: " de lua "; gosto: " de queijo".

Aula 17 do dia 08 - 09 - 2020
Página 50
1. a) Alternativa a

Página 51
2.  A palavra lutador exerce a função de adjetivo.
3. O eu poético às vezes se sente um super-herói, a exemplo dos super-heróis das revistas em quadrinhos , que têm o poder de voar.
4.
a) Na segunda quadrinha.
b) O eu lírico expressa sentimento de desânimo, desapontamento, pois sempre que conhece alguém legal, agradável e de quem quer se tornar amigo , a amizade não vai adiante.
c) Adjetivos: pequenina e mimosa; locução adjetiva: da rosa.
d) . Adjetivo: alegre; substantivo abstrato : tristeza.
    . O adjetivo triste.

Página 52
1.Semelhanças mais visíveis estão felizes e as diferenças estão no tamanho, nos traços físicos e nos trajes que utilizam.
2. Resposta pessoal.

Aula 18 do dia 15 - 09 - 2020

1. ch
2. ch, ch
3. x
4. x
5. x
6. ch
7. ch, ch
8. x
9. ch
10. ch
11. x
12. ch
13. x
14. x
15. x
16. ch
17. x
18. ch
19. x
20. ch



Aula 24 Dia 27 - 10 -2020

Atividade

Estude prefixos e sufixos das páginas 58, 59 , depois faça a atividade.

Página 59
1. a) -
    b) -
        -
    c) -
        -
    d) -
        -

2. a) -
    b) .              .           .          .       .         .

Página 60
3. a) -
    b) -
    c) . -
        . -
    d) -
        -
    e) -

4. a) -
    b) -
    c) -
    d) -
    e) -
    f) -
    g) -




Aula 23 Dia 20 - 10 - 2020

Atividade

1º) Sublinhe os adjetivos das frases abaixo:
a) O aluno estudioso consegue bons resultados.
b) As crianças pequenas estavam alegres.
c) A menina ficou irritada com o irmão.
d) O homem usava um chapéu grande.
e) Maria encontrou um pobre gatinho martirizado.
f) As estrelas brilhantes enfeitam o céu.
g) O rio calmo desperta tranquilidade.
h) As meninas alegres foram à escola.

2º) Acrescente adjetivos nas palavras abaixo.
a) Sol __________
b) Chamas ________
c) Bicicleta _________
d) Cadeira ___________
e) Tempero ___________

3º) Escreva o adjetivo pátrio para o estado brasileiro. Observe abaixo.
acriano - alagoano - baiano - paraibano - norte rio grandense ou potiguar - paulista - maranhense - cearense.

a) Ceará __________
b) Bahia ___________
c) Rio grande do norte ________
d) Acre ___________
e) Alagoas __________
f) Paraíba __________
g) São Paulo ________
h) Maranhão _________

4º) Indique o significado de cada adjetivo, de acordo com seu emprego antes ou depois do substantivo. Em caso de dúvida, consulte o dicionário.

a) grande homem - ________________________
    homem grande -________________________

b) Caro amigo - _________________________
    vestido caro  - _________________________

c) pobre mulher - _________________________
    mulher pobre - _________________________

d) exercício simples -_______________________
    simples exercício - _____________________

5º) Reescreva as frases a seguir , passando para o feminino os substantivos e os adjetivos e fazendo as adaptações necessárias.

a) Meu padrinho é um leitor assíduo.
Minha ________________________________

b)Lúcio foi assessor de gabinete do prefeito.
Maria _________________________________

c) Meu genro gosta de ser diretor de escola.
Minha ________________________________

d) Bom dia , compadre!
   Bom dia, __________

e) Nem sempre o herói da história vence .
 Nem sempre a ___________________________
c) 

Aula 22 Dia 13 -10 - 2020

Flexão de Adjetivo ( gênero , número e grau)
Orientações

Assista o vídeo
Estude o conteúdo no livro didático página 
Copiar e responder no caderno a atividade

Página 56
1. a) -
    b) -
        -

Página 57
2. -
    -

Página 57
1. -
    -

Página 58
2. -
    -
3. -
    -
4. -
5.-
   -
6.a)-
     -
   b)-
      -
   c) -
       -

Aula 21 06 - 10 - 2020

Correção de algumas atividades.

Correção da Aula 8 do Dia 07 - 07 - 2020

1º)
1. b

2º) . a) turma
b) condomínio
c) time
d) banda

3º) a) vereadora
b) imperatriz
c) lavadeira
d) cidadã
e) condessa
f) leoa
g) elefanta
h) duquesa
i) sacerdotisa
j) freguesa 
k) juíza
l)dama
m) amazona
n) égua
0 ) abelha

4º)
1. jornais
2. anéis
3. répteis
4. gravidezes
5. barris
6. caracóis
7. degraus
8. chapéus
9. troféus
10. raízes
11. colares
12. dólares
13. hambúrgueres
14. nozes
15. cartazes
16. fregueses
17. gases
18. atlas
19. oásis
20. narizes
21. tênis
22. vìrus
23. álbuns
24. armazém
25. nuvens
26. corações
27. cidadãos
28. bençãos
29. xerox
30. ônix

5º)
a) pedacinho, sacolinha, caquinhos, pedrinhas.
b) jornalzinho, bilhetinhos, botõezinhos, recadinhos,
botinhas.
c) sacolinha - sacola
caquinhos- cacos
pedrinhas - pedras
pedacinho - pedaço

Correção da Aula 09 do Dia 14 - 07 - 2020

1º)
a) nojento, nojeira, enojar
b) agilidade , agilizar

2º)
a) j
b) j
c) g
d) j
e) j
f) j j
g) j
h) g
i) g
j) j
k) g
l) g

3º)
a) j
b) j
c) j
d) j
e) j
f) j
g) j
h) j
i) j

4º)
a) viagem
b) viajem
c) viagem

5º)
a ) j , j ,g , g , g
b) j, g, g, j , g
c) j , g, g, g, j
d) j, j, g, g, g
e) g g, g , g , j ,j

Correção da Aula 10 no Dia 21 - 07 - 2020
Seria respostas pessoais.

Correção da Aula 12 no Dia 04 - 08 -2020

Página 43
1. Chegava em casa relatando que viu seres imaginários.
2.Ele tinha a imaginação fértil, e possivelmente, o escritor gosta de imaginar e inventar histórias.

Página 44
3.  Não, o médico acha normal a imaginação criadora do menino e diz que ele tem dons poético
4. O menino é incapaz de ser verdadeiro conforme o que mãe julgava correto. Ele criava outra realidade: da fantasia, do sonho e da imaginação
5. Resposta pessoal , poderia ser, Poeta por natureza.
6. Resposta pessoal
7. Caso de polícia
8.
a) Fazer a leitura da palavra fama.
b) Fama , no contexto, significa voz geral, voz pública, reputação, conceito. Quando alguém tem fama de mentiroso, isso significa que todos sabem disso. Portanto, o sentido é o da acepção 2.

9. O menino era criativo, igual a um poeta quando cria uma poesia.
10.Poesia é o que desperta emoção, sentimento de beleza.....








Aula 20 Dia 29 - 09 - 2020

Orientações

. No livro didático páginas 53 a 55.
. Copiar e responder tudo no caderno.


Atividade

1º) Leia o poema da página 53. Depois faça as atividades.

Página 53
1. -
    -
2. -
3. a)               b)              c)

Página 54
4. -
5. -
6. a) -
        -
    b) -
7. -
8. -
9. a) -
    b) -
        -
    c) -
10. _
      - 
Aula 19 Dia 22 - 09 - 2020

Atividade

1º)Em cada sequência de palavras abaixo,todas estão grafadas corretamente, exceto uma. Identifique-a com a grafia apropriada

a) enxada - enxoval - enxurrada - enxaqueca - enxente.
-
b) apetrecho - cachaça - cachimbo - caicha - chuchu.
-
c) coxilar - luxação - relaxar - rixa - vexame.
-
d) champu - mexer - xingar - xereta - xarope.
-
2º) Complete com CH ou X.
1 - en__arcar
2 - en__ugar
3 - en__ergar
4 - me__er
5 - me__a
6 - quei__o
7 - rou__inol
8 - pai__ão
9 - en__er
10 - me__icano

3º) Há na língua portuguesa, palavras que têm a mesma pronúncia que outras, mas sentido e escrita diferente. Essas palavras são chamadas de homônimas .
ex: bucho - estômago de mamífero
buxo - arbusto originário da Europa

Com o auxílio do dicinário, dê o significado dos homônimos a seguir.
a) cheque___________
xeque ____________
b) racha _____________
raxa________________
c) tacha ______________
taxa _________________
d) tachar _____________
taxar _________________
e) chá _________________
xá ____________________
f) cocho _______________
coxo __________________

4º) Complete adequadamente as frases a seguir com um dos homônimos indicados entre parênteses.

a) Pregue seu poema no mural com estas _________ ( tachinhas , taxinhas ).
b) Senhor , por favor, dirija-se a outro caixa para solicitar seu __________ especial ( cheque , xeque ).
c) Vou ao banco para efetuar o pagamento das __________ de água , luz e telefone ( tachas , taxas ).
d) O funcionário foi injustamente __________de incompetente pelo diretor ( tachado , taxado ).
e) O ___________ árabe veio ao Brasil com uma comitiva de cem pessoas ( xeque - cheque).



Aula 18 Dia 15 - 09 - 2O20
Ortografia do X e CH


Assista o vídeo

1 - Após um ditongo usa-se x:
exs: caixa, peixe, frouxo

2- Após en-inicial.
exs: enxada, enxaguar, enxame
exceção: encher

3- Após o me- inicial
ex: mexerica, mexerico, Mexicano
A única exceção é mecha.

4 - Palavras de origem indígena e africana.
ex: xavante, xangô, xará

5 - Palavras com x
roxo, lixa, xale, faxina. rixa, puxar, etc.

6 - Palavras com ch:
broche, chuchu, chalé, flecha, pechincha, saisicha.

Atividade

1º) Complete as palavras com x ou ch.
1. beli__e
2. bo__e__a
3. li__o
4. me__er
5. __ingar
6. __aminé
7. __u__u
8. ca__umba
9. me__a
10. en__er
11. __arope
12. cartu__o
13. co__inha
14. fai__a
15.embai__o
16. en__arcado
17. amei__a
18. __á
19. Mé__ico
20. fe__adura
Aula 17 Dia 08 - 09 - 2020

Atividade

Estude a parte amarela na página 50 do livro de português e faça a atividade abaixo:

Página 50
1. a) 
    b)

Página 51
2. -
3. -
    -
4.
a)-
b)-
c)-
d).-
   .-

Página 52
1. -
    -
2. -

Aula 16 Dia 01 - 09 - 2020

Atividade


Estude sobre adjetivo nas páginas do livro de português 49 , 50 e responda as questões abaixo:

Página 49
1. a) -
        -
    b) -

2. a) -
    b) -
        -
    c) -
    d) -
        -
        -
Página 50
3. . -
      -

Aula 15 Dia 25 - 08 -2020

Adjetivo



Assista o vídeo e copie essa anotação no caderno, nas próximas aulas vamos fazer as atividades.

Adjetivo - dá características aos seres a as coisas.

Classificação do Adjetivo
1 - Primitivo e Derivado
EX: Bom - bondoso

2 - Simples e Composto
EX: Alto , alto - falante

3 - Pátrio
EX: menino gaúcho, menino nordestino

Flexão do Adjetivo
1 - Número
2 - Gênero ( adjetivo uniforme, adjetivo biforme)
3 - Grau ( comparativo ,superlativo)

Locução Adjetiva- é a reunião de duas ou mais palavras com valor de um só adjetivo.
EX : anel de ouro
        blusa de algodão



Aula 14 Dia 18 -  08  -2020
Atividade

OBS: As atividades das páginas 44, 45, 46,do livro de português.

Página 44
1. -

Página 45
Leia o poema Identidade

Página 46
1. -
2. -
    -
3. -
4.a) -
   b) -
   c) -

Aula 13 Dia 11 - 08 -2020
Ola ! Alunos, vamos fazer algumas correções.

Aula 05 do dia 16 - 06 - 2020

Página 28
1 - A visita de quatro dias de Malala ao Paquistão, seu país de origem, de onde tinha saído desde 2012, após um atentado que sofreu na cidade de Mingora.

Página 29
2 - Em 2012 Malala saiu da sua cidade com os olhos fechados porque tinha sofrido um atentado. Em 2018, ela volta á cidade ,já recuperada e com mais maturidade para compreender os fatos ocorridos após o atentado.

3 - Alternativa C

4 - Resposta pessoal ( notícia triste)

5 - Resposta pessoal ( lá gosta que nasça menino )

Aula 06 do dia 23 - 06 - 2020

Página 30

1 - Mas meus avós, que eram professores de teologia e irmãs da aldeia, não gostaram que meus pais me dessem esse nome.

Página 31

2 - O substantivo avós e pais referem-se, respectivamente, ao avô e ao pai e à mãe

Flexão de grau

1- Sim, pois seria uma forma mais carinhosa de se referir ao avô e ao pai.

Aula 07  do dia 30 - 06 - 2020

Página 31 ( Ampliando o conhecimento)

1 - a) Nobel da Paz e Paquistão.
b) Pelo contexto ( a frase)

2 - a) Pertence ao gênero feminino. No trecho, a palavra se refere à Malala, que também é um substantivo feminino

b) Estudante e adolescente

Página 32

3 - a) Poderia indicar tamanho, informando que se trata de crianças pequenas

b) No caso de mãezinha, o diminutivo tem um valor carinhoso.

c) Poderia indicar tamanho, porém, dependendo do contexto, poderia também ter um sentido pejorativo, pois acrescentaria a ideia de que é um jornal qualquer, sem grande influência.

4 - ãos: anciãos, cidadãos, sacristãos, bênçãos.
      -ães - anciães,cães, capitães, escrivães, pães.
     - ões- anciões, anões, patrões, botões, cordões.

Página 33

5 - a) A divugação do projeto Donas da Rua, criado pela Maurício de Sousa Produções com o apoio da ONU Mulheres, para elevar a autoestima das mulheres.

b) A mudança de comportamento dentro das histórias em quadrinhos da Turma da Mônica e a exposição, em comemoração ao Dia Internacional das Mulheres, em que as personagens meninas da Turma da Mônica interpretam personalidades que se destacaram em diversas áreas.

6 - Ações ( ação no singular), produções ( produção no singular), comemoração ( comemorações no plural) e exposição ( exposições no plural. 

7 - Sim 


Aula 12 Dia 04 - 08 -2020

Atividade


1º) Leia o texto A incapacidade de ser verdadeiro da página 43 e faça as questões abaixo.

Página 43
1. -
    -

2. -
    -

Página 44
3. -
    -

4. -
    -

5. -
6. -
7. -
8. a) -
        -
    b) -
        -
        -
9. -
10. -
      -

Aula 11 Dia 28 - 07 -2020


Ola!, Alunos!! Vamos fazer a correção de algumas atividades. Preste a atenção no número da aula e no dia.

Correção da Aula 01 do Dia 15 - 05 - 2020

Página 22

1. São substantivos abstratos, pois não tem existência própria.

2.
a) Sensação
b) Existência, encanto e regresso

Página 23

a) Bolsinho
b) É derivado de bolso
c) Escudo-escudeiro / escola-escolar / blusa-blusão.

Correção da Aula 02 do Dia 26 - 05 - 2020

1º)
( 5 )
( 2 )
( 1 )
( 3 )
( 4 )

2º)
a) mão de obra
b) pão de ló
c) abelha - rainha
d) manga - rosa
e) couve - flor
f) salário - mínimo
g) bomba - relógio
h) banana - maçã
i) peixe - espada
j) super - homem

3º) 
d) (  x  )

4º) 
a) comum,simples, concreto, e primitivo
b) próprio, composto e concreto
c) comum, simples, derivado e abstrato
d) simples, comum, concreto e derivado

5º)
a) primitivo - papel, derivado - papelada
b) primitivo - sapato, derivado - sapataria
c) primitivo - ferro, derivado - ferradura
d) primitivo - pedras , derivado - pedregulhos

Correção da Aula 03 do Dia 02 - 06 -2020

Página 23 
1 . A combinação foi positiva, uma vez que o personagem Fernando relata que Odnanref lhe revelava verdadeiras maravilhas.

Página 24
2.resposta pessoal ( pode ser a mesma pessoa com a dificuldade se demonstra forte).

3.
a) É formado pelo substantivo herói + a terminação -ismo ( herói + -ismo)
b)
( 2 )
( 4 )
( 1 )
( 3 )

Página 25
c) Sim, corresponde ao item comportamento, pois esse substantivo indica uma ação de bravura , coragem.

Correção da Aula 04 do Dia 09 - 06 -2020

Página 26
1.
alternativa d

2.mostra que Malala era tão importante quanto os outros descendentes, que eram do sexo masculino.

3.
a)O exército britânico na Segunda Guerra Anglo-Afegã.
b) Porque, ao marchar no campo diante das tropas britânicas e ser morta, Malala inspirou o exército afegão com suas palavras e sua coragem.

4.Que ela fosse forte, corajosa como a heroína Malala.



Aula 10 Dia 21 - 07 -2020

Atividade


1º) No livro de português página 35 . Faça essa sugestão de roteiro. Fale sobre você.
1 - Qual o seu nome? __________________________________
2 - Em que estado você nasceu ? _________________________
3 - Como é chamado quem nasce nesse estado ?_____________
4 - Você tem parentes que vieram de outras regiões do Brasil ou do mundo? Quem são eles ? De onde vieram ? __________________
_____________________________________________________
5 - Você estuda há quanto tempo nesta escola ?_______________
6 - Qual matéria você mais gosta de estudar ? Por que ? _______
_____________________________________________________
7 - Qual hora do dia lhe agrada mais ?______________________
8 - Que manias você tem ? _______________________________
9 - O que lhe dá mais medo na vida ? _______________________
10 - O que o deixa irritado ? _______________________________
11 - O que o deixa emocionado ? ___________________________
12 - Qual é o nome do seu melhor amigo ? ___________________

2º) Leia o texto de Manoel de Barros da página 41, e responda as questões abaixo :
3 -
   -

4 -

5 a) _
   b) -
   c) -
       -

6 -
   -

7 a) -
       -
   b) -
       -
       -



Aula 09 Dia 14 - 07 -2020

Ortografia
Emprego do g e j


1 - Emprego da letra J

. Nas palavras de origem árabe , indígena e africana.

alforje ( árabe ) biju ( indígena ) acarajé ( africana )

. Nos verbos terminados em -jar e em toda sua conjugação.

arranjar - arranjamos , arranjou

. Nas palavras derivadas de outras que  já possuem J :

cereja - cerejeira , loja - lojista

. Na terminação -aje

laje - traje

2 - Emprego da letra G :

. Nas palavras derivadas de outras que já apresentam G :

ferrugem - ferrugento

. Geralmente nas terminações -agem, -igem, -ugem :

aragem , vertigem , ferrugem

. Nas terminações -ágio, -égio, -ígio, -ógio, -úgio:

pedágio, régio, prestígio, relógio, refúgio.

OBS: Viajem ou viagem pertence ao verbo viajar e viagem é substantivo.

EX: Talvez meus amigos viagem nas férias de julho para a Europa. Eles planejam essa viagem há muitos anos.

Assista o vídeo

Atividade

1º) Observe este grupo de palavras.

vidro   -  vidraça  -  vidreiro
vidrinho  - vidraceiro  - envidraçar

    Essas palavras são da mesma família , pois apresenta em comum a partícula vidr: Forme famílias de palavras a partir de :

a) nojo _____________________________________________
b) ágio _____________________________________________

2º) Observe a grafia das palavras.

jeito - laranja - sujo - digerir -agendar- Egito- jejuar - rígido varejo- gorja - selvagem -jipe

Com base nas palvras acima , complete adequadamente com J ou G.
a) desa__eitada
b) re__eitar
c) e__ipcia
d) vare__ista
e) su__eira
f) __e__um
g) gor__eio
h) a__enda
h) ri__idez
j) laran__eira
k) di__estão
l) selva__eria

3º) Levando em conta que as palavras abaixo são de origem árabe, tupi ou africana, complete-as adequadamente com J ou G.

a) can__ica
b) --irau
c) __erimum
d) __iló
e) berin__ela
f) no__o
g) __equitibá
h)__uriti
i) __ibóia

4 º) Complete adequadamente as frases com viajem ou viagem :

a) Boa __________, meu filho!
b) Talvez Ana e Lúcia _______ para a Disneylândia em Julho. Como eu gostaria de fazer uma ______ dessas!

5º) Complete com J ou G . Em cada sequência, apenas três são grafadas co G.

a ) man__ericão, __ibi, __eada , sar__eta , __ingar
b ) in__eção, refú__io, pedá__io, reló__io, ma__estade
c) cafa__este, cerve__eiro,  __íria,  gara__em.
d ) gor__eta ,  lambu__em ,  va__em,  __ilete,  al__ema.
e)  __er__elim,  estran__eiro,  rabu__ice,  __érsei , pega__ento



Aula  08 Dia  07 - 07 -2020

Atividade


1º) Escolha a alternativa correta :

1 - A palavra casinha é um substantivo .

(  a  ) comum , simples , primitivo  e concreto
(  b  ) comum , simples , derivado  e concreto
(  c  ) comum , composto , primitivo e abstrato
(  d  ) Nenhuma das alternativas

2 - Circule nas frases a seguir substantivos que , embora estejam no singular , referem-se a um grupo de seres:

a) A turma da minha rua é muito unida.
b) Ele morou no mesmo condomínio que eu
c) O time de futebol de salão triunfou.
d) Saíram para ver a banda passar.

3º) Escreva as palavras abaixo no feminino.

a) Vereador ____________
b) Imperador ___________
c) Lavador ____________
d) Cidadão _____________
e) Conde ______________
f) Leão __________________
g) Elefante _______________
h) Duque ________________
i) Sacerdote ________________
j) Freguês__________________
k) Juiz___________________
L) Cavalheiro ______________
m) Cavaleiro _______________
n) Cavalo__________________
o) Zangão________________

4º) Escreva o plural dos substantivos.

1 - jornal_______________
2 - anel ______________
3 - réptil________________
4 - gravidez _____________
5 - barril ________________
6 - caracol _______________
7 - degrau ________________
8 - chapéu ________________
9 - troféu __________________
10 - raíz _________________
11 - colar __________________
12 - dolar ___________________
13 - hambúrguer _________________
14 - noz ___________________
15 - cartaz __________________
16 - freguês _________________
17 - gás _____________________
18 - atlas __________________
19 - oásis _________________
20 - nariz ________________
21 - tênis _______________
22 - vírus ________________
23 - álbum __________________
24 - armazém ______________
25 - nuvem _____________
26 - coração _______________
27 - cidadão ________________
28 - benção _________________
29 - xerox ________________
30 - ônix ______________

5º) Observe o texto :

                           Pedacinho no jornal

Perdi uma sacolinha de plástico
cheia de sonhos , bilhetes
botões, caquinhos brilhantes,
esperanças, pedrinhas de víspora,
crenças em cegonha
e Papai Noel.
Se alguém achar
ou souber seu paradeiro,
por favor, me mande um recado
que eu pego minhas botas de sete léguas 
e vou buscar....

a) Escreva os substantivos do texto que estão no diminutivo.
________________________________________________
________________________________________________

b) Passe para o diminutivo outros substantivos do texto , escritos abaixo .
     jornal - bilhetes - botões - recado - botas 
_______________________________________________
________________________________________________

c ) -  Retire do poema os substantivos que estão no grau diminutivo e escreva a forma normal desses substantivos 
________________________________________________
________________________________________________
________________________________________________



Aula 06 Dia 30 - 06 -2020

Atividade


Atividade no livro de português da página 31 à 33.

1 . Página 31

a) -
b) -

2 - a) -
         -
    
      b) -

3 - Página 32

     a ) -
          -
    
     b ) -
          -

     c) -
         -

4 - . -
       -
       -

5 - Página 33
    
     a) -
         -
     b) -
         -
         -
6 - -
     -
     -

7 - . -
       - 




 Aula 06 - Dia 23-06 -2020



Flexão do Substantivo
gênero , número e grau


1º) Você viu anteriormente o que são substantivos. Agora vai estudar como eles se flexionam. Os substantivos sofrem flexão de gênero , número e grau.

2º) Assista o vídeo.


3º) Estude a gramática no livro de português págs. 30 , 31.

Atividade

Flexão de gênero (  pág 30 )
    
   1. a) -
       b)-
       c) -

Flexão de número ( pág 30 , 31 )

    1. _
        _

    2. _
        _

Flexão de grau (  pág 31 ) 

    1. _














******************************************

 Aula 05 - Dia 16 -06 -2020

Atividade

1°) Leia a página 28 do livro de português e em seguida faça a atividade 

Página 28
1 _
   _

Página 29
2 _
   _
3 a)
   b)
   c)

4 _
   _

5 _

  *****************************************************************

Aula 04 Dia 09 -06 - 2020

Atividade

1º) Leia a Autobiografia de Malala da página 25 e 26 do livro de português e depois responda as questões abaixo.

Página 26
1 . a) 
     b)
     c)
     d)

Página 27
2. _
    _

3. a)_
       _
    b)_
       _

4. _
    _



  *****************************************************************

Aula 03 Dia 02 - 06 - 2020

Atividade 

1º) Atividade do livro de português nas páginas 23 , 24 , 25 .

Página 23
1. _
    _
    _

Página 24
2. _
3. a) _
        _
    b) 1                               a)
        2                               b)
        3                               c)
        4                               d)

Página 25
      c) _
          _

2 comentários: