sexta-feira, 8 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 8 º ANO ( TEMPORÁRIO)


Aula 11- Dia 28-07 -2020

NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, APENAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Leia o texto abaixo, que muito tem circulado nas redes sociais ultimamente.

Foi necessário Infelizmente! 

 Augusto Cury
        Foi necessário um vírus para desacelerar o planeta e nos levar a mergulhar no mais complexo dos planetas, a nossa mente. E nos encorajar a nos conhecer um pouco mais, incluindo nossos medos e nossa pequenez. 
        Foi necessário um vírus para causar um terremoto em nosso orgulho e nos lembrar que a vida é um espetáculo único, irrepetível e imperdível! Foi necessário um vírus para percebermos a importância e fragilidade dos nossos idosos e enxergarmos que eles simplesmente nos deram a vida e são um tesouro inestimável da humanidade! 
         Foi necessário um vírus para os pais acordarem para não educar seus filhos a serem consumistas, para dar a eles aquilo que o dinheiro jamais pode comprar: sua história! Agora eles têm a oportunidade de falar de suas lágrimas para crianças e adolescentes, aprenderem a chorar as delas, de dialogar sobre suas perdas e fracassos, para que eles entendam que não há céu sem tempestades, e que jamais devem desistir da vida, mesmo que o mundo desabe sobre elas!
        Foi necessário um vírus para nos recordar da fascinante sabedoria do Mestre dos mestres, que ao ser traído por Judas, o chamou de amigo, pois ele não tinha medo de ser traído, mas de perder um amigo. Para ele os amigos eram caríssimos! E este pequeno e invisível vírus agora nos tem feito enviar mensagens aos nossos amigos que estavam no rodapé da nossa história: “Por favor, se previna, se cuide”! 
      Foi necessário um vírus para entendermos que, independente da classe social, raça, religião e sexualidade somos todos seres humanos incríveis e que deveríamos amar mais e julgar menos. Foi necessário um miserável vírus para nos mostrar que o culto a celebridade é uma estupidez intelectual, que não há nenhuma diferença entre um anônimo ou alguém que vive debaixo dos holofotes da mídia! Sim. 
       Foi necessário um vírus para nos mostrar que só é digno do poder quem é desprendido dele, quem o usa para servir a sociedade e não para que a sociedade o sirva! Foi necessário um vírus para termos muito mais cuidado com a higiene, para cozinharmos juntos em família alimentos mais saudáveis e comer menos fast food! 
     Um invisível vírus, portanto, nos dá a oportunidade para que apontemos menos as falhas e celebremos mais os acertos de quem amamos, pois quem é um apontador de falhas está apto para conviver com máquinas e não com seres humanos.     
       Foi necessário um vírus para nos levar a aprender que há um charme nos defeitos suportáveis dos outros, a ser mais leve, dar mais risadas das nossas tolices, chatices e manias, nesta época de quarentena. Esse vírus é terrível, não deveria abater a humanidade, mas já que temos sido abalados por ele, vamos mostrar para nós mesmos, que sairemos muito melhores emocionalmente, mais sábios socialmente e mais poderosos intelectualmente. As lições foram dadas. Agora só nos resta aprendê-las humildemente! 
Disponível em: . Acesso em 01 abr. 2020.



Após sua leitura e a assistir ao vídeo acima, responda:

1. O texto propõe uma reflexão sobre a pandemia atual que assola a humanidade. Qual é o ponto de vista do autor a respeito da doença? 

2. Selecione alguns argumentos que ele traz para defender seu ponto de vista sobre o assunto.

3. Qual era a sua visão sobre o coronavírus antes de ler o texto? Essa leitura mudou seu ponto de vista? Explique.

4. Escreva um pequeno texto (mínimo 8; máximo 15 linhas) sobre o assunto do texto. Reflita e escreva.

************************************************                     
****************************************************************
  Aula 10- Dia 21 -07 -2020

Assistam ao vídeo abaixo, em seguida realizem a atividade proposta.



NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, APENAS AS QUESTÕES.

Verbos no modo subjuntivo
Leia:
Como se forma o arco-íris?

O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol e as gotas de chuva, e é por isso que ele só aparece se tiver chuva caindo e sol brilhando ao mesmo tempo.
A luz do sol, que é branca, é feita de todas as cores. Mas, para que as cores _________ separadas, é preciso que a luz encontre uma gota de água. As nuvens de chuva são feitas de muitas gotas de água, por isso quanto mais estiver chovendo, ou mais perto de você, maior poderá ser o arco-íris. Mostre à criança como o arco-íris vai desaparecer não por magia, mas apenas porque a chuva vai parar – ou porque outra nuvem vai esconder o sol.

Disponível em: <http://www.ebc.com.br/>. (Fragmento).

Questão 1 – Identifique o trecho em que o verbo grifado está no modo subjuntivo:
(     ) “O arco-íris nasce de um encontro entre a luz do sol [...]”
(     ) “[...] ele só aparece se tiver chuva caindo [...]”
(     ) “Mostre à criança como o arco-íris vai desaparecer [...]”

Questão 2 – No trecho identificado acima, o verbo está no modo subjuntivo para exprimir:
(     ) uma certeza.
(     ) uma condição.
(     ) uma orientação.

Questão 3 – Na parte “Mas, para que as cores _________ separadas [...]”, o espaço indicado deve ser preenchido com o verbo “ser” no modo subjuntivo. Aponte-o:
(     ) “são”.
(     ) “eram”.
(     ) “sejam”.

Questão 4 – Sublinhe o verbo no modo subjuntivo neste segmento do texto:

“[...] é preciso que a luz encontre uma gota de água.”

Questão 5 – Na passagem “[...] por isso quanto mais estiver chovendo [...]”, o verbo no modo subjuntivo está no tempo:
(     ) presente.
(     ) pretérito imperfeito.
(     ) futuro.


*****************************************************************************************************************

                        Aula 09- Dia 14 -07 -2020


ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SOMENTE AS QUESTÕES.

Leia e responda às questões propostas.

O futuro é agora

A tecnologia 5G é complexa e desafiadora. Para o diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, ela é vista como disruptiva, por apresentar cenários diferentes dos oferecidos pela tecnologia atual. “O primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade. O tempo passou e tivemos várias mudanças, mas sempre voltadas à funcionalidade e ao aumento da comunicação de dados. O 5G é diferente, pois permite ir além”, conta.
A nova tecnologia permitirá atender a três cenários diferentes. Segundo o diretor, o primeiro é o grande aumento da taxa de dados, que poderão ser até cem vezes maiores do que no sistema 4G. A outra possibilidade refere-se ao baixo tempo de latência da rede. Ou seja: a informação demora muito menos para chegar de um ponto a outro. “Essa característica permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil, com tempo de atraso tão pequeno que seria possível fazer uma cirurgia a distância, devido à conexão praticamente instantânea”, exemplifica.
Por fim, o último cenário diz respeito ao número de usuários. Será possível ter muito mais usuários conectados à rede – e, nem sempre, humanos. “Atualmente, os aparelhos estão conectados a, no máximo, um ou dois equipamentos conectados. Espera-se que, após a mudança, cada usuário tenha um smartphone e outros dez aparelhos conectados a seu sistema de comunicação móvel”, explica.
Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso, e que os benefícios são consenso na comunidade acadêmica.

Revista “MINAS FAZ CIÊNCIA” – dez 2019/jan/fev 2020, p.41.

Questão 1 – Em “A tecnologia 5G é complexa e desafiadora.”, o texto:
(     ) enumera vantagens da tecnologia 5G.
(     ) expõe uma avaliação sobre a tecnologia 5G.
(     ) levanta uma hipótese sobre a tecnologia 5G.

Questão 2 – Segundo o diretor da Inatel, Carlos Nazareth Motta Marins, a tecnologia 5G “é vista como disruptiva”. Por quê?
______________________________________________________________________________

Questão 3 – Na parte “O primeiro intuito da telefonia foi comunicar com mobilidade.”, a expressão sublinhada indica uma circunstância de:
(     ) meio.
(     ) modo.
(     ) intensidade.

Questão 4 – No trecho “O 5G é diferente, pois permite ir além’ [...]”, o fato destacado:
(     ) explica o anterior.
(     ) contradiz o anterior.
(     ) soma-se ao anterior.

Questão 5 – No período “A nova tecnologia permitirá atender a três cenários diferentes.”, a que nova tecnologia o texto se refere?
______________________________________________________________________________

Questão 6 – No segmento “Essa característica permite implantar ações inovadoras, como a internet tátil [...]”, o termo “como” introduz:
(     ) um exemplo de ação inovadora.
(     ) uma conclusão sobre ação inovadora.
(     ) uma comparação entre ações inovadoras.

Questão 7 – As aspas destacam no texto:
(     ) as falas alheias.
(     ) as escritas informais.
(     ) as partes mais importantes.

Questão 8 – No fragmento “[...] cada usuário tenha um smartphone [...]”, o verbo grifado exprime algo que se espera. Por isso, ele está no modo:
(     ) indicativo.
(     ) subjuntivo.
(     ) imperativo.

Questão 9 – Na passagem “Porém, apesar das grandes inovações tecnológicas, é preciso lembrar que há ressalvas quanto a seu uso [...]”, as vírgulas assinalam:
(     ) a omissão de uma informação.
(     ) a intercalação de uma informação.


(     ) o deslocamento de uma informação.


****************************************************************************
                        Aula 08- Dia 07 -07 -2020
    
Olá!! Continuaremos revisando nossos verbos. Assista à vídeo-aula abaixo, pois é muito importante para relembrar nosso conteúdo. Após, realize a atividade proposta.




ATENÇÃO: AS QUESTÕES DEVEM SER COPIADAS E RESPONDIDAS NO CADERNO.
BONS ESTUDOS!!

1. Empregue os verbos dos parênteses na forma adequada:

a)    Agora as crianças __________________ bastante. (nadar)
b)    Amanhã Raquel e Sandra __________ ao teatro. (ir)
c)    Quando chegamos ao aeroporto, o avião já ___________. (decolar)
d)    Ontem ___________ um belíssimo conto. (ler)
e)    Enquanto o ídolo cantava, as fãs ___________. (vibrar)
f)     Nós _________ ao clube, se a Carolina não estivesse doente. (ir)
g)    Espero que ele ____________ bastante. (trabalhar)
h)    Se ____________, nós também iríamos até a danceteria. (poder)

2. Indique o tempo e o modo em que se encontram os verbos das frases:

a) Se não fosse você, eu não encontraria nada.
__________________________________________
b) Ele afirmou que não comprara nada.
__________________________________________
c) O meu amigo acompanhará você.
__________________________________________
d) A equipe treinou bastante.
_­_________________________________________
e) Eles falavam o tempo todo.
__________________________________________
f) Mamãe adora você.
__________________________________________
g) Talvez eles voltem amanhã.
_________________________________________


                      ***************************
 Aula 07 - Dia 30 -06 -2020


  Iniciaremos nosso estudo sobre Frase nominal, frase verbal (Oração) e período. Assim, envio a vídeo aula como suporte para vocês assistirem com bastante atenção, sugiro que vocês façam anotações que achar necessárias.


Acesse o link e se exercite, não precisa copiar no caderno.        

https://www.normaculta.com.br/frase-oracao-e-periodo-significado-e-exercicios/

Bons estudos!


******************************************************************************

Aula 06 - Dia 23 -06 -2020

TEXTO E ANÁLISE

Leia o texto e responda as questões a seguir:



1. No texto, o personagem principal sente-se em conflito ao comparar sua vida de menino rico com a dos meninos de rua.
·         Ao confrontar sua vida com a dos meninos, o que mais atraía o menino rico e o que o deixava triste?

2. Relacione o mundo do menino rico e o mundo dos meninos do chafariz, mostrando as características que os diferenciam.

3. O menino rico vivia em meio ao luxo, mesmo assim invejava os meninos que brincavam soltos e que nada tinham. Na sua opinião, por que esse fato o deixava confuso?

4. Releia.

·      O que havia de estranho na felicidade dos meninos e na infelicidade do garoto rico?

5. Segundo o texto, o personagem principal da narrativa tinha tudo. Por que então não era feliz?

6. O que você pensa sobre o fato de haver meninos que vivem na rua? O que poderia ser feito para essa situação de abandono se revertesse?

7. A seu ver, o personagem principal tinha motivos para invejar os meninos do chafariz? Por quê?

8. Você se sente uma pessoa feliz, que convive bem com sua família e com seus amigos? Fale sobre isso.



**************************************************************************


 Aula 05 - Dia 16 -06 -2020


Atividade

ASSISTAM AO VÍDEO. NELE HÁ EXPLICAÇÕES DE ALGUMAS REGRAS DO USO DO G/J PARA AUXILIÁ-LOS NO ESTUDO.








****************************************


               AULA 04- DIRECIONADA (09/06/2020)

TAREFA: Produza um texto de no mínimo 15 linhas, com o tema racismo. Fique a vontade para escolher o título. No texto tente responder o que é racismo, como ele acontece (exemplos, fatos marcantes, dificuldades) e como combatê-lo?

Para conhecer mais sobre o tema e depois desenvolver seu texto, veja o vídeo abaixo:






Na introdução, é importante contextualizar o problema abordado, já mostrando a sua visão sobre o tema.
No desenvolvimento, você deve apresentar argumentos para que seu ponto de vista seja verdadeiro.

Para concluir seu texto, você deverá apresentar uma proposta de intervenção para resolver os problemas apontados.


********************************************************************************

AULA 03- DIRECIONADA (02/06/2020)

ASSUNTO: ORTOGRAFIA

1.   Observe o texto 1 e o texto 2 e responda corretamente:

Texto 1:

Texto 2:


a)   Observando as imagens, de onde os dois textos foram retirados?
b)   Que tipo de mensagem o texto 1 nos passa? Ou seja, o que ele quer nos transmitir?
c)   Qual o objetivo do texto 2?
d) Identifique as palavras nos dois textos que não seguiram a ortografia adequada e as corrija.
e) Postagem em redes sociais é necessário respeitar a ortografia das palavras? Explique a sua resposta.

2. Leia o texto abaixo retirado do Google Imagens e responda corretamente:



a)   Para que serve textos como esse?
b)   Onde podemos encontrar textos assim?
c)   Podemos perceber várias palavras escritas com a ortografia inadequada. Esses desvios à ortografia atrapalham nosso entendimento da mensagem? Explique.
d) Reescreva cada palavra que está inadequada, consertando a sua ortografia.

3. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa correta:



a) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bem”.
b) A palavra “mal” usada neste texto está errada, pois deveria ser escrita “mau”.
c) A palavra “mal” usada neste texto é contrário de “bom”
d) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bom”.

e) A palavra “mal” neste texto indica o modo como o sujeito escreve, e nesse caso ela é contrário de “bom”.


********************************************************************


AULA 02- DIRECIONADA (26/05/2020)

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO E ANÁLISE:



1. Na sua opinião, o que desperta nas crianças a vontade de abandonar logo a infância?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o texto, quais seriam as causas e as consequências dessa mudança na duração da infância?
________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A última frase do texto é um questionamento à postura dos adultos no que diz respeito à educação das crianças.
·         Para você, que fatos relacionados à vida familiar comprometem a infância das crianças?
________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Na hipótese de as crianças no futuro não terem mais infância, você acha que esse fato poderá prejudicar a personalidade delas quando adultas? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Você se enquadra em alguma das situações mencionadas no texto em estudo? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Você considera importante que as crianças desfrutem das brincadeiras próprias de sua idade na época certa? Explique por quê.
________________________________________________________________________________________________________________________________


*******************************************************************



AULA 01- DIRECIONADA (19/05/2020)


Tomemos como objeto de discussão as “Fake News” nesse período de pandemia do Coronavírus. Como ponto de partida sobre o assunto, assista a essas reportagens sobre o perigo das Fake news nesse período de pandemia, exibidas a seguir:




§  Fundamentados nessas informações, procure analisar a veracidade das notícias abaixo que foram espalhadas através das redes, ou seja, quais delas realmente são verdades? Pesquise e descubra as que foram vítimas das Fake News.

 Mensagem que foram compartilhadas no WhatsApp:




 “Carnaval será a porta de entrada para o novo corona vírus.”


       “Tóquio cancela Olimpíadas temendo a epidemia.”
       “Corona vírus poderia ser transmitido por encomendas vindas da China.”
       “Britânico conseguiu vencer o vírus medicando-se com uísque e mel.”
     “Analista especializado em guerra biológica afirma que o novo corona vírus foi fabricado em um laboratório chinês.”
       “Bill Gates financiou patente do corona vírus.”



§  E a seguir produza uma lista de cuidados e ações que possam ser desenvolvidas para que isso não gere problemas para a população, ou seja, o que podemos fazer para que as fake News não sejam espalhadas e assim preocupando as pessoas?


Observação: vocês deverão copiar e responder no caderno as atividades propostas.

Orientamos que para retorno: batam foto da atividade (coloque disciplina-nome-turma) e envie em anexo, no e-mail criado para isso: 

emhg2020atividades@gmail.com
ao anexar arquivo, no assunto coloquem:
Nome, série e disciplina.

Caso haja dificuldade de usar e-mail aguardaremos o retorno  às aulas para darmos o visto e o reforço dos conteúdos.



2 comentários: