sexta-feira, 8 de maio de 2020

HISTÓRIA - 7º ANO ( Daguia Melo)

AULA REMOTA DO DIA 28.04.2021

Oi Pessoal!

Que saudades…

…como está sendo difícil essa distância!!

Mas…

Vamos que vamos, a aula hoje está show!

ATIVIDADE DO LIVRO DE HISTÓRIA , PÁGINAS, 20,21,22 E 23.


AULA REMOTA DO DIA 26.04.2021

Oi Pessoal!

Que saudades…

…como está sendo difícil essa distância!!

Mas…

Vamos que vamos, a aula hoje está show!

ATIVIDADE DO LIVRO , PÁGINA 8.






AULA REMOTA DO DIA 10/02/2021


Oi Pessoal!

Que saudades…

…como está sendo difícil essa distância!!

Mas…

Vamos que vamos, a aula hoje está show!

APENAS UM TEXTO PARA LEITURA!!!!



Os Bandeirantes (resumo)

 

- Os bandeirantes eram homens, principalmente paulistas, que entre os séculos XVI e XVII atuaram na captura de escravos fugitivos, aprisionamento de indígenas e outras tarefas relacionadas.  Atuaram também na procura de pedras e metais preciosos pelo interior do Brasil.

 

- Andavam sempre armados e usavam a violência na captura de índios e escravos fugitivos.

 

- Os bandeirantes foram responsáveis pelo desbravamento do território brasileiro. Expandiram o território brasileiro para além das fronteiras determinadas pelo Tratado de Tordesilhas.

 

- Tinham geralmente como ponto de partida as cidades de São Vicente (litoral paulista) e São Paulo. Caminhavam seguindo o curso dos rios como, por exemplo, o rio Tietê.

 

- As expedições de bandeirantes organizadas por particulares eram conhecidas como Bandeiras. As organizadas pelo governo eram conhecidas como Entradas.

 

- Nomes dos principais bandeirantes:

 

Fernão Dias Pais Leme

- Manuel Borba Gato

- Bartolomeu Bueno da Silva (Anhanguera)

- Domingo Jorge Velho

- Antônio Raposo Tavares

- Nicolau Barreto

- Manuel Preto

- Jerônimo Leitão

- Francisco Bueno 

- Lourenço Castanho Taques

- Antônio Pires de Campos

 





AULA REMOTA DO DIA 24/02/2021
OBS: RESPONDER AS QUESTÕES DO LIVRO DE HISTÓRIA, DAS PÁGINAS 232 E 233.





AULA REMOTA DO DIA 17/02/2021
OBS:: RESPONDER AS QUESTÕES DO LIVRO DE HISTÓRIA, RESPECTIVAMENTE DA PÁGINA 231.



AULA REMOTA DO DIA 12/02/2021
OBS; QUESTÃO ÚNICA


 As expedições chamadas de Entradas e Bandeiras tinham como objetivo a procura de riquezas minerais e/ou a caça ao índio para escravizá-lo e vendê-lo no litoral. Elabore um texto de no mínimo 15 linhas, sobre o papel histórico das Entradas e Bandeiras .







AULA REMOTA DO DIA 03/02/2021

ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GNEIMER

DISCIPLINA: HISTÓRIA      PROFESSORA: DA GUIA MELO

OBS; LEIAM COM ATENÇÃO O TEXTO QUE SE SEGUE, PORQUE NELE SE ENCONTRA O CONTEÚDO QUE SERÁ REVISADO PARA ENCERRARMOS O ANO LETIVO DE 2020.

Os Bandeirantes

“Bandeirantes” é o nome coloquial dado aos sertanistas que viviam na época do Brasil Colônia. Esses sertanistas – como já diz o próprio nome – penetravam os sertões em busca dos minérios mais abundantes da América Espanhola do século XVI: o ouro e a prata. O principal objetivo dos bandeirantes era o acúmulo e futura venda dessas riquezas minerais. Além da “limpa” realizada nas reservas minerais da América, os bandeirantes foram também culpados por extermínio de quilombos e escravidão de indígenas.

Em 1570, a colônia portuguesa se fixava em mirar as riquezas litorâneas da Nova Terra. A extração de pau-brasil e o plantio da cana-de-açúcar eram as principais atividades realizadas para acúmulo de ganhos, apesar de saberem que, no interior das densas matas brasileiras, riquezas poderiam ser encontradas, porém, não com facilidade. Devido à densidade da mata, o vasto território a ser explorado e a dificuldade de explorar a região, os portugueses se mantiveram focados no litoral. Mesmo os inúmeros rios encontrados eram dificultosos e quase impossíveis para a navegação. Dessa forma, uma expedição fora realizada por diversos homens que trabalhavam para a corte e decidiram explorar as matas. Em 1585, Fernão Cardim, em companhia ao Padre Jesuíta Cristóvão de Gouveia de São Vicente e São Paulo relataram e estudaram as diversas formas para início da exploração atrás de minérios.

 

O sucesso veio no território onde hoje é São Paulo, apesar de algumas expedições por Minas Gerais terem sido realizadas. Os Bandeiras mais destemidos pouco se importavam com a documentação das viagens, tendo sido muitas vezes mal registradas ou sequer registradas as rotas utilizadas pelos homens. Certas vezes, alguns Bandeiras sem qualquer conhecimento de astronomia ou geografia se aventuravam floresta adentro e mudavam seu percurso em meio às expedições, sendo todo o percurso realizado apenas por intuição, e tudo com um único objetivo: encontrar o limite que separava o Brasil – o Rio Paraná, no caso.

Antes da população da bacia do Rio da Prata, os Bandeiras já se aventuraram pelos sertões em busca de riquezas e venda de indígenas para subsistência (em 1632, houve uma grande captura de índios guaranis). Após anos de embates entre Bandeirantes e indígenas, algumas vitórias dos nativos o recompensavam com armamentos e a soltura de membros da tribo.

Características dos Bandeirantes

– Maioria nascida em São Paulo;
– Viviam em péssimas condições;
– Basicamente levavam consigo armamentos, couraça de couro cru, acolchoado de algodão (conhecidas como “escupil”, eram utilizadas como coletes em combates com as flechas dos índios), arcabuzes, mosquetes e, raramente, machados;
– Os chefes utilizavam botas e chapéus como características, já os demais andavam descalços;
– Os alimentos eram abundantes nas matas brasileiras, porém caso as principais fontes de alimentos ficassem escassas (peixe, carne, frutas e mel), carne de répteis eram consumidas sem qualquer objeção;
– Caso faltasse água, alguns mascavam raízes ou folhas ou, em casos extremos, bebiam o sangue de animais;
– Seguiam seus caminhos através dos rios ou abrindo caminhos nas selvas;
– Alguns aprenderam o uso do arco e flecha que era mais eficiente que o mosquete numa batalha dentro da mata densa.

Consequências dos Bandeirantes

Em sua maioria, oriundos de São Paulo, os Bandeirantes foram os responsáveis pela extensão da fronteira do Brasil para além do combinado no Tratado de Tordesilhas, além disso, foram os principais pioneiros na conquista do território do interior do que é hoje o Estado de São Paulo.

Porém, nem tudo foram flores – bem pouco, diga-se de passagem. Em contrapartida à fama de conquistadores territoriais, os Bandeirantes ganharam outras alcunhas, como genocidas. Dizimar, sucumbir à escravidão, deslocamentos e quebra da identidade cultural. Todos esses atos eram provocados pelos Bandeiras aos povos indígenas que estivessem pelo caminho de suas expedições.

O lado negro dos Bandeiras não diminuiu suas conquistas, sendo creditados a eles, por diversos historiadores, a importância destes para a restauração econômica da colônia, a exploração e venda de metais preciosos e a descoberta destes minérios em diversos pontos do Novo Mundo.

Domingos Jorge Velho e Borba Gato

Dois dos mais conhecidos Bandeiras que exploraram as vastas terras da colônia. Neste artigo, traremos um pouco sobre ambos como forma de caracterizar a vida e realizações dos Bandeiras quando especificados.

– Domingos Jorge Velho

Bandeirante português nascido na colônia do Brasil. Era muito ligado à destruição dos Quilombos dos Palmares, expedição comandada por ele. Em 1687, acertou-se o contrato para a destruição do Quilombo que abrigava o maior número de refugiados negros da escravidão (calcula-se cerca de 15 mil ex-escravos). Porém, só oito anos depois, em 1695, o quilombo foi decretado como totalmente destruído, ano em que culminou no assassinato de Zumbi dos Palmares por Domingos Jorge Velho.

– Borba Gato

Manuel de Borba Gato, ou simplesmente Borba Gato, foi um Bandeirante nascido em São Paulo. Vislumbrado e sedento pelo lucro, viu na mineração a forma de chegar à sua tão sonhada riqueza e consequente poderio financeiro. Era muito conhecido pela sua força de vontade em desbravar as florestas densas em busca de minas de ouro. Após a morte de seu sogro, Fernão Dias, Borba Gato assassinou o administrador de minas da corte portuguesa, sendo condenado pelo crime e se refugiando das represálias da coroa. Pedindo perdão, o Rei o concedeu em troca da localização das minas que deram origem a cidade de Sabará.

 







AULA REMOTA DO DIA 25.11.2020
OBS; RESPONDER NO CADERNO AS ATIVIDADES DAS SEGUINTES PÁGINAS DO LIVRO DE HISTÓRIA; 130 E 131; APENAS RESPOSTAS, ENVIEM PARA O MEU WHATSAP 987587176









AULA REMOTA DO DIA 18.11.2020
OBS: RESPONDER ATIVIDADE DA PÁGINA 193 DO LIVRO DE HISTÓRIA



AULA REMOTA DO DIA 11.11.2020
OBS; RESPONDER AS QUESTÕES QUE SE SEGUE NO CADERNO E ENVIAR PRO MEU EMAIL DAGUIAMELLO2010@HOTMAIL.COM OU WHATSSAP 987587176; AS RESPOSTAS SE ENCONTRAM NO CAPÍTULO 7 DO LIVRO DE HISTÓRIA

1 – Para velejar em alto-mar os europeus do século XV enfrentaram diversos perigos. Alguns, reais e outros, imaginários.
Caracterizam somente perigos imaginários:
a) A Terra era achatada como uma pizza e aquele se afastasse do litoral cairia num abismo; ventos desfavoráveis e ameaça de encalhe.
b) Na altura da linha do Equador os navios se incendiariam; O mar era habitado por monstros terríveis.
c) Ventos desfavoráveis e ameaça de encalhe; Fome, doença e a sede no interior dos navios.
d) Fome, doença e a sede no interior dos navios; O mar era habitado por monstros terríveis.



2 –  Qual era o principal objetivo dos europeus ao se lançarem às Grandes Navegações?
a) Fazer a navegação ao redor do mundo passando por todos os oceanos.
b) Desejo de conseguir as especiarias e os artigos de luxo orientais na fonte; isto é, no próprio Oriente.
c) Chegar até o extremo norte do continente americano para iniciar o povoamento da região.
d) Estabelecer e controlar novas rotas marítimas para a Oceania com o objetivo de explorar os recursos minerais da região.



3 – No século XIV, o rico comércio com o Oriente era controlado por árabes e italianos. Só restava uma alternativa a quem quisesse participar do comércio de especiarias:
a) pagar pedágio para os árabes e italianos.
b) buscar outro caminho para o Oriente.
c) negociar o pagamento de impostos e dividir os lucros.
d) lutar com os árabes e italianos



4 – Quais os dois países que mais se destacaram no período das Grandes Navegações e Descobrimentos Marítimos dos séculos XV e XVI?
 a) Inglaterra e França
 b) Holanda e Itália
 c) Portugal e Espanha
 d) Alemanha e Noruega

 As especiarias e os artigos de luxo eram alvo de desejo dos europeus durante as Grandes Navegações.
Qual das alternativas apresenta somente artigos de luxo?
a) Pimenta    –    seda    –    pérolas    –    canela.  
b) canela    –    tapetes    –    cravo   –   porcelana.             
c) porcelana      -    seda     –      pérolas  -     tecidos de algodão.
d) Pimenta     –    canela    –    cravo   –      noz-moscada    –    gengibre.   




5 – Qual das alternativas abaixo apresenta dois importantes momentos das navegações portuguesas dos séculos XV?

a) Descobrimento da Oceania e chegada ao litoral argentino em 1501.
b) Conquista da Ásia no final do século XV e descobrimento de ilhas no Caribe.
c) Navegação da costa oeste do continente americano e chegada ao norte da Rússia.
d) Chegada de Vasco da Gama às Índias em 1498 e chegada de Cabral ao Brasil em 1500.




6 - País pioneiro nas Grandes Navegações:
 a) África
 b) Portugal
 c) Ceuta
 d) Atlântico


7 - Continente que os portugueses contornaram para chegar às Índias:
 a) África
 b) Portugal
 c) Ceuta
 d) Atlântico




8 - Importante ponto de comércio entre árabes e italianos, situado no norte da África.           
 a) África
 b) Portugal
 c) Ceuta
 d) Atlântico




9 - Oceano que os portugueses atravessaram para chegar às terras onde hoje é o Brasil.   
 a) África
 b) Portugal
 c) Ceuta
 d) Atlântico



10 -  Embarcação usada nas Grandes Navegações. 
 a) Barco
 b) Navio
 c) Ceuta
 d) Caravela




11 – Local onde Cabral aportou na Bahia.
a) Porto Seguro
b) Salvador
c) Santos
d) Natal




12 – Primeiro navegador a chegar às Índias.
a) Pedro Álvares Cabral
b) Vasco da Gama
c) Cristóvão Colombo
d) D. Pedro II


AULA REMOTA DO DIA 04.11.2020
OBS; COMO FOI ORIENTADO NA AULA ON LINE, RESPONDAM A ATIVIDADE DO LIVRO DE HISTÓRIA DAS SEGUINTES PÁGINAS: 174 E 175







AULA DO DIA 28.10.2020
OBS; RESPONDER ATIVIDADE DO LIVRO, DA PÁGINA 116;ATIVIDADE III, INTEGRANDO COM A LÍNGUA PORTUGUESA. ESCREVA APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO.





AULA DO DIA 21/10/2020
OBS; RESPONDER A ATIVIDADE DO LIVRO DE HISTÓRIA DA PÁGINA 67.






AULA DO DIA 14/10/2020

OBS:  AS RESPOSTAS ESTÃO NO CAPÍTULO 5 DO LIVRO; COPIEM APENAS AS RESPOSTAS, TIREM A FOTO E ENVIEM PRO MEU WHATS.
ALÉM DESSAS DUAS QUESTÕES, RESPONDAM A ATIVIDADE DO LIVRO DAS PÁGINAS; 92 E 93.

1. Qual das alternativas abaixo aponta uma das causas da Reforma Protestante do século XVI?
a) O enfraquecimento da burguesia comercial no século XV.
b) A crise enfrentada pela Igreja Católica desde o final da Idade Média.
c) O fortalecimento das religiões politeístas na Europa desde o começo da Idade Média (século V).
d) A Peste Negra do século XIV que afastou a maioria dos europeus da Religião Católica.
 
2. Sobre a Reforma Protestante em 1517, Martinho Lutero, contestou uma das práticas utilizadas pela Igreja Católica que na época era a venda de indulgências, que seria:
a) Era o perdão que a Igreja oferecia as pessoas que se arrependiam de seus pecados. Tratava-se de uma espécie de carta vendida pela Igreja para os fiéis, a carta de indulgência poderia perdoar até pecados que as pessoas pudessem cometer no futuro.
b) A arrogância do clero diante dos pobres, miseráveis e mendigos, que eram expulsos das cercanias da Igreja pelos monges e padres.
c) O perdão concedido gratuitamente na extrema-unção, ou seja, quando o fiel estava à beira da morte.
d) O perdão concedido a criminosos que roubassem as esmolas dos pedintes e mendigos.



AULA DO DIA 07/10/2020

OBS; COMO COMBINAMOS NA AULA ON LINE , VOÇES VÃO RESPONDER APENAS AS QUESTÕES 1 E 2 DA PÁGINA 60 DO LIVRO DE HISTÓRIA E ENVIAR PRO MEU WHATSAP.



AULA DO DIA 30/09/2020

ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINER

DISCIPLINA: HISTÓRIA    PROFESSORA: DA GUIA MELO

ALUNO(A) : ____________________________7º___ DATA:­­­­­­­­­­­­­­­____

OBS: COPIAR AS PERGUNTAS E RESPOSTAS NO CADERNO, EM SEGUIDA, ENVIAR PARA O WHATSAP 987587176 OU EMAIL DAGUIAMELLO2010@HOTMAIL.COM ; ENVIAR ATÉ DIA 05 DE OUTUBRO.

AS RESPOSTAS PODEM SER ENCONTRADAS NO LIVRO DE HISTÓRIA, NO CAPÍTULO  SOBRE O RENASCIMENTO E HUMANISMO;  E AINDA PODE USAR OUTROS MEIOS DE PESQUISA PARA RESPONDER , COMO A INTERNET E OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ POSSUI DESSE ASSUNTO OU ATÉ OUTROS LIVROS QUE ESTEJA AO SEU ALCANCE.

01- No contexto do Renascimento, é correto afirmar que o humanismo:

a) apoiava-se em concepções nascidas na Antigüidade Clássica

b) influenciou concepções que desencadearam a Reforma religiosa

 c) inspirou uma verdadeira revolução cultural, iniciada na Itália

 d) contribuiu para o desenvolvimento dos estudos científicos.

 e) Todas as respostas acima estão corretas

 02- Com relação ao Renascimento fora da Itália, podemos afirmar que:

 a) o mesmo só poderia penetrar onde houvesse uma estrutura socioeconômica ligada à formação do

b) teve nas universidades um de seus maiores centros de propagação

 c) foi mais desenvolvido no campo literário e filosófico

d) apresentou maior desenvolvimento artístico do que na Itália

 e) há apenas uma alternativa errada.

 03- O berço do Renascimento foi nas cidades italianas porque:

 a) tinha sido aí o local de origem dos Descobrimentos.

 b) havia aí vestígios das civilizações da antiguidade clássica e muitas especiarias.

 c) conservavam muitos vestígios das civilizações clássicas, eram muito ricas ,rivalizando no seu embelezamento.

 04- Os principais centros culturais do Renascimento localizavam-se:

a) nas cidades italianas e em todo o mundo mediterrânico

b) nas cidades italianas, no mundo bizantino e na Europa de Leste.

c) nas cidades italianas e nas cidades mercantis e universitárias da Europa Ocidental.

 05.  Explique a prática do mecenato.

AULA DO DIA 23/09/2020

ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINNER

TURMA: 7º ANO     DISCIPLINA  : HISTÓRIA     PROFESSORA: DA GUIA MELO ( whats  987587176)

Aluno(a) _____________________________________________ data: ______________

Localizar no tempo e espaço a civilização Inca, Maia e Asteca.

Montar um quadro comparativo sobre os Incas, Maias e Astecas. No quadro deve ter as seguintes informações : Nome da civilização Atividades econômicas Principais realizações Religiosidade Organização do poder

Por que a guerra era um elemento fundamental para os astecas e incas?

 A formação do Império Inca pode ser comparada à do Império Asteca? Que semelhança você vê entre uma e outra?

 A organização social das três civilizações tinha um elemento comum. Identifique e explique essa semelhança.

 Sobre o Império Asteca, respondam as perguntas abaixo, criando um quadro informativo sobre a civilização..

a) Nome dos astecas

b) Localização

c) Mito da criação

d) Principal cidade

e) Como era sua moradia

 f) Divisão de trabalho

g) Principal alimento

h) Importância da guerra

 i) Significado dos sacrifícios

 j) O sentido da morte

 k) Organização política 








Observação: vocês deverão copiar e responder no caderno as atividades propostas.

Orientamos que para retorno: batam foto da atividade (coloque disciplina-nome-turma) e envie em anexo, no e-mail criado para isso: 

emhg2020atividades@gmail.com
ao anexar arquivo, no assunto coloquem:
Nome, série e disciplina.

Caso haja dificuldade de usar e-mail aguardaremos o retorno  às aulas para darmos o visto e o reforço dos conteúdos.

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