sexta-feira, 8 de maio de 2020

LÍNGUA PORTUGUESA 9 º ANO ( TEMPORÁRIO)


Aula 11- Dia 28-07 -2020

NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, APENAS AS PERGUNTAS E RESPOSTAS.

Leia o texto abaixo, que muito tem circulado nas redes sociais ultimamente.

Foi necessário Infelizmente! 

 Augusto Cury

        Foi necessário um vírus para desacelerar o planeta e nos levar a mergulhar no mais complexo dos planetas, a nossa mente. E nos encorajar a nos conhecer um pouco mais, incluindo nossos medos e nossa pequenez. 
        Foi necessário um vírus para causar um terremoto em nosso orgulho e nos lembrar que a vida é um espetáculo único, irrepetível e imperdível! Foi necessário um vírus para percebermos a importância e fragilidade dos nossos idosos e enxergarmos que eles simplesmente nos deram a vida e são um tesouro inestimável da humanidade! 
         Foi necessário um vírus para os pais acordarem para não educar seus filhos a serem consumistas, para dar a eles aquilo que o dinheiro jamais pode comprar: sua história! Agora eles têm a oportunidade de falar de suas lágrimas para crianças e adolescentes, aprenderem a chorar as delas, de dialogar sobre suas perdas e fracassos, para que eles entendam que não há céu sem tempestades, e que jamais devem desistir da vida, mesmo que o mundo desabe sobre elas!
        Foi necessário um vírus para nos recordar da fascinante sabedoria do Mestre dos mestres, que ao ser traído por Judas, o chamou de amigo, pois ele não tinha medo de ser traído, mas de perder um amigo. Para ele os amigos eram caríssimos! E este pequeno e invisível vírus agora nos tem feito enviar mensagens aos nossos amigos que estavam no rodapé da nossa história: “Por favor, se previna, se cuide”! 
      Foi necessário um vírus para entendermos que, independente da classe social, raça, religião e sexualidade somos todos seres humanos incríveis e que deveríamos amar mais e julgar menos. Foi necessário um miserável vírus para nos mostrar que o culto a celebridade é uma estupidez intelectual, que não há nenhuma diferença entre um anônimo ou alguém que vive debaixo dos holofotes da mídia! Sim. 
       Foi necessário um vírus para nos mostrar que só é digno do poder quem é desprendido dele, quem o usa para servir a sociedade e não para que a sociedade o sirva! Foi necessário um vírus para termos muito mais cuidado com a higiene, para cozinharmos juntos em família alimentos mais saudáveis e comer menos fast food! 
     Um invisível vírus, portanto, nos dá a oportunidade para que apontemos menos as falhas e celebremos mais os acertos de quem amamos, pois quem é um apontador de falhas está apto para conviver com máquinas e não com seres humanos.     
       Foi necessário um vírus para nos levar a aprender que há um charme nos defeitos suportáveis dos outros, a ser mais leve, dar mais risadas das nossas tolices, chatices e manias, nesta época de quarentena. Esse vírus é terrível, não deveria abater a humanidade, mas já que temos sido abalados por ele, vamos mostrar para nós mesmos, que sairemos muito melhores emocionalmente, mais sábios socialmente e mais poderosos intelectualmente. As lições foram dadas. Agora só nos resta aprendê-las humildemente! 
Disponível em: . Acesso em 01 abr. 2020.


Após sua leitura e a assistir ao vídeo acima, responda:

1. O texto propõe uma reflexão sobre a pandemia atual que assola a humanidade. Qual é o ponto de vista do autor a respeito da doença? 

2. Selecione alguns argumentos que ele traz para defender seu ponto de vista sobre o assunto.

3. Qual era a sua visão sobre o coronavírus antes de ler o texto? Essa leitura mudou seu ponto de vista? Explique.

4. Escreva um pequeno texto (mínimo 8; máximo 15 linhas) sobre o assunto do texto. Reflita e escreva.

************************************************
Aula 10 - Dia 21-07 -2020

Olá! Iniciaremos nosso estudo com as preposições. Assista ao vídeo abaixo com bastante atenção e faça anotações que achar necessárias.


Não precisa copiar o texto, apenas as questões.

Leia:
Extraordinário (R. J. Palacio – Editora Intrínseca)



Aqui temos um clássico, que talvez você já tenha lido ou do qual já tenha visto o filme, lançado em 2017. Mas sabia que é muito legal reler um livro? Você pode prestar atenção a detalhes que não notou antes e até terminar a nova leitura com impressões que não teve durante o primeiro contato. E se você ainda não foi apresentado ao garoto Auggie, este é um ótimo momento. Ele, com certeza, tem dicas poderosas para dar sobre os períodos _______ que passamos por dificuldades.
Maria Carolina Cristianini. Disponível em: <https://www.jornaljoca.com.br/>.

Questão 1 – Há uma preposição no segmento:
(     ) “Mas sabia que é muito legal reler um livro?”
(     ) “[...] terminar a nova leitura com impressões [...]”
(     ) “[...] este é um ótimo momento.”

Questão 2 – Em “Você pode prestar atenção a detalhes que não notou antes [...]”, o termo “a” desempenha a função de:
(     ) preposição.
(     ) artigo definido.
(     ) pronome demonstrativo.

Questão 3 – Na parte “E se você ainda não foi apresentado ao garoto Auggie [...]”, o vocábulo sublinhado é a combinação da preposição “a”:
(     ) com um advérbio.
(     ) com um artigo definido.
(     ) com um pronome demonstrativo.

Questão 4 – No trecho “Ele, com certeza, tem dicas poderosas para dar [...]”, a preposição “com” compõe uma locução:
(     ) adjetiva.
(     ) adverbial.
(     ) substantiva.

Questão 5 – Na passagem “[...] sobre os períodos _______ que passamos por dificuldades.”, o espaço deve ser preenchido com a preposição:
(     ) “de”.
(     ) “em”
(     ) “entre”.

**********************

Aula 09 - Dia 14-07 -2020


ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO, SOMENTE AS QUESTÕES.
Leia atentamente a notícia a seguir:

NOVA DROGA
Anvisa aprova medicamento contra o câncer de pulmão e de pele
Para a circulação do remédio, ainda falta a definição do valor do remédio, processo que dura aproximadamente três meses.

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou, nesta segunda-feira (4), a droga Opdivo, da farmacêutica Brisol, o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).
Os imunoterápicos são medicamentos que agem ativando o sistema imunológico para combater a doença. Estudos demonstram que esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida e tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.
A provação do Opdivo é importante porque, entre os cânceres, o de pulmão é o que mais mata no mundo. Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca), surgirão 28.220 casos da doença no Brasil em 2016.
Para a circulação do medicamento falta apenas definir o preço, que é determinado pela Anvisa e deve demorar cerca de três meses.
Nos EUA, cada aplicação custa cerca de US$ 15 mil (R$ 55 mil). No Brasil, esse custo costuma decair em aproximadamente 40%. 
Disponível em: <http://www.otempo.com.br>.
Com adaptações feitas pela autora desta atividade.
Questão 1 – O objetivo do texto é:
a) persuadir (convencer)
b) alertar
c) informar
d) divulgar

Questão 2 – Identifique a finalidade do emprego dos dois-pontos no trecho acima:

“... o primeiro remédio para tratar dois tipos de câncer: o de pulmão e o melanoma (de pele).”
____________________________________________________________________________

Questão 3 – Assinale a alternativa em que o termo sublinhado por ser substituído pelo termo entre colchetes, sem interferência de sentido: (USE O DICIONÁRIO PARA CONSULTA) - PESQUISE NO GOOGLE.
a) “... que é determinado pela Anvisa ...”.  [sugerido]
b) “... esses remédios aumentam expressivamente a sobrevida ...”. [substancialmente]
c) “... tem poucos efeitos colaterais em comparação com as terapias.” [em consonância]
d)  “Segundo estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca)...”. [dados]

Questão 4 – Em qual alternativa as palavras foram acentuadas pela mesma razão?
a) três, aplicação.
b) pulmão e são.
c) cânceres e imunológico.
d) remédio e Agência.

Questão 5 – Retire da notícia um exemplo de vírgula para:
a) Realizar a inversão (contrário) na ordem dos termos:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

b) Realizar a inserção (acréscimo) de um termo:
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

***************************************************


Aula 08 - Dia 07-07 -2020


LEITURA E ANÁLISE TEXTUAL

ATENÇÃO: NÃO PRECISA COPIAR O TEXTO NO CADERNO, APENAS AS PERGUNTAS E AS SUAS RESPOSTAS.

O JOVEM CARANGUEJO

         Um jovem caranguejo pensou: "por que é que na minha família todos andam para trás? Quero aprender a andar para a frente, e que a cauda me caia se eu não conseguir."
            Começou a exercitar-se às escondidas, entre os seixos do ribeiro natal, e nos primeiros dias a tarefa causou-lhe uma enorme estafa. Chocava contra tudo, machucava a carapaça e atropelava as pernas uma na outra. Mas, a pouco e pouco, as coisas começaram a correr melhor, pois tudo se pode aprender, quando se quer.
            Quando se sentia bem seguro de si, apresentou-se à família e disse:
            _Vejam isto.
            E deu uma magnífica corridinha em frente.
            _Meu filho, _ desatou a chorar a mãe _ deram-te a volta ao miolo? Reconsidera, anda como o teu pai e a tua mãe te ensinaram, anda como os teus irmãos, que te querem tanto.
            Os seus irmãos, porém não faziam outra coisa senão troçar.
            O pai, depois de ter estado a observá-lo severamente por um bocado, disse:
            _Basta. Se queres continuar conosco, anda como os outros caranguejos. Se queres fazer as coisas à tua maneira, o ribeiro é grande: vai-te e nunca mais voltes.
            O bravo caranguejinho estimava os seus, mas estava demasiado seguro da sua justiça para ter dúvidas: abraçou a mãe, despediu-se do pai e dos irmãos e partiu ao encontro do mundo.
            A sua passagem logo despertou a surpresa de um grupo de rãs que, como boas comadres, se haviam reunido para dar dois dedos de conversa em volta de uma folha de nenúfar branco.
            _O mundo anda às avessas _ disse uma rã. _ Olhem-me para aquele caranguejo e digam lá se não tenho razão.
            _Já não há respeito _ disse uma outra rã.
            _Arre! _ disse uma terceira.
            Mas o caranguejo seguiu em frente, é mesmo caso para dizê-lo, no seu caminho. A certa altura, ouviu chamar por ele: era um velho caranguejo solitário, de expressão melancólica, que se encontrava encostado a um seixo.
            _Bom dia _ disse o jovem caranguejo.
            O velho observou-o prolongadamente, depois disse:
            _Onde pensas tu que vais chegar com isso? Também eu, quando era jovem, pensava ensinar os caranguejos a andar para frente. E eis o que recebi em troca: vivo completamente só, as pessoas preferiram cortar a língua a dirigir-me a palavra. Presta atenção ao que te digo, enquanto é tempo: resigna-te a fazer como os outros e um dia agrader-te-ás o conselho.
            O jovem caranguejo não sabia o que responder e ficou calado. Mas dentro de si pensava: "Eu tenho razão".
            E despedindo-se do velho com gentileza, retomou orgulhosamente o seu caminho.
            Irá longe? Fará fortuna? Endireitará todas as coisas tortas deste mundo? Não sabemos, porque ele ainda não parou de caminhar com a coragem e a firmeza do primeiro dia. Apenas lhe podemos desejar de todo o coração:
            _Boa viagem!
Gianni Rodari


INTERPRETAÇÃO DO TEXTO

1- Na sua opinião, por que o caranguejo resolveu andar para a frente? Qual o significado dessa decisão?




2-Você concorda com a afirmação "...tudo se pode aprender, quando se quer"?




3- Quem foi mais intolerante com o filho ao ver a novidade: o pai ou a mãe? Justifique sua resposta.




4- Como o velho caranguejo explica o fato de ter ficado só?



5- Você acredita que é possível consertar todas as coisas deste mundo? Justifique sua resposta.



    *****************************************************

 Aula 07 - Dia 30-06 -2020

Iremos revisar nosso conteúdo de tipos de predicados. Para isso, selecionei esta vídeo-aula abaixo para ajudá-los.



No livro, revisem as páginas 32 e 33 para compreenderem melhor e logo em seguida realizem a atividade proposta abaixo.

COPIEM AS QUESTÕES NO CADERNO E AS RESPONDAM!

1) Sublinhe os verbos (ou as locuções verbais) das orações abaixo e classifique os períodos em simples ou composto.
a) A noite está fria, ponha um agasalho. ______________________________________________________.
b) Na festa, a turma cantou, dançou e se divertiu. ______________________________________________________.
c) Vai chover, vamos embora. ______________________________.
d) Ele está estudando muito para o exame final. ______________________________________________________.
e) Hoje, vamos sair mais cedo de casa. ______________________________________________________.
f) Pegue logo suas coisas, estamos atrasados. ______________________________________________________.

SUJEITO E PREDICADO

1) Localize o sujeito fazendo as perguntas QUEM? ou O QUÊ? (antes do verbo):

a) Márcia e Lucas são excelentes alunos.
________________________________________________________________________________
b) Caminhava pensativo o cachorrinho.
________________________________________________________________________________
c) Meu irmão cortou a grama hoje.
________________________________________________________________________________
d) Os alunos de nossa escola estão organizando uma festa.
________________________________________________________________________________
e) Carolina e Marcelo são os melhores alunos da sala.
________________________________________________________________________________

2) Circule o sujeito e sublinhe o predicado nas seguintes orações, em seguida classifique-os:

a) A torcida deixou o estádio decepcionada.

b) Fez grande sucesso na Europa a jovem cantora.

c) Aconteceu hoje um monumental engarrafamento de trânsito.

d) Está crescendo o consumo de energia elétrica.

e) Seis atores compõem o elenco da peça.

f) Os computadores estão invadindo escolas e escritórios.

g) O resultado não surpreendeu a ninguém.

h) Praticam regularmente esportes nossos filhos.

Bons estudos!


*****************************************************

 Aula 06 - Dia 23-06 -2020

TEXTO E ANÁLISE

Leia o texto e responda as questões a seguir:



1. No texto, o personagem principal sente-se em conflito ao comparar sua vida de menino rico com a dos meninos de rua.
·         Ao confrontar sua vida com a dos meninos, o que mais atraía o menino rico e o que o deixava triste?

2. Relacione o mundo do menino rico e o mundo dos meninos do chafariz, mostrando as características que os diferenciam.

3. O menino rico vivia em meio ao luxo, mesmo assim invejava os meninos que brincavam soltos e que nada tinham. Na sua opinião, por que esse fato o deixava confuso?

4. Releia.

·      O que havia de estranho na felicidade dos meninos e na infelicidade do garoto rico?

5. Segundo o texto, o personagem principal da narrativa tinha tudo. Por que então não era feliz?

6. O que você pensa sobre o fato de haver meninos que vivem na rua? O que poderia ser feito para essa situação de abandono se revertesse?

7. A seu ver, o personagem principal tinha motivos para invejar os meninos do chafariz? Por quê?

8. Você se sente uma pessoa feliz, que convive bem com sua família e com seus amigos? Fale sobre isso.

*********************************************************************************

 Aula 05 - Dia 16 -06 -2020


Atividade

ASSISTAM AO VÍDEO. NELE HÁ EXPLICAÇÕES DE ALGUMAS REGRAS DO USO DO G/J PARA AUXILIÁ-LOS NO ESTUDO.








****************************************
AULA 04- DIRECIONADA (09/06/2020)

TAREFA: Produza um texto de no mínimo 15 linhas, com o tema racismo. Fique a vontade para escolher o título. No texto tente responder o que é racismo, como ele acontece (exemplos, fatos marcantes, dificuldades) e como combatê-lo?

Para conhecer mais sobre o tema e depois desenvolver seu texto, veja o vídeo abaixo:





Na introdução, é importante contextualizar o problema abordado, já mostrando a sua visão sobre o tema.
No desenvolvimento, você deve apresentar argumentos para que seu ponto de vista seja verdadeiro.

Para concluir seu texto, você deverá apresentar uma proposta de intervenção para resolver os problemas apontados.






*********************************************************************************
AULA 03- DIRECIONADA (02/06/2020)

ASSUNTO: ORTOGRAFIA

1.   Observe o texto 1 e o texto 2 e responda corretamente:

Texto 1:

Texto 2:


a)   Observando as imagens, de onde os dois textos foram retirados?
b)   Que tipo de mensagem o texto 1 nos passa? Ou seja, o que ele quer nos transmitir?
c)   Qual o objetivo do texto 2?
d) Identifique as palavras nos dois textos que não seguiram a ortografia adequada e as corrija.
e) Postagem em redes sociais é necessário respeitar a ortografia das palavras? Explique a sua resposta.

2. Leia o texto abaixo retirado do Google Imagens e responda corretamente:



a)   Para que serve textos como esse?
b)   Onde podemos encontrar textos assim?
c)   Podemos perceber várias palavras escritas com a ortografia inadequada. Esses desvios à ortografia atrapalham nosso entendimento da mensagem? Explique.
d) Reescreva cada palavra que está inadequada, consertando a sua ortografia.

3. Observe a imagem abaixo e assinale a única alternativa correta:



a) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bem”.
b) A palavra “mal” usada neste texto está errada, pois deveria ser escrita “mau”.
c) A palavra “mal” usada neste texto é contrário de “bom”
d) A palavra “mal” usada neste texto está correta, pois é contrário de “bom”.

e) A palavra “mal” neste texto indica o modo como o sujeito escreve, e nesse caso ela é contrário de “bom”.


********************************************************************


AULA 02- DIRECIONADA (26/05/2020)

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA

TEXTO E ANÁLISE:



1. Na sua opinião, o que desperta nas crianças a vontade de abandonar logo a infância?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2. Segundo o texto, quais seriam as causas e as consequências dessa mudança na duração da infância?
________________________________________________________________________________________________________________________________

3. A última frase do texto é um questionamento à postura dos adultos no que diz respeito à educação das crianças.
·         Para você, que fatos relacionados à vida familiar comprometem a infância das crianças?
________________________________________________________________________________________________________________________________

4. Na hipótese de as crianças no futuro não terem mais infância, você acha que esse fato poderá prejudicar a personalidade delas quando adultas? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________

5. Você se enquadra em alguma das situações mencionadas no texto em estudo? Justifique sua resposta.
________________________________________________________________________________________________________________________________

6. Você considera importante que as crianças desfrutem das brincadeiras próprias de sua idade na época certa? Explique por quê.
________________________________________________________________________________________________________________________________


*******************************************************************

AULA 01- DIRECIONADA (19/05/2020)


Tomemos como objeto de discussão as “Fake News” nesse período de pandemia do Coronavírus. Como ponto de partida sobre o assunto, assista a essas reportagens sobre o perigo das Fake news nesse período de pandemia, exibidas a seguir:






§  Fundamentados nessas informações, procure analisar a veracidade das notícias abaixo que foram espalhadas através das redes, ou seja, quais delas realmente são verdades? Pesquise e descubra as que foram vítimas das Fake News.

 Mensagem que foram compartilhadas no WhatsApp:




 “Carnaval será a porta de entrada para o novo corona vírus.”


       “Tóquio cancela Olimpíadas temendo a epidemia.”
       “Corona vírus poderia ser transmitido por encomendas vindas da China.”
       “Britânico conseguiu vencer o vírus medicando-se com uísque e mel.”
     “Analista especializado em guerra biológica afirma que o novo corona vírus foi fabricado em um laboratório chinês.”
       “Bill Gates financiou patente do corona vírus.”




§  E a seguir produza uma lista de cuidados e ações que possam ser desenvolvidas para que isso não gere problemas para a população, ou seja, o que podemos fazer para que as fake News não sejam espalhadas e assim preocupando as pessoas?



Observação: vocês deverão copiar e responder no caderno as atividades propostas.

Orientamos que para retorno: batam foto da atividade (coloque disciplina-nome-turma) e envie em anexo, no e-mail criado para isso: 

emhg2020atividades@gmail.com
ao anexar arquivo, no assunto coloquem:
Nome, série e disciplina.

Caso haja dificuldade de usar e-mail aguardaremos o retorno  às aulas para darmos o visto e o reforço dos conteúdos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário