Oi Pessoal!
Que saudades…
…como está sendo difícil essa distância!!
Mas…
Vamos que vamos, a aula hoje está show! APENAS UM TEXTO PARA LEITURA!!!!!!!!
PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL
Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão.
Paisagem natural e paisagem cultural são diferenciadas pela análise dos elementos que as compõem. Os elementos naturais e os elementos culturais formam-nas e permitem-nos diferenciá-las. As paisagens são áreas as quais nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição) são capazes de observar e fazer delas uma possível interpretação. Movimento, cores, cheiros e sons fazem parte de uma paisagem.
Muitos, ao serem questionados sobre o que é uma paisagem, acabam respondendo que é tudo aquilo que é belo, portanto, tudo aquilo que está relacionado com a estética. Contudo, na verdade paisagem é tudo aquilo que podemos perceber segundo nossos sentidos, independente da interpretação visual que fazemos.
Observem essas imagens:
Paisagem natural é aquela que não sofreu intervenção humana.
Paisagem cultural é aquela que sofreu intervenções humanas.
O que é paisagem natural?
Paisagem natural é o ambiente que apresenta apenas elementos da natureza, ou seja, nesse tipo de área não há intervenção humana.
Suas características naturais são, portanto, preservadas, não sofrem nenhum tipo de modificação que não seja de ordem natural. Na Terra há muitos locais que apresentam paisagens naturais.
Os lugares mais remotos, com condições adversas à vida humana, são paisagens naturais. Florestas densas e áreas de preservação também correspondem a paisagens desse tipo.
Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Essas se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.
É importante dizer que podemos encontrar paisagens naturais em meio a paisagens culturais. Áreas de preservação ambiental ou parques, como o famoso Central Park em Nova Iorque, nos Estados Unidos, são exemplos disso.
O que é paisagem cultural?
Paisagem cultural é o ambiente que apresenta elementos naturais e elementos culturais, ou seja, é o ambiente que já sofreu intervenção humana. Sabemos que o ser humano, desde os primórdios de sua existência, estabelece relações com o meio em que vive usando os recursos naturais disponíveis para sua sobrevivência e adapta-o segundo as suas necessidades.
A introdução de elementos culturais dá-se segundo a construção do espaço geográfico, expressando então a cultura de determinadas sociedades. As paisagens culturais apresentam maiores mudanças, pois estão em constante alteração. A criação das cidades é um grande exemplo de paisagem modificada. Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas. Esses símbolos marcam a presença social e identificam a paisagem.
Diferente das paisagens naturais que sofrem modificações ao longo do tempo e de forma mais lenta, as paisagens culturais modificam-se com bastante rapidez e, muitas vezes, drasticamente, alterando-se completamente.
DISCIPLINA: GEOGRAFIA PROFESSORA: DA GUIA MELO
OBS; LEIAM COM ATENÇÃO O TEXTO QUE SE SEGUE, PORQUE ESSE
ASSUNTO SERÁ REVISADO PARA
ENCERRARMOS O ANO LETIVO DE 2020.
As Paisagens, Espaço Geográfico e Lugar
Considera-se paisagem a imagem resultante da
síntese de todos os elementos presentes em determinado local (uma
definição tradicional da paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo
olhar). A paisagem é tudo o que nós vemos, o que nossa
visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo
que a vista abarca. (É formada não apenas de volumes más também de cores,
movimentos, odores, sons etc. Sendo assim a paisagem não é espaço, pois se
tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.)
Paisagem é tudo o que vemos em determinado momento. Todos os
objetos e seres vivos presentes em determinado lugar são elementos que formam a
paisagem. Esses elementos podem ser:
· Elementos
naturais: relevo, clima, vegetação, rios, oceanos.
· Elementos
culturais ou humanizados: plantações, cidades, estradas,
indústrias e outras realizações da sociedade.
I - Tipos de paisagem
Temos dois tipos de paisagem: Paisagem Natural e Paisagem
Humanizada.
· PAISAGEM
NATURAL: A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem
interferência da mão humana. Ex: florestas, rios, montanhas etc.
· PAISAGEM
HUMANIZADA ou Antrópica: Já a paisagem humanizada é aquela que tem
resultados e transformações da intervenção humana.
II – Espaço Geográfico
O espaço geográfico é o conjunto integrado de
paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana, pois resulta
de um passado histórico, da densidade demográfica, da organização social e econômica
e dos recursos técnicos dos povos que habitam os diferentes lugares.
III – Lugar
O lugar é uma porção ou parte do espaço onde
vivemos nosso dia-a-dia, em interação com a paisagem. Exemplos: nossa casa,
nossa rua, nossa escola etc.
erosão causada pela água |
erosão causada pela ação do vento |
erosão causada pela ação do homem. |
A força do vento | A drenagem do solo | A adubação do solo |
O calor do Sol | O movimento das ondas | Desmatamento |
Força da chuva em encostas | Construção de casas em encostas | Chuvas moderadas. |
a. Atmosfera.
b. Núcleo interno.
c. Hidrosfera.
d. Manto.
e. Núcleo externo.
f. Crosta terrestre.
( ) Camada da Terra que é composta de marma.
( ) Camada líquida do interior da Terra, composta de níquel e ferro.
( ) Camada mais externa e delgada da Terra.
( ) Camada gasosa que envolve a Terra.
( ) Camada líquida da Terra, constituída de água.
( ) Camada solida do interior da Terra, composta de níquel e ferro.
Assinale a alternativa correta.
a. A - B - C - D - E - F.
b. C - B - A - F - D - E.
c. F - E - D - C - B - A.
d. D - E - F - A - C - B.
e. D - E - F - A - B - C.
ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINER
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: DA GUIA MELO
ALUNO(A) ______________________________________ 6 º ________
DATA:
OBS: COPIAR AS PERGUNTAS E RESPOSTAS NO CADERNO, EM SEGUIDA,
ENVIAR PARA O WHATSAP 987587176 OU EMAIL DAGUIAMELLO2010@HOTMAIL.COM ;
ENVIAR ATÉ DIA 05 DE OUTUBRO.
AS RESPOSTAS PODEM SER ENCONTRADAS NO LIVRO DE HISTÓRIA, NO
CAPÍTULO SOBRE ROCHAS MINERAIS E SOLO; E AINDA PODE USAR OUTROS MEIOS DE PESQUISA
PARA RESPONDER , COMO A INTERNET E OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ POSSUI DESSE
ASSUNTO OU ATÉ OUTROS LIVROS QUE ESTEJA AO SEU ALCANCE.
1.. Leia, atentamente, o texto:
Um proprietário pretendia formar uma
grande plantação em suas novas terras, em parte montanhosas. Elas continham
algumas nascentes e boa mata natural. Sua primeira providência foi mandar
queimar toda a mata, economizando, assim, o dinheiro que seria pago para a
derrubada e ganhando tempo. Dias depois, mandou passar um trator, que arrancou
os tocos não queimados das árvores e removeu os restos carbonizados, jogando-os
numa baixada. Em seguida, fez, nas encostas dos morros, a marcação de quadras
de plantio. Ali plantou milho e, após a primeira colheita, que foi boa, todos
os restos das plantas foram amontoados e queimados. Esse procedimento foi
repetido durante quatro anos, quando a produção de milho caiu a menos da metade
e começaram a surgir grandes fendas em toda a extensão das terras. O solo ficou
exposto, ressecado e estéril. Algumas das fontes secaram completamente. As
colheitas seguintes foram piorando devido ao aparecimento de insetos nocivos,
como gafanhotos e lagartas, que atacavam as plantas. Para exterminá-los, foi
preciso aplicar pesticidas, com grandes gastos. Vendo que não havia mais
condições de plantio, o proprietário abandonou as terras, que se transformaram
num capinzal cheio de cupinzeiros e formigueiros.
Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a
degradação do solo e da atmosfera?
A) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na
plantação.
B) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e
plantação de milho.
C) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de
milho.
D) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal
cheio de insetos.
2. Relacione as colunas e depois assinale o item que
apresenta a sequência correta:
1. Rocha magmática.
2. Rocha sedimentar.
3. Rocha metamórfica.
( ) Basalto
( ) Calcário
( ) Arenito
( ) Granito
( ) Mármore
A) 1, 3, 2, 2, 3
B) 2, 1, 1, 2, 1
C) 1, 2, 2, 1, 3
D) 3, 2, 2, 3, 1
ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINER
DISCIPLINA: GEOGRAFIA
PROFESSORA: DA GUIA MELO
ALUNO(A) ______________________________________ 6 º ________
DATA:
OBS: COPIAR AS PERGUNTAS E RESPOSTAS NO CADERNO, EM SEGUIDA,
ENVIAR PARA O WHATSAP 987587176 OU EMAIL DAGUIAMELLO2010@HOTMAIL.COM ;
ENVIAR ATÉ DIA 05 DE OUTUBRO.
AS RESPOSTAS PODEM SER ENCONTRADAS NO LIVRO DE HISTÓRIA, NO
CAPÍTULO SOBRE FORMA E MOVIMENTO DA TERRA, COMO TAMBÉM TEM UM TEXTO RELACIONADO
Á ATIVIDADE; E AINDA PODE USAR OUTROS
MEIOS DE PESQUISA PARA RESPONDER , COMO A INTERNET E OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ
JÁ POSSUI DESSE ASSUNTO OU ATÉ OUTROS LIVROS QUE ESTEJA AO SEU ALCANCE.
A Terra realiza dois movimentos de grande importância para
nós: rotação e translação. A) Rotação: é o movimento que a Terra realiza em
torno do próprio eixo, tendo como consequência a sucessão dos dias e das
noites. Isso ocorre porque devido ao formato da Terra, nem todas as partes do
nosso planeta serão iluminadas ao mesmo momento. Observe a imagem a seguir e
pinte a metade iluminada pelo Sol com uma cor clara de forma a representar o
dia e a outra metade com uma cor escura, representando a noite. Figura 1: Como
consequência do movimento de rotação da Terra há a sucessão dos dias e noites.
O período de rotação é de aproximadamente 24h. Observe que na figura 1 a Terra
foi representada inclinada. Não é um erro, na verdade a Terra tem uma
inclinação de aproximadamente 23,5o em relação ao seu eixo perpendicular. B)
Translação: é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. A Terra leva 365
dias e 6 horas para dar uma volta completa e esse período nós chamamos de ano.
Para corrigir o nosso calendário com a órbita ao redor do Sol, a cada quatro
anos é acrescentado um dia a mais no mês de fevereiro (ano bissexto). As
estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) são decorrentes do eixo
inclinado da Terra e o movimento de translação. Esta inclinação faz com que a
orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira
em torno do Sol. Portanto, a luz do Sol não atinge igualmente os hemisférios
Sul e Norte. Por isso quando é inverno no hemisfério norte, é verão no
hemisfério sul. Observe a imagem a seguir. Figura 2: As estações do ano são
consequência da inclinação do eixo da Terra e de seu movimento ao redor do Sol.
Observando a figura 2, qual a estação do ano no hemisfério Sul quando a Terra
está no ponto A? Se você respondeu inverno, acertou. No ponto A o hemisfério
Sul se inclina para longe do Sol, recebendo menos energia. Vamos repetir o
raciocínio observando a Terra no ponto B. Qual a estação do ano no hemisfério
Norte? Novamente a resposta é inverno. Desta vez é o hemisfério Norte que está
inclinado para longe do Sol, recebendo menos energia.
RESPONDA:
1. Qual o movimento
que a Terra realiza é responsável pela sucessão dos dias e das noites?
2. Qual a duração desse movimento?
3. Qual o nome do movimento que a Terra realiza em torno do
Sol?
4. Qual a duração desse movimento?
5. A inclinação do eixo da Terra junto com o movimento em
torno do sol é responsável pelas?
********************************************************
Conteúdo: REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO (CAPÍTULO O3)
*************************************************************************
Aula 04: Terça-feira(09/06/2020)
Conteúdo: Localização
****************************************************************************
Aula 03: Terça-feira(02/06/2020)
Conteúdo:Orientação e Localização
1- Como você acha que as pessoas se orientavam e se localizavam na antiguidade?
2- De que forma podemos nos orientar atualmente?
*****************************************************************************
AULA 02- TERÇA-FEIRA (26/05/2020)
Conteúdo: Paisagem natural e paisagem transformada.
Assistam ao vídeo e tente responder as questões a seguir:
ATIVIDADE
1-O que você entende por paisagem?
2- Para você o que é uma paisagem natural?
3-O que você entende por paisagem transformada?
4-Como podemos fazer para melhorar a paisagem do lugar onde moramos?
5-Você acha importante preservarmos a paisagem natural? Por quê?
********************************************************************************
AULA 01- 19/05/2020 (Terça-feira)
CONTEÚDO: COORDENADAS GEOGRÁFICAS
ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES:
Nenhum comentário:
Não é permitido fazer novos comentários.