sexta-feira, 8 de maio de 2020

GEOGRAFIA 6 º ANO A E B ( Daguia Melo)

AULA REMOTA DO DIA 10/02/2021


Oi Pessoal!

Que saudades…

…como está sendo difícil essa distância!!

Mas…

Vamos que vamos, a aula hoje está show! APENAS UM TEXTO PARA LEITURA!!!!!!!!

PAISAGEM NATURAL E PAISAGEM CULTURAL

          Paisagem natural e paisagem cultural são tipos de paisagens que apresentam entre si elementos diferentes identificados pelos nossos cinco sentidos, especialmente a visão.

          Paisagem natural e paisagem cultural são diferenciadas pela análise dos elementos que as compõem. Os elementos naturais e os elementos culturais formam-nas e permitem-nos diferenciá-las. As paisagens são áreas as quais nossos sentidos (visão, olfato, tato e audição) são capazes de observar e fazer delas uma possível interpretação. Movimento, cores, cheiros e sons fazem parte de uma paisagem.

          Muitos, ao serem questionados sobre o que é uma paisagem, acabam respondendo que é tudo aquilo que é belo, portanto, tudo aquilo que está relacionado com a estética. Contudo, na verdade paisagem é tudo aquilo que podemos perceber segundo nossos sentidos, independente da interpretação visual que fazemos.

Observem essas imagens:


Paisagem natural é aquela que não sofreu intervenção humana.

Paisagem cultural é aquela que sofreu intervenções humanas.

O que é paisagem natural?

          Paisagem natural é o ambiente que apresenta apenas elementos da natureza, ou seja, nesse tipo de área não há intervenção humana.

          Suas características naturais são, portanto, preservadas, não sofrem nenhum tipo de modificação que não seja de ordem natural. Na Terra há muitos locais que apresentam paisagens naturais.

          Os lugares mais remotos, com condições adversas à vida humana, são paisagens naturais. Florestas densas e áreas de preservação também correspondem a paisagens desse tipo.

          Normalmente seus elementos são: árvores, rios, cachoeiras, montanhas, serras e geleiras. Essas se modificam com o tempo, porém essa modificação é feita por elementos da própria natureza, como ventos, chuvas e ação dos raios solares.

          É importante dizer que podemos encontrar paisagens naturais em meio a paisagens culturais. Áreas de preservação ambiental ou parques, como o famoso Central Park em Nova Iorque, nos Estados Unidos, são exemplos disso.

O que é paisagem cultural?

          Paisagem cultural é o ambiente que apresenta elementos naturais e elementos culturais, ou seja, é o ambiente que já sofreu intervenção humana. Sabemos que o ser humano, desde os primórdios de sua existência, estabelece relações com o meio em que vive usando os recursos naturais disponíveis para sua sobrevivência e adapta-o segundo as suas necessidades.

          A introdução de elementos culturais dá-se segundo a construção do espaço geográfico, expressando então a cultura de determinadas sociedades. As paisagens culturais apresentam maiores mudanças, pois estão em constante alteração. A criação das cidades é um grande exemplo de paisagem modificada. Os principais símbolos de uma paisagem cultural são as construções civis, como casas, edifícios, pontes e estradas. Esses símbolos marcam a presença social e identificam a paisagem.

          Diferente das paisagens naturais que sofrem modificações ao longo do tempo e de forma mais lenta, as paisagens culturais modificam-se com bastante rapidez e, muitas vezes, drasticamente, alterando-se completamente.



AULA REMOTA DO  DIA 24/02/2021
OBS:: RESPONDER A ATIVIDADE DO LIVRO DE GEOGRAFIA DA PÁGINA 137.


AULA REMOTA DO DIA 17/02/2021
1. COPIE E RESPONDA A ESSA QUESTÃO NO CADERNO;
Preencha as lacunas do texto a seguir sobre a Geografia com as respectivas palavras-chave: (Palavras-chave: Homem – Lugar – Paisagem – Identidade – Espaço – Terra – Natureza). 
 A Geografia é uma ciência que possui o ____________ como objeto de seu estudo. Este espaço é fruto da inter-relação entre homem e _______________. A ______________ é a forma e a função do espaço que vemos e percebemos num determinado momento. Atualmente não existem lugares da superfície da ______________ que o ________________ não tenha explorado. Todos vivemos em um determinado _____________, onde há a possibilidade de existir as relações sociais. Cada um desses lugares é formado pela ______________ das pessoas que vivem naquele espaço, interagindo e se relacionando para que a vida possa acontecer. 




AULA REMOTA DO DIA 12/02/2021






01. Qual o objeto de estudo da Geografia? (Assinalar apenas uma alternativa com “X”) 
(A). Descrição dos Lugares. 
(B). Estudo do Espaço Geográfico.
 (C). Interpretação de Mapas. 
(D). Observação da Paisagem. 
02. Assinale a opção CORRETA em relação ao conceito de Paisagem.
 (A). Paisagem é uma fotografia de um lugar só com características naturais.
 (B). Paisagem geográfica é apenas um quadro bonito de um lugar.
 (C). Paisagem representa apenas os aspectos sociais e humanizados de um determinado lugar. 
(D). Paisagem é o que vemos e observamos de um lugar. 
03.  Quais diferenças você observa entre as paisagens do espaço rural e a do espaço urbano? 

 04. Explique o conceito de lugaR
: a) utilizado no senso comum. 
 b) para a Geografia. 
05. Explique com suas palavras o que é Paisagem Geográfica? 

06. Complete com Paisagem Natural ou Paisagem Humanizada: a) As paisagens que nela predominam aspectos originais da natureza são chamadas de _____________________. b) As paisagens que possuem elementos transformados pelo homem através de seu trabalho são chamadas de _________________________. c) As _________________________ são consideradas intocadas pelo homem. d) As _________________________ apresentam presença humana. e) As _______________________ também são chamadas de paisagens artificiais ou culturais.
 07. Preencha as lacunas do texto a seguir sobre a Geografia com as respectivas palavras-chave: Palavras-chave: Homem – Lugar – Paisagem – Identidade – Espaço – Terra – Natureza A Geografia é uma ciência que possui o ____________ como objeto de seu estudo. Este espaço é fruto da inter-relação entre homem e _______________. A ______________ é a forma e a função do espaço que vemos e percebemos num determinado momento. Atualmente não existem lugares da superfície da ______________ que o ________________ não tenha explorado. Todos vivemos em um determinado _____________, onde há a possibilidade de existir as relações sociais. Cada um desses lugares é formado pela ______________ das pessoas que vivem naquele espaço, interagindo e se relacionando para que a vida possa acontecer.
 08. Cite pelo menos 3 exemplos de elementos visíveis e invisíveis do espaço geográfico:
 a) Elementos Visíveis: _________________________________________________________________ ____________________________________________________________________________________ b) Elementos Invisíveis: _______________________________________________________________ ____________________________________________________

 ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GNEIMER

DISCIPLINA: GEOGRAFIA     PROFESSORA: DA GUIA MELO

OBS; LEIAM COM ATENÇÃO O TEXTO QUE SE SEGUE, PORQUE ESSE ASSUNTO SERÁ  REVISADO PARA ENCERRARMOS  O ANO LETIVO DE 2020.

As Paisagens, Espaço Geográfico e Lugar

Considera-se paisagem a imagem resultante da síntese de todos os elementos presentes em determinado local (uma definição tradicional da paisagem é a de um espaço territorial abrangido pelo olhar). A paisagem é tudo o que nós vemos, o que nossa visão alcança. Esta pode ser definida como o domínio do visível, aquilo que a vista abarca. (É formada não apenas de volumes más também de cores, movimentos, odores, sons etc. Sendo assim a paisagem não é espaço, pois se tirarmos a paisagem de um determinado lugar, o espaço não deixará de existir.)

Paisagem é tudo o que vemos em determinado momento. Todos os objetos e seres vivos presentes em determinado lugar são elementos que formam a paisagem. Esses elementos podem ser:

·         Elementos naturais: relevo, clima, vegetação, rios, oceanos.                                                          

·         Elementos culturais ou humanizados: plantações, cidades, estradas, indústrias e outras realizações da sociedade.

I - Tipos de paisagem

Temos dois tipos de paisagem: Paisagem Natural e Paisagem Humanizada.

·           PAISAGEM NATURAL: A paisagem natural é aquilo que vem de origem da natureza, sem interferência da mão humana. Ex: florestas, rios, montanhas etc.

·          PAISAGEM HUMANIZADA ou Antrópica: Já a paisagem humanizada é aquela que tem resultados e transformações da intervenção humana.

II – Espaço Geográfico

O espaço geográfico é o conjunto integrado de paisagens resultantes de fenômenos naturais e da ação humana, pois resulta de um passado histórico, da densidade demográfica, da organização social e econômica e dos recursos técnicos dos povos que habitam os diferentes lugares.

III – Lugar

O lugar é uma porção ou parte do espaço onde vivemos nosso dia-a-dia, em interação com a paisagem. Exemplos: nossa casa, nossa rua, nossa escola etc.

 




AULA REMOTA DO DIA 25.11;2020
OBS: RESPONDER NO CADERNO AS ATIVIDADES DAS SEGUINTES PÁGINAS DO LIVRO; 121 E 124; RESPONDER E ENVIAR PARA MEU WHATS 987587176




AULA REMOTA DO DIA 18.11.2020
OBS: RESPONDER A ATIVIDADE DO LIVRO DE GEOGRAFIA DA PÁGINA 107.



AULA REMOTA 11.11.2020
LEIA O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AS QUESTÕES QUE SEGUEM; PARA AUXILIAR NAS RESPOSTAS PODE CONSULTAR O CAPÍTULO 6 DO LIVRO DE GEOGRAFIA ALÉM DO TEXTO ABAIXO;  ENVIAR AS RESPOSTAS PARA O MEU EMAIL DAGUIAMELLO2010@HOTMAIL.COM OU WHATSSAP 987587176.. MUITO OBRIGADA





A EROSÃO
A superfície da terra está sempre se modificando, porque o solo e as rochas sofrem o desgaste provocado por diversos fatores naturais.
O desgaste do solo e das rochas é chamado de erosão.
Quando o calor do Sol é excessivo, provoca rachaduras no solo. Em solos muito arenosos, a chuva pode provocar grandes áreas de erosão, pois a força da enxurrada arranca a vegetação e arrasta a terra.
A chuva também desgasta o solo. Nos rios a água corrente vai, aos poucos, desgastando as margens. Nos mares, a força das ondas desgasta as rochas, que também sofrem a erosão provocada pelo vento. É a vegetação que protege o solo contra a erosão. Nas montanhas e nas margens dos rios, a vegetação torna a terra mais firme, impedindo a ação do vento e das águas.
Na grande maioria das vezes,  a superfície terrestre também é modificada pela  ação do homem.  Ele constrói estradas, túneis, barragens,  desvia as águas dos rios e faz plantações. Essas intervenções podem acelerar o processo de erosão.
             
erosão causada pela água
          











erosão causada pela ação do vento

erosão causada pela ação do homem. 











ATIVIDADES
                Responda:
a)     1.  O que é erosão?
__

b)     2.  Como a vegetação protege o solo contra a erosão?
__
c)     3. O que é enxurrada?
_
c)       Pintem de azul apenas os quadros que apresentam fatores que causam a erosão:

A força do vento
A drenagem do solo
A adubação do solo
O calor do Sol
O movimento das ondas
Desmatamento
Força da chuva em encostas
Construção de casas em encostas
Chuvas moderadas.

                Assinale V para verdadeiro e F para falso:
(     ) A superfície da terra nunca sofre modificações.
(     ) O solo e as rochas sofrem desgastes provocados por fatores diferentes.
(     ) O calor forte e intenso pode  causa rachaduras no solo.

(     ) Em solos arenosos as chuvas podem causar erosão.

Que atitudes o homem poderia praticar para evitar a erosão do solo causada por ele?



AULA REMOTA DO DIA 04.11.2020




OBS: RESPONDER A ATIVIDADE DO LIVRO DE GEOGRAFIA DA PÁGINA 99.











AULA DO DIA 28.10.2020
OBS: RESPONDER NO CADERNO ATIVIDADE DO LIVRO DE GEOGRAFIA DA PÁGIN 93.





AULA DO DIA 21/10/2020
OBS; RESPONDER A ATIVIDADE DO LIVRO DE GEOGRAFIA DA PÁGINA 86






AULA DO DIA 14/10/2020
OBS; 
AS RESPOSTAS PARA ESSA QUESTÃO ESTÃO NO CAPÍTULO 5 DO LIVRO DE GEOGRAFIA; RESPONDA NO CADERNO, TIRE A FOTO E ENVIE PARA O MEU WHATS.

Associe os dados da primeira coluna com os seus correspondentes na coluna de baixo.

a. Atmosfera.
b. Núcleo interno.
c. Hidrosfera.
d. Manto.
e. Núcleo externo.
f. Crosta terrestre.

(     ) Camada da Terra que é composta de marma.
(     ) Camada líquida do interior da Terra, composta de níquel e ferro.
(     ) Camada mais externa e delgada da Terra.
(     ) Camada gasosa que envolve a Terra.
(     ) Camada líquida da Terra, constituída de água.
(     ) Camada solida do interior da Terra, composta de níquel e ferro.

Assinale a alternativa correta.

a. A - B - C - D - E - F.
b. C - B - A - F - D - E.
c. F - E - D - C - B - A.
d. D - E - F - A - C - B.
e. D - E - F - A - B - C.







AULA 14 : 07/10/2020

OBS: COMO COMBINAMOS NA NOSSA AULA ON LINE, VOÇES VÃO RESPONDER AS QUESTÕES 1 E 2 DO LIVRO DE GEOGRAFIA DA PÁGINA 64 ; COPIAR APENAS AS RESPOSTAS NO CADERNO E ENVIAR PRO MEU WHATS


AULA 13: 30/09/2020

ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINER

DISCIPLINA:  GEOGRAFIA    PROFESSORA: DA GUIA MELO

ALUNO(A) ______________________________________ 6 º ________ DATA:­­­­­­­­­­­­­­­

OBS: COPIAR AS PERGUNTAS E RESPOSTAS NO CADERNO, EM SEGUIDA, ENVIAR PARA O WHATSAP 987587176 OU EMAIL DAGUIAMELLO2010@HOTMAIL.COM ; ENVIAR ATÉ DIA 05 DE OUTUBRO.

AS RESPOSTAS PODEM SER ENCONTRADAS NO LIVRO DE HISTÓRIA, NO CAPÍTULO  SOBRE ROCHAS MINERAIS E SOLO;  E AINDA PODE USAR OUTROS MEIOS DE PESQUISA PARA RESPONDER , COMO A INTERNET E OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ POSSUI DESSE ASSUNTO OU ATÉ OUTROS LIVROS QUE ESTEJA AO SEU ALCANCE.

1.. Leia, atentamente, o texto: 

      Um proprietário pretendia formar uma grande plantação em suas novas terras, em parte montanhosas. Elas continham algumas nascentes e boa mata natural. Sua primeira providência foi mandar queimar toda a mata, economizando, assim, o dinheiro que seria pago para a derrubada e ganhando tempo. Dias depois, mandou passar um trator, que arrancou os tocos não queimados das árvores e removeu os restos carbonizados, jogando-os numa baixada. Em seguida, fez, nas encostas dos morros, a marcação de quadras de plantio. Ali plantou milho e, após a primeira colheita, que foi boa, todos os restos das plantas foram amontoados e queimados. Esse procedimento foi repetido durante quatro anos, quando a produção de milho caiu a menos da metade e começaram a surgir grandes fendas em toda a extensão das terras. O solo ficou exposto, ressecado e estéril. Algumas das fontes secaram completamente. As colheitas seguintes foram piorando devido ao aparecimento de insetos nocivos, como gafanhotos e lagartas, que atacavam as plantas. Para exterminá-los, foi preciso aplicar pesticidas, com grandes gastos. Vendo que não havia mais condições de plantio, o proprietário abandonou as terras, que se transformaram num capinzal cheio de cupinzeiros e formigueiros. 

Quais as atitudes do proprietário que contribuíram para a degradação do solo e da atmosfera? 

A) Desmatamentos, queimadas e aplicação de pesticidas na plantação. 

B) Adubação, remoção dos restos queimados com trator e plantação de milho. 

C) Queimadas, reflorestamento e plantio somente de milho. 

D) Recuperação das terras que se transformaram num capinzal cheio de insetos. 


2. Relacione as colunas e depois assinale o item que apresenta a sequência correta: 

1. Rocha magmática.                       

2. Rocha sedimentar.                       

3. Rocha metamórfica.

(   ) Basalto

(   ) Calcário

(   ) Arenito

(   ) Granito 

(   ) Mármore

A) 1, 3, 2, 2, 3 

B) 2, 1, 1, 2, 1 

C) 1, 2, 2, 1, 3 

D) 3, 2, 2, 3, 1

 


AULA 12: 
25/09/2020


ESCOLA MUNICIPAL HERMANN GMEINER

DISCIPLINA: GEOGRAFIA    PROFESSORA: DA GUIA MELO

ALUNO(A) ______________________________________ 6 º ________ DATA:­­­­­­­­­­­­­­­

OBS: COPIAR AS PERGUNTAS E RESPOSTAS NO CADERNO, EM SEGUIDA, ENVIAR PARA O WHATSAP 987587176 OU EMAIL DAGUIAMELLO2010@HOTMAIL.COM ; ENVIAR ATÉ DIA 05 DE OUTUBRO.

AS RESPOSTAS PODEM SER ENCONTRADAS NO LIVRO DE HISTÓRIA, NO CAPÍTULO SOBRE FORMA E MOVIMENTO DA TERRA, COMO TAMBÉM TEM UM TEXTO RELACIONADO Á ATIVIDADE;  E AINDA PODE USAR OUTROS MEIOS DE PESQUISA PARA RESPONDER , COMO A INTERNET E OS CONHECIMENTOS QUE VOCÊ JÁ POSSUI DESSE ASSUNTO OU ATÉ OUTROS LIVROS QUE ESTEJA AO SEU ALCANCE.

A Terra realiza dois movimentos de grande importância para nós: rotação e translação. A) Rotação: é o movimento que a Terra realiza em torno do próprio eixo, tendo como consequência a sucessão dos dias e das noites. Isso ocorre porque devido ao formato da Terra, nem todas as partes do nosso planeta serão iluminadas ao mesmo momento. Observe a imagem a seguir e pinte a metade iluminada pelo Sol com uma cor clara de forma a representar o dia e a outra metade com uma cor escura, representando a noite. Figura 1: Como consequência do movimento de rotação da Terra há a sucessão dos dias e noites. O período de rotação é de aproximadamente 24h. Observe que na figura 1 a Terra foi representada inclinada. Não é um erro, na verdade a Terra tem uma inclinação de aproximadamente 23,5o em relação ao seu eixo perpendicular. B) Translação: é o movimento que a Terra realiza ao redor do Sol. A Terra leva 365 dias e 6 horas para dar uma volta completa e esse período nós chamamos de ano. Para corrigir o nosso calendário com a órbita ao redor do Sol, a cada quatro anos é acrescentado um dia a mais no mês de fevereiro (ano bissexto). As estações do ano (primavera, verão, outono e inverno) são decorrentes do eixo inclinado da Terra e o movimento de translação. Esta inclinação faz com que a orientação da Terra em relação ao Sol mude continuamente enquanto a Terra gira em torno do Sol. Portanto, a luz do Sol não atinge igualmente os hemisférios Sul e Norte. Por isso quando é inverno no hemisfério norte, é verão no hemisfério sul. Observe a imagem a seguir. Figura 2: As estações do ano são consequência da inclinação do eixo da Terra e de seu movimento ao redor do Sol. Observando a figura 2, qual a estação do ano no hemisfério Sul quando a Terra está no ponto A? Se você respondeu inverno, acertou. No ponto A o hemisfério Sul se inclina para longe do Sol, recebendo menos energia. Vamos repetir o raciocínio observando a Terra no ponto B. Qual a estação do ano no hemisfério Norte? Novamente a resposta é inverno. Desta vez é o hemisfério Norte que está inclinado para longe do Sol, recebendo menos energia.

RESPONDA:

 1. Qual o movimento que a Terra realiza é responsável pela sucessão dos dias e das noites?

2. Qual a duração desse movimento?

3. Qual o nome do movimento que a Terra realiza em torno do Sol?

4. Qual a duração desse movimento?

5. A inclinação do eixo da Terra junto com o movimento em torno do sol é responsável pelas?





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AULA 11: TERÇA -FEIRA (28/07/2020)

CONTEÚDO:  SUPERFÍCIE E ESTRUTURA DA TERRA


ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG.93 A 94)




ATIVIDADE (PÁG. 93 A 94)


1- O QUE PODEMOS ENTENDER POR BIOSFERA?

2- COM FREQUÊNCIA, DIVERSOS FENÔMENOS NATURAIS OCORREM NA TERRA, ESPECIALMENTE NA CROSTA, ONDE VIVEMOS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

3- SEGUNDO A TEORIA DE GAIA, A TERRA NÃO É UM CORPO UNIFORME NEM ESTÁTICO. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

4- PARA COMPREENDER A DINÂMICA TERRESTRE, DEVE-SE LEVAR EM CONTA QUE PRATICAMENTE TUDO O QUE NELA OCORRE SE INTER-RELACIONA. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

5- A RADIAÇÃO SOLAR É FONTE DE ENERGIA EXTERNA RESPONSÁVEL POR INÚMEROS FENÔMENOS QUE OCORREM NA SUPERFÍCIE TERRESTRE. QUAIS SÃO ESSES FENÔMENOS?


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AULA 10: TERÇA -FEIRA (21/07/2020)

CONTEÚDO:  SUPERFÍCIE E ESTRUTURA DA TERRA


ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG.91 A 92)

ATIVIDADE (PÁG. 91 A 92)


ATIVIDADE (PÁG. 91 A 92)

1- OS SERES HUMANOS OCUPAM APENAS UMA PARTE DA TERRA. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

2- O QUE PODEMOS ENTENDER POR ESPAÇO GEOGRÁFICO?

3- A SUPERFÍCIE TERRESTRE CORRESPONDE A UMA CAMADA DE MAIS OU MENOS 25 QUILÔMETROS DE ESPESSURA, NA QUAL AS ESFERAS DO PLANETA SE INTER-RELACIONAM. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.

4- O QUE PODEMOS ENTENDER POR LITOSFERA?

5- COMENTE SOBRE A CAMADA DA TERRA : HIDROSFERA.

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AULA 09: TERÇA -FEIRA (14/07/2020)
CONTEÚDO:  MOVIMENTOS DA TERRA(TRANSLAÇÃO)





ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 83 A 85)

ATIVIDADE (PÁG. 83 A 85)

1- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE PELO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO.

2- QUAIS SÃO AS QUATRO ESTAÇÕES DO ANO?

3- NAS ALTAS LATITUDES, ISTO É, EM ZONAS POLARES E SUAS PROXIMIDADES, APENAS O VERÃO DE DESTACA PELOS DIAS MAIS LONGOS E PELO DESCONGELAMENTO DAS BANQUISAS. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


4- NAS BAIXAS LATITUDES, OU SEJA, NA ZONA TROPICAL, APENAS AS ESTAÇÕES DE VERÃO E DE INVERNO SÃO MARCADAS PELA VARIAÇÃO DA TEMPERATURA E DE UMIDADE. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


5- AS ESTAÇÕES DO ANO COSTUMAM SER BEM DEFINIDAS APENAS NAS REGIÕES DE MÉDIAS LATITUDES. COMENTE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


6- AS ESTAÇÕES DO ANO OCORREM POR CAUSA DO MOVIMENTO DE TRANSLAÇÃO E PRINCIPALMENTE, DEVIDO A INCLINAÇÃO DO EIXO DO NOSSO PLANETA. EXPLIQUE SOBRE ESSA AFIRMAÇÃO.


7- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE POR EQUINÓCIOS E SOLSTÍCIOS.


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AULA 08: TERÇA -FEIRA (07/07/2020)

CONTEÚDO:  MOVIMENTOS DA TERRA






ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 74 A 81)

ATIVIDADE (PÁG. 74 A 81)


01- O QUE PODEMOS ENTENDER POR MOVIMENTO DE ROTAÇÃO?


02- A DURAÇÃO DE UMA VOLTA DA TERRA AO REDOR DO PRÓPRIO EIXO É DE APROXIMADAMENTE 23 HORAS E 56 MINUTOS. EXPLIQUE SOBRE ESSE PERÍODO DE TEMPO.

03- MOVIMENTO APARENTE DO SOL É A IMPRESSÃO QUE TEMOS DO MOVIMENTO DE UM OBJETO QUALQUER, EM VIRTUDE DE NOSSA POSIÇÃO NA SUPERFÍCIE TERRESTRE. COMENTE SOBRE ESSE FENÔMENO.

04- O QUE PODEMOS ENTENDER POR FUSOS HORÁRIOS?

05- EM VÁRIOS ESTADOS DO BRASIL, AS PESSOAS ADIANTARAM SEUS RELÓGIOS EM UMA HORA DURANTE DETERMINADO PERÍODO DO ANO. EXPLIQUE SOBRE O HORÁRIO DE VERÃO.

06- O QUE PODEMOS ENTENDER POR HORÁRIO DE PICO?

              
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AULA 07: TERÇA -FEIRA (30/06/2020)


CONTEÚDO:  FORMA E MOVIMENTOS DA TERRA





ASSISTAM AO VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ  VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 70 A 73)


ATIVIDADE( PÁG. 70 A 73)

1- LEIA A TIRINHA DA PÁGINA 70 E COMENTE O QUE VOCÊ ENTENDEU SOBRE A MESMA.

2- A TERRA ORBITA AO REDOR DE UMA ESTRELA QUE É O SOL. EXPLIQUE MAIS SOBRE  A IMPORTÂNCIA DESSA ESTRELA PARA A EXISTÊNCIA DE VIDA NO PLANETA.

3- O SOL E A LUA DESPERTAM A CURIOSIDADE DOS SERES HUMANOS HÁ MILHARES DE ANOS. COMENTE SOBRE ESSES DOIS ASTROS.

4- EXPLIQUE PORQUE O SOL É NDISPENSÁVEL PARA A VIDA NA TERRA.

5- A PRINCIPAL INFLUÊNCIA QUE A LUA EXERCE SOBRE A SUPERFÍCIE DA TERRA OCORRE EM RELAÇÃO ÀS MARÉS. COMENTE COMO ACONTECE ESSE PROCESSO.

6- DURANTE MUITO TEMPO, PENSAVA-SE QUE A TERRA ERA PERFEITAMENTE ESFÉRICA COMO UMA BOLA OU ATÉ PLANA COMO UM DISCO. EXPLIQUE SOBRE OS PRIMEIROS REGISTROS SOBRE A FORMA DA TERRA.









AULA 06: TERÇA -FEIRA (23/06/2020)

CONTEÚDO: MAPAS

ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 54 A 58)


ATIVIDADE(PÁGINA 54 A 58)

1-PARA QUE SERVEM OS MAPAS?

2-O QUE PODEMOS ENTENDER POR GLOBO TERRESTRE?

3-EXPLIQUE COMO AS REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO SE VINCULARAM AO COTIDIANO DOS SERES HUMANOS ANTES MESMO DA ESCRITA.

4-COMENTE SOBRE AS REPRESENTAÇÕES BIDIMENSIONAIS DO ESPAÇO GEOGRÁFICO.

5- O QUE PODEMOS ENTENDER POR CROQUIS?

6-EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE POR CARTOGRAMA.

7- COMENTE SOBRE A ANAFORMOSE CARTOGRÁFICA.


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Aula 05: Terça-feira(16/06/2020)

Conteúdo: 
REPRESENTAÇÕES DO ESPAÇO GEOGRÁFICO  (CAPÍTULO O3)

ASSISTAM O VÍDEO PARA FIXAR O ASSUNTO, MAS A ATIVIDADE VOCÊ VAI RESPONDER DE ACORDO COM SEU LIVRO DIDÁTICO (PÁG. 41 A 53)





ATIVIDADE (PÁGINA 41 A 53)


1- O QUE PODEMOS ENTENDER POR MAPAS?

2- QUAIS SÃO OS ELEMENTOS QUE COMPÕEM OS MAPAS?

3- COMENTE SOBRE CADA ELEMENTO QUE FORMAM OS MAPAS:

A)TÍTULO

B) FONTE

C)LEGENDA

D)ORIENTAÇÃO

E) ESCALA CARTOGRÁFICA

4- O QUE SÃO CONVENÇÕES CARTOGRÁFICAS?

5- EXPLIQUE SOBRE OS TIPOS DE ESCALA:

 A) ESCALA GRÁFICA

B) ESCALA NUMÉRICA

6- COMENTE SOBRE OS TIPOS DE MAPAS:

A)MAPA POLÍTICO

B) MAPA HISTÓRICO

C) MAPA FÍSICO



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Aula 04: Terça-feira(09/06/2020)

Conteúdo: Localização






ASSISTAM O VÍDEO E RESPONDAM AS QUESTÕES:

1- COMO VOCÊ ACHA QUE PODEMOS NOS ORIENTARMOS NO ESPAÇO GEOGRÁFICO?

2- EXPLIQUE O QUE VOCÊ ENTENDE SOBRE A PALAVRA ORIENTAR-SE.

3- PARA QUE SERVE A ROSA DOS VENTOS?

4- QUAL A ESTRELA MUITO IMPORTANTE PARA A ORIENTAÇÃO?

5- QUAIS SÃO OS QUATRO PONTOS DE REFERENCIA NO ESPAÇO?

6- QUAIS OS PONTOS DE REFERÊNCIA DO SEU BAIRRO?


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Aula 03: Terça-feira(02/06/2020)

Conteúdo:Orientação e Localização



Assistam o vídeo e responda as questões:

1- Como você acha que as pessoas se orientavam e se localizavam na antiguidade?

2- De que forma podemos nos orientar atualmente?




3- Comente como as pessoas antigamente se orientavam pelos astros.

4- Quais são os pontos cardeais?

5- Para que serve a Rosa dos Ventos?

6- Quais são os pontos colaterais?

7- Explique como antigamente as pessoas se orientavam pelas estrelas.

8- A bússola foi um instrumento inventada pelos chineses. Explique para que serve a bússola.

9- O que podemos entender por GPS?


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AULA 02- TERÇA-FEIRA (26/05/2020)


Conteúdo: Paisagem natural e paisagem transformada.


Assistam ao vídeo e tente responder as questões a seguir:


 ATIVIDADE

1-O que você entende por paisagem?

2- Para você o que é uma paisagem natural?

3-O que você entende por paisagem transformada?

4-Como podemos fazer para melhorar a paisagem do lugar onde moramos?

5-Você acha importante preservarmos a paisagem natural? Por quê?


6- Represente através de desenho uma paisagem natural e outra paisagem transformada.



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AULA 01- 19/05/2020 (Terça-feira)

CONTEÚDO: COORDENADAS GEOGRÁFICAS

ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA AS QUESTÕES:




1.O que é determinado pelo cruzamento entre os paralelos e os meridianos?

2. Qual a importância das coordenadas geográficas?

3. Qual o nome do paralelo principal e do meridiano?

4. Para que foram criados os paralelos  e os meridiano?

5. Para que serve o GPS?

Bons estudos! Forte abraço!

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