sexta-feira, 8 de maio de 2020

ENSINO RELIGIOSO 7 º ANO - PROFESSORA APARECIDA

ATIVIDADE 27- 07/12/2020

REPOSTEI AS ATIVIDADES DOS QUESTIONÁRIOS DE CONSCIÊNCIA NEGRA E AQUELE QUE RETOMA ATIVIDADES DE 01 A 09, TAMBÉM NOVO QUESTIONÁRIO RESGATANDO AULAS DE 11 A 22.

ATIVIDADE 26- 30/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES: 8,9 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE A VIOLÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES; BULLYING.





ATIVIDADE 25- 23/11/2020

CORREÇÃO DAS ATIVIDADES:07;11 E 24 PELO GOOGLE MEET, QUE TRATAM DE PRECONCEITO, RACISMO E CONSCIÊNCIA NEGRA.



ATIVIDADE 24- 16/11/2020

Acesse o link para fazer a atividade de hoje:




*********************************************
ATIVIDADE 23- 09/11/2020


Correção das atividades 15 e 16 pelo google meet no horário combinado.




ATIVIDADE 22- 26/10/2020


TEMA: A dignidade humana e os direitos humanos 

 Olá, querida e querido estudante! Na aula de hoje vamos estudar sobre a dignidade humana e os direitos humanos, vocês perceberam que nas aulas anteriores esses termos apareceram algumas vezes. Agora é nossa hora de aprender um pouco mais sobre esse tema. Leia a seguir dois artigos da Constituição Federal do Brasil que tratam sobre a dignidade humana: 
Art. 227 É dever da família, da sociedade e do Estado assegurar à criança, ao adolescente e ao jovem, com absoluta prioridade, o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária, além de colocá-los a salvo de toda forma de negligência, discriminação, exploração, violência, crueldade e opressão. 
Art. 230. A família, a sociedade e o Estado têm o dever de amparar as pessoas idosas, assegurando sua participação na comunidade, defendendo sua dignidade e bem-estar e garantindo-lhes o direito à vida. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: . Acesso em:14 Ago 2020. Como lemos na Constituição Federal brasileira, todos os seres humanos têm direito de ter moradia, saúde, alimentação e educação dígna, entre outras coisas. No entanto, a realidade não é bem assim. Muitas pessoas não tem o básico para sobreviver e lutar por seus direitos. “Os direitos humanos consistem em direitos naturais garantidos a todo e qualquer indivíduo, e que devem ser universais, isto é, se estender a pessoas de todos os povos e nações, independentemente de sua classe social, etnia, gênero, nacionalidade ou posicionamento político. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), os direitos humanos são ‘garantias jurídicas universais que protegem indivíduos e grupos contra ações ou omissões dos governos que atentem contra a dignidade humana’. São exemplos de direitos humanos o direito à vida, direito à integridade física, direito à dignidade, entre outros. Quando os direitos humanos são firmados em determinado ordenamento jurídico, como nas Constituições, eles passam a ser chamados de direitos fundamentais. [...]. Os direitos humanos são garantias históricas, que mudam ao longo do tempo, adaptando-se às necessidades específicas de cada momento. Por isso, ainda que a forma com que atualmente conhecemos os direitos humanos tenha surgido com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, assinada em 1948, antes disso, princípios de garantia de proteção aos direitos básicos do indivíduo já apareciam em algumas situações ao longo da história”. 

Fonte: POLITIZE! O que são direitos humanos? Disponivel em: . Acesso em: 14 ago 2020



Fonte: CISCODOAMOR. Cisco. A pergunta. 10 mar. 2013. Fraternidade São Luchésio e Buonadona. Disponivel em: . Acesso em: 13 ago. 2020. 

Em 10 de dezembro comemora-se o Dia Internacional dos Direitos Humanos. Geralmente essa data é marcada por manifestações em favor dos direitos humanos em todo o mundo. Entre as manifestações de 2012, a marcha ocorrida em Santo Domingo, na República Dominicana, chamou a atenção por mostrar rostos de pessoas torturadas durante a ditadura de Rafael Trujillo pela qual passou o país de 1930 a 1961.


Fonte: UOL NOTÍCIAS. Manifestações marcam o Dia Internacional dos Direitos Humanos no mundo. Uol. Foto 15 10 dez. 2012. Multidão marcha aos redores da Procuradoria da República em Santo Domingo, República Dominicana... Disponível em: . Acesso em: 14 ago 2020


Agora é hora de testar seus conhecimentos, lembre-se de que as pesquisas e consultas são permitidas e bem-vindas para que você realize com sucesso as atividades. 

1 – Analise a tirinha e responda o que se pede: Na vida real existem situações parecidas com a mostrada na tirinha?

a)Identifique duas ou três coisas principais que podemos fazer para ajudar a desenvolver o cuidado para a dignidade humana.

 2 – Se você tivesse que resumir o que estudamos sobre dignidade humana e direitos humanos em cinco palavras, quais seriam elas?

3 – Como estudamos, vimos que todas as pessoas têm direito de uma vida dígna, no entanto, essa não é a realidade. Vemos pessoas sem casa, sem comida, sem acesso à água e à saúde, crianças sem direito à educação. Em sua opinião por que esse fato acontece?



*************************************************************************


ATIVIDADE 21- 19/10/2020

Apenas teremos um encontro pelo google meet : 8h10 às 8h40. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo.Correção da atividade 18 e 17.(direitos humanos e cidadania)


ATIVIDADE 20 - 05/10/2020

Apenas teremos um encontro pelo google meet : 8h10 às 8h40. 5min antes de começar disponibilizaremos o link no grupo.
ATIVIDADE 19 - 28/09/2020

Olá queridos alunos, a atividade de hoje está no final do vídeo a seguir:


********************************************

ATIVIDADE 18- 21/09/2020

TEMA: DIREITOS HUMANOS

ASSISTA AOS VÍDEOS ABAIXO E EM SEGUIDA RESPONDA O QUE SE PEDE:


Fonte: 
https://youtu.be/7wbIQRzggTI- vídeo 01




1- A PARTIR DO TRECHO ABAIXO E DO VÍDEO: “EPSÓDIO 1: O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?” RESPONDA:

“Os direitos humanos são direitos inerentes a todos os seres humanos, independentemente de raça, sexo, nacionalidade, etnia, idioma, religião ou qualquer outra condição.”Fonte: https://nacoesunidas.org/direitoshumanos/

a) QUAIS OS VALORES FUNDAMENTAIS PROMOVIDOS PELOS DIREITOS HUMANOS?

2- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 2: DIGNIDADE HUMANA, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “O Direito de Felipe e sua dignidade foram violados?JUSTIFIQUE.

3- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 3: LIBERDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “Para você, o pedido de Margarete é legítimo? Ele deve ser acolhido?”JUSTIFIQUE.

4- A RESPEITO DO VÍDEO EPSÓDIO 4: IGUALDADE, RESPONDA AO QUESTIONAMENTO QUE ELE FAZ. “NO CASO DE RODOLFO VOCÊ ACHA QUE SEU DIREITO A IGUALDADE FOI RESPEITADO?” O QUE SIGNIFICA TRATAR DESIGUALMENTE OS DESIGUAIS SEM RESTRINGIR DIREITOS? EXPLIQUE.


*******************************************************



ATIVIDADE 17- 14/09/2020


Tema: Cidadania

1- Assista ao vídeo abaixo e responda o que se pede:





Fonte: https://youtu.be/xF0JJ-fosys
a) O que você entende por cidadania?

______________________________________________________________________________________________________
b) O que é cidadão?

______________________________________________________________________________________________________
2-Cite/Pesquise pelo menos quatro direitos sociais. (Veja Constituição Federal de 1988)

______________________________________________________________________________________________________
3-Comente o vídeo abaixo intitulado por "hino da cidadania". Diga qual a mensagem (crítica,reflexão) ele nos passa.






___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*************************************



ATIVIDADE 16- 31/08/2020

De acordo com o panfleto e a charge abaixo tente produzir um parágrafo sobre esse problema de violência contra a mulher que tem se intensificado com o isolamento social provocado pela pandemia do coronavírus.(Explore os tipos de violência, os mitos da violência doméstica e familiar e as medidas de proteção.) No mínimo dez linhas.





____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________











ATIVIDADE 15- 24/08/2020


Tema: Reflexões sobre o agosto lilás.

 “Agosto Lilás”, esse é o nome da campanha nacional, realizada anualmente durante o mês de agosto, em referência a data de sanção da Lei Maria da Penha. Seu objetivo é conscientizar a sociedade para o fim da violência contra a mulher.

Fonte:




1- Responda de acordo com o que você viu no vídeo: (Se o vídeo não for suficiente pode pesquisar.)

a) O que você compreendeu por violência doméstica?

b) O que mudou com a lei Maria da Penha. Cite, no mínimo, duas mudanças.

c) O que você compreendeu por feminicídio?

d) Qual o número a mulher pode recorrer em caso de violência doméstica?


*****************************************************************

ATIVIDADE 14- 17/08/2020

Reflexão sobre o que é ser estudante.

Olá queridos alunos, foi pensando em refletir o dia do estudante, que se comemora no dia 11 de agosto, que proponho a seguinte atividade.




Aproveite as frases acima e crie um pequeno parágrafo dizendo se você se considera um bom estudante, para quê você estuda, qual importância tem os estudos e escola para sua vida, e o que você sente por está nesse degrau da vida e no ambiente escolar com seus colegas.

Sugiro que quem desejar e puder faça essa dinâmica de completar as frases em chamada de vídeo com algum colega que tenha afinidade. Logo cada um fará um parágrafo sobre o outro em relação ao tema "ser estudante". Como se fosse uma entrevista. Pode ser divertido. Caso não queira interagir faça você mesmo o seu parágrafo sobre você estudante e envie. (Não se esqueça de colocar nome, série e turma, número da atividade)

Dica de filme: “O estudante” – para refletir e dar novo ânimo.





********************************************
AULA 13- DIA 10/08/2020





I- Diante do vídeo “bagagem da vida”, responda as questões abaixo.


1) A que você associa essa bagagem da vida que sugere o vídeo?
a) Ao conhecimento que você aprendeu ao longo da vida escolar.
b) As experiências positivas e negativas, alegrias, frustrações, aprendizados, etc.
c) Apenas a educação adquirida no ambiente familiar.

2) No vídeo sobre bagagem da vida o narrador coloca que a pessoa tem duas opções para aliviar o peso de sua bagagem, uma esperar que os outros faça algo por você  e a outra que você tome a iniciativa. O que deveríamos deixar de carregar na mala? Explique.

3) Quais seus maiores aprendizados com os sofrimentos que a vida lhe causou?

4) Após assistir ao vídeo, que lição você tira para sua vida?

************************************************
AULA 12- DIA 03/08/2020

A proposta da atividade de hoje é a seguinte:

Veja o vídeo a seguir e responda a pergunta nos comentários, não esqueça de seguir essa sequência. (SÉRIE E TURMA,SEU NOME, NÚMERO DA ATIVIDADE E RESPOSTA)






PERGUNTA: Qual a mensagem que você conseguiu captar sobre a parábola da “águia e da galinha” ?

************************************************


AULA 11- DIA 27/07/2020


ACEITANDO PELO O QUE É


O dono de uma loja estava colocando um anúncio na porta: "Cachorrinhos a venda".
    Esse tipo de anúncio sempre atrai às crianças e logo um menininho apareceu na loja perguntando:
    -"Qual é o preço dos cachorrinhos?"
    O dono respondeu:
    - "Entre R$ 30,00 e R$ 50,00".
    O menininho colocou a mão em seu bolso e tirou umas moedas:
    - "Só tenho R$ 2,37... posso vê-los?".
    O homem sorriu e assobiou. De trás da loja saiu sua cadela correndo seguida por cinco cachorrinhos. Um dos cachorrinhos estava ficando consideravelmente para trás. O menininho imediatamente apontou o cachorrinho que estava mancando.
    - "O que aconteceu com esse cachorrinho?", perguntou.
    O homem lhe explicou que quando o cachorrinho nasceu, o veterinário lhe disse que tinha uma perna defeituosa e que andaria mancando pelo resto de sua vida. O menininho se emocionou muito e exclamou:
    - "Esse é o cachorrinho que eu quero comprar!".
    E o homem respondeu:
    - "Não, você não vai comprar esse cachorro, se você realmente o quer, eu te dou de presente".
    O menininho não gostou, e olhando direto nos olhos do homem lhe disse:
    - "Eu não quero que você me dê de presente. Ele vale tanto quanto os outros cachorrinhos e eu pagarei o preço completo. Agora vou lhe dar meus R$ 2,37 e a cada mês darei R$ 0,50 até que o tenha pago por completo".
    O homem respondeu:
    - "Você não quer de verdade comprar esse cachorrinho, filho. Ele nunca será capaz de correr, saltar e brincar como os outros cachorrinhos".
    O menininho se agachou e levantou a perna de sua calça para mostrar sua perna esquerda, cruelmente retorcida e inutilizada, suportada por um grande aparato de metal. Olhou de novo ao homem e lhe disse:
    - "Bom, eu também não posso correr muito bem, e o cachorrinho vai precisar de alguém que o entenda".
    O homem estava agora envergonhado e seus olhos se encheram de lágrimas... sorriu e disse:
    - "Filho, só espero e oro para que cada um destes cachorrinhos tenham um dono como você".

    Na vida não importa como és, mas importa que alguém te aprecie pelo que és, te aceite e te ame incondicionalmente.


ANALISANDO O TEXTO


01.De acordo com o texto o que identifica o menino com o cachorrinho que escolhera para comprar?





02.Retire do texto uma frase que expressa claramente a discriminação do dono da loja em relação aquele cachorrinho deficiente.



03.Qual a reação do menino ao ouvir o vendedor do cachorrinho defeituoso dizer que o daria de presente?



04. Sabemos que é importante termos amigos e sermos uma pessoa querida por todos. O que você tem feito para que  todos gostem de você?



05.Escreva um parágrafo, de forma objetiva, dizendo quais os elementos indispensáveis para se constituir uma amizade.


06.Assista ao vídeo e diga qual a lição ele quer passar.







__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

*************************************************

AULA 10- DIA 20/07/2020

Atividade de revisão: Acesse o link abaixo e responda:
https://forms.gle/d2TcfheGKTfeq8fE6



Observação: Não precisa copiar, são apenas alternativas objetivas, no fim da atividade você pode conferir as respostas e número de acertos, coloquei uma pontuação para simples conferência, ainda não se configura média.

**************************************************************


AULA 09- DIA 13/07/2020


CONTEÚDO:  O QUE É BULLYING?


VEJA O VÍDEO ABAIXO E EM SEGUIDA LEIA O TEXTO PARA RESPONDER A ATIVIDADE PROPOSTA.

Bullying é um termo da língua inglesa (bully = “valentão”) que se refere a todas as formas de atitudes agressivas, verbais ou físicas, intencionais e repetitivas, que ocorrem sem motivação evidente e são exercidas por um ou mais indivíduos, causando dor e angústia, com o objetivo de intimidar ou agredir outra pessoa sem ter a possibilidade ou capacidade de se defender, sendo realizadas dentro de uma relação desigual de forças ou poder. Essa violência pode acontecer na escola, na vizinhança e no trabalho com pessoas de várias idades.
            As vítimas desse tipo de violência geralmente são pessoas calmas, educadas e tímidas, enquanto os agressores são metidos a arrogantes, autossuficientes e querem aparecer a todo custo. Veja o que é considerado Bullying  pela Associação Brasileira Multiprofissional de Proteção à Infância e à Adolescência (Abrapia): colocar apelidos; ofender; zoar; sacanear; humilhar; fazer sofrer; discriminar; aterrorizar; agredir; roubar; quebrar pertences; isolar; excluir; ignorar; intimidar; perseguir...
             Existe vária formas de bullying, internet e celular, por exemplo, viram armas entre adolescentes, escondidos no anonimato, onde passam mensagens ofensivas, expõe fotos constrangedoras, publicam fofocas descabidas, etc, a esse tipo de invasão chamamos de “ciberbullying”.
            O importante para se proteger das praticas de bullying é não revidar e contar para alguém de sua confiança, a conversa é sempre a melhor saída. Bullying não é nada divertido. Crianças e adolescentes, vítimas de bullying podem carregar o trauma pela vida toda, sequelas como dificuldades de tomar a iniciativa ou de se expressar podem atrapalhar os relacionamentos pessoais e até profissionais.
Em resumo, Bullying é crime e fere os princípios constitucionais, como: respeito à dignidade da pessoa humana; se você é testemunha, denuncie, não seja conivente com essa prática e nem dê “pilha ao palhaço”.
Texto adaptado.


Atividade


I- PRODUZA UM TEXTO COM NO MÍNIMO DEZ LINHAS MOSTRANDO QUE VOCÊ ENTENDEU A DIFERENÇA ENTRE BULLYING E BRINCADEIRA; OS TIPOS DE BULLYING, A QUEM PEDIR AJUDA, COMO COMBATER, IMPACTOS PARA A VIDA DA VÍTIMA, ENTRE OUTRAS OBSERVAÇÕES QUE ACHAR PERTINENTE.

II- VEJA ALGUNS RELATOS DE QUEM JÁ SOFREU BULLYING  E DIGA O QUE VOCÊ PERCEBE EM COMUM. (EM RELAÇÃO AO QUE AS CRIANÇAS SENTEM,COMO REAGIRAM, O QUE ACONSELHAM)


Acesse o link logo abaixo, para assistir ao vídeo "E SE AS CRIANÇAS FALASSEM SOBRE BULLYING", ele está no fim da página.

https://www.psicoedu.com.br/2017/10/trabalho-sobre-bullying-questionario-atividade-na-escola.html


III- ENTREVISTE UM(A) COLEGA E ATRAVÉS DAS PERGUNTAS TENTE SABER:

1- SE ELE (A) JÁ SOFREU OU SOFRE BULLYING.
2- SE NÃO SOFRE, O QUE ELE (A)  ACONSELHARIA PARA QUEM SOFRE.
     SE SOFRE O QUE ELE (A)  TEM FEITO PARA SUPERAR.
3- SE ELE JÁ PRATICOU OU PRATICA BULLYING E SE A RESPOSTA É SIM O QUE O MOTIVA OU MOTIVOU A FAZER ISSO.
      SE NUNCA PRATICOU OU DEIXOU DE PRATICAR PROCURE SABER COMO ELE(A)  AVALIA/PENSA SOBRE ISSO.

4- PEÇA PARA QUE ELE(A) DIGA UMA FRASE QUE MOTIVE A SI MESMO(A) E A QUALQUER PESSOA QUE SOFRE BULLYING A NÃO SE ABALAR COM A MALDADE ALHEIA.



***********************************************

7º ANO

AULA 08- DIA 06/07/2020


A VIOLÊNCIA E SUAS IMPLICAÇÕES

          Violência significa usar a agressividade de forma intencional e excessiva para ameaçar ou cometer algum ato que resulte em acidente, morte, trauma físico ou trauma psicológico.
            A violência se manifesta de diversas maneiras, em guerras, torturas, conflitos étnico-religiosos, preconceito, assassinato, fome, etc. Pode ser identificada como violência contra a mulher, a criança e o idoso, violência sexual, violência urbana, etc. Existe também a violência verbal, que causa danos morais, que muitas vezes são mais difíceis de esquecer do que os danos físicos.
          A palavra violência deriva do Latim “violentia”, que significa “veemência, impetuosidade”. Mas na sua origem está relacionada com o termo “violação” (violare).
             Quando se trata de direitos humanos, a violência abrange todos os atos de violação dos direitos: civis (liberdade, privacidade, proteção igualitária); sociais (saúde, educação, segurança, habitação); econômicos (emprego e salário); culturais (professar a fé, falar o idioma, etc) e políticos (participação política, voto).



1-  De acordo com a leitura do texto e suas próprias conclusões, produza um texto para descrever o que cada imagem abaixo quer repassar.



Segundo a imagem acima, quais são os fatores geradores da violência?Quem sofre com essa situação?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________



________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2- Pesquise os conceitos abaixo que ultimamente tem sido estopim para a violência:

A) Intolerância:

B) Corrupção:

C) Preconceito:

D) Violação:

E) Racismo:

F) Homofobia:


********************************************

AULA 07- DIA 29/06/2020

CONTEÚDO: O que é racismo?


1-Pesquise o que é racismo e o que é preconceito.

2- Veja o vídeo e em seguida explique a frase que segue de Nelson Mandela:







________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3-Somos iguais enquanto seres humanos e cidadãos, mas podemos ser  diferente uns dos outros em alguns aspectos. Cite quantos vocês lembrar.


4-Já presenciou  alguma atitude racista sim ou não? Explique.


5-Em sua opinião o que se deve fazer para acabar com o racismo?


Veja o vídeo abaixo e responda as questões a seguir:




6-Por que a palavra denegrir soa como pejorativa ou preconceituosa? Veja o vídeo e busque no dicionário e justifique. Aproveite e veja o  que está associado a cor branca e entenda onde se reforça o preconceito.

7-Você já utilizou alguma dessas expressões que fala o vídeo? Quais? Você sabia que elas são carregadas de preconceito?

8-Se você ouvisse a frase: "Para um negro, até que você é bonito." O que lhe soaria, um elogio ou uma ofensa? Explique.


***************************************************

AULA 06- DIA 22/06/2020

O DIÁLOGO INTER-RELIGIOSO E A CONSTRUÇÃO DA PAZ - Emerli Schlögl


Certas pessoas se sentem donas absolutas da verdade, por isso, tentam de todos os modos mudar o pensamento dos outros. Foi o que aconteceu com os portugueses que trouxeram para o Brasil a sua religião e obrigavam os índios e negros a deixarem suas crenças. Com este comportamento, aconteceu e ainda acontece, uma grande desvalorização do outro. O desrespeito pela liberdade individual deixa marcas profundas de amargura nos povos dominados. Isto acontece com todos nós quando não somos ouvidos e respeitados em nossa forma de viver. Se formos obrigados a mudar, a adotar um estilo de vida que não nos agrada, sentimos profunda revolta e tentamos resistir. O mundo não precisa de mais católicos, mais budistas, mais espíritas, evangélicos, umbandistas, etc. O mundo precisa sim, de católicos, evangélicos, budistas, espíritas... que vivam de fato as suas crenças religiosas, e que possam compartilhar este mundo com pessoas de outros credos, respeitando-se profundamente e trabalhando juntas para o bem estar de todos. No mundo existe um grande número de religiões: Religiões Nativas como as Indígenas, Religiões Afro-Brasileiras, Hinduísmo, Budismo, Xintoísmo, Seicho-No-Ie, Confucionismo, Judaísmo, Cristianismo, Islamismo, Fé Baha’í, entre muitas outras. Cada religião tem seus princípios de vida e de crença, com o propósito de ajudar as pessoas a vivenciarem a sua espiritualidade, cresceram na fé e na prática do bem. Com certeza, na comunidade, bairro ou cidade onde você mora existem diferentes religiões, igrejas ou grupos religiosos.

 1- Diante da leitura do texto, coloque V para verdadeiro e F para falso:

a)  (       ) A ideia de diálogo inter-religioso que traz o texto é que o mundo deve dialogar e se respeitar mutuamente, não havendo ninguém melhor que outro devido sua religião.

b) (           ) As pessoas tem direito de propagar sua religião e inclusive impor suas verdades de fé para qualquer pessoa.

c) (            ) O fato de os portugueses que trouxeram para o Brasil a sua religião e obrigavam os índios e negros a deixarem suas crenças nos mostra a imposição e desrespeito a crença do outro.

d) (            ) Todas as religiões merecem igualmente respeito.

2- O que você acha sobre as pessoas que menosprezam as outras por ter um credo religioso diferente do delas?
________________________________________________________________________________________________

3- Seus amigos são diferentes de você? Seguem religiões ou igrejas diferentes, gostam de coisas diferentes? Eles respeitam a sua maneira de ser? Você gosta deles, do jeito como eles são?_______________________________________________

4-  Identifique no ambiente de sua escola situações que refletem harmonia e a desarmonia. Faça uma lista dessas situações. O que poderia ser feito para amenizar as situações desarmônicas? Apresentem sugestões.




5- Desenhe ou recorte e cole no caderno um cenário onde apareçam pessoas bem diferentes dialogando e convivendo em paz. (as diferenças podem ser quanto a gênero, religião, idade, cor, preferências musicais, etc.)

**********************************************************

AULA 05- DIA 15/06/2020


Conteúdo- Ética/Diálogo


1- Responda as questões a seguir:
a) O que é Ética?

b) Por que a ética é importante?

# Como você agiria se:

a) Alguém entregasse um troco errado, com dinheiro a mais?

b) Visse alguém mentindo para outra pessoa?



c) Cite um outro exemplo de atitude ética.










************************************************


AULA 04- DIA 08/06/2020




ATIVIDADE



***********************************


AULA 03- DIA 01/06/2020
Atividade


ASSISTAM AO VÍDEO ABAIXO E TENTE RESPONDER AS QUESTÕES A SEGUIR.





1- Qual a mensagem que esse vídeo tenta nos passar?



2- Acredito que você já ouviu a frase: “Quem tem boca diz o que quer” e por essa razão você deve ouvir e aceitar tudo o que se diz? Argumente (explique sua opinião).





3- Temos em nossas mãos o livre arbítrio, isto é, o poder de escolha, entre o certo e o errado, o bem e o mal. Observe a charge e tente explicar o que ela nos transmite em relação a algumas atitudes que escolhemos tomar.

************************************************************


7ºANO

AULA 02- DIA 25/05/2020 



Atividade
 Assistam a Fábula “o ECO” e respondam as questões abaixo:





1- Qual o ensinamento que essa fábula nos transmite?


2- Sabemos que, convivendo em sociedade, precisamos de alguns cuidados para que haja uma boa convivência. Logo, cite:


a)  Três atitudes positivas para preservar o bem-estar no seu lar, sobretudo, nesse período de confinamento em que estamos mais “estressados.” 


b)  Duas atitudes negativas que você já cometeu na sua vida e que se pudesse voltar no tempo não faria novamente.


3- Explique a frase: “Na vida você só colhe o que planta”. 




*******************************************************************************

7ºANO
AULA 01- DIA 18/05/2020 

Olá queridos alunos, espero que estejam bem. A atividade de hoje é visualizar o vídeo a seguir e responder as questões logo abaixo.

Conteúdo- O eu, o outro o nós e o coronavírus.


1- Convido você a fazer uma reflexão sobre o quem sou eu. O que você mais admira em você e o que precisa melhorar enquanto pessoa?

2- Em tempos de distanciamento social, o que sente mais falta?

3- Quais as atitudes devemos ter para prevenir o contágio do coronavírus, pensando de forma coletiva, isto é, em você e no outro?

4- Como o leão reagiu quando o ratinho se propôs retribuir o bem que recebeu? Você aprova a atitude do leão? Justifique.

5- Você acredita que nesse período de pandemia e crise financeira ficou mais evidente que precisamos cada vez mais um do outro? Explique como percebe isso.

Obs: Estarei acompanhando e respondendo e-mail. Caprichem na letra e na foto. Forte abraço.

Observação: vocês deverão copiar e responder no caderno as atividades propostas.

Orientamos que para retorno: batam foto da atividade (coloque disciplina-nome-turma) e envie em anexo, no e-mail criado para isso: 

emhg2020atividades@gmail.com
ao anexar arquivo, no assunto coloquem:
Nome, série e disciplina.

Caso haja dificuldade de usar e-mail aguardaremos o retorno  às aulas para darmos o visto e o reforço dos conteúdos.

7 comentários:

  1. Aparecida eu já fiz atividade de hoje,a minha pontuação foi de 7/10

    ResponderExcluir
  2. É tipo assim,você tem que liberta a águia que existe dentro de você.Mais o seu caminho está progamado por qualquer maneira.Mais existe aquela história que quando o passarinho cria asas quer voar,é tipo que esse parábola quer dizer

    Nome:Ana Beatriz Dantas de Brito;série:7 ano;atividade 12;resposta em cima.

    ResponderExcluir
  3. Lucas Honireves Fernandes de Oliveira
    7° Ano "U" Aula:12

    Consegui Entender Que Cada Um Tem O Seu Lugar No Mundo, E Ninguém Vai Conseguir Mudar Isso .

    ResponderExcluir
  4. Atenção para quem não entendeu:
    Respondam aqui nos comentários, a pergunta da atividade 12.

    PERGUNTA: Qual a mensagem que você conseguiu captar sobre a parábola da “águia e da galinha” ?

    É uma forma de vocês marcarem presença e interagirmos. Forte abraço.

    ResponderExcluir
  5. Fernanda Erika Brito da Silva
    7°Ano "U" Aula:12

    Não mandei no dia pois a matéria não estava aparecendo

    Eu entendi: As pessoas vão dizer quem você é e como deve agir, mas isso só cabe a você. Se liberte, se descubra, aja e seja a pessoa que seu coração mandar, aquela que te faz bem e feliz

    ResponderExcluir